>

AMOR NATURAL CULINÁRIA

Este é o lugarzinho do AMOR NATURAL CULINÁRIA, TREINAMENTOS E SERVIÇOS. Aqui vou postar receitas, dicas de culinária nacional e internacional,enologia, etiqueta, economia doméstica e tudo de importante para os amantes da gastronomia, além de literatura, notícias importantes,fotos e desenhos e tudo que possa interessar aos amigos que me visitam ! Sejam bem-vindos !!

"Click here and translate this page to English language"

quarta-feira, maio 31, 2006

UAI!! ESTÃO CHEGANDO AS FESTAS JUNINAS! SEJAM BEM VINDOS AO NOSSO ARRAIÁ!!


Acenda a fogueira do seu coração que a festa já vai começar! JUNHO ESTÁ CHEGANDO!!

E aí compadre e comadre? Estão preparados para a festa junina? O meu arraial já está prontinho, tem história, música, dança, brincadeiras e, é claro, muita comida gostosa e receitas apropriadas!

Quer ver? É só estar aqui em Junho, diariamente tudo para esta tradicional festa brasileira!! Vamos brincar, vamos conversar, vamos cozinhar!
Um beijão, aguardo você!!
AddThis Social Bookmark Button

TEXTO DO DIA AMOR NATURAL - MEU AMIGO ELCIO GANHOU MAIS UMA!!


TEXTO DO DIA AMOR NATURAL - CRUZES REITERADAS (Ensaio) DO MEU AMIGO ELCIO DOMINGUES FOI PREMIADO NO CONCURSO LITERÁRIO DA EDITORA RIO EM 7ª COLOCAÇÃO.
PARABÉNS AMIGO, VOCÊ MERECE, E A SUA OBRA FALA POR SI SÓ!
COMO AINDA NÃO TENHO QUALQUER FRAGMENTO DA OBRA PREMIADA, SEGUE UM TEXTO DO MESMO AUTOR, QUE EU ADORO!! Um beijo Elcio, parabéns!

SINCERAMENTE
Quantas vezes visitei seus sonhos
E a fiz despertar sobressaltada,
Antes que meu nome vazasse
Por entre seus dentes travados,
Desde que nos dissemos “NÃO!”?

Quantos foram os soluços recalcados
Em refúgios recorridos às pressas,
Desde que, resolutos,
Olhamos para lados opostos?

Inútil dissimular esses olhos carmesins
Afogados sob pálpebras marejadas
E vencidas por mágoas mornas de sal.

A liberdade cobra-nos um “bom” preço pelo alívio...
E isso não é justo.

(Elcio Domingues)
Visite o BLOG DO ELCIO e veja muito mais!
AddThis Social Bookmark Button

31 DE MAIO - DIA MUNDIAL SEM TABACO!! EU NÃO FUMO E VOCÊ??

DIA MUNDIAL SEM TABACO!!

“ Abandonar o fumo não é fácil. Nós sabemos que a nicotina é um aditivo poderoso. Todos nós conhecemos pessoas que tentaram abandonar o fumo, para encontrarem-se de volta a ele alguns meses mais tarde.

Este é um desafio para todos e nós teremos que vencê-lo. Sabemos que ajudar mais fumantes a abandonarem o vício é a chave para reduzir a estimativa de mortes tabaco-relacionadas para as próximas duas décadas.

Um estudo recente, feito num grande país desenvolvido, revelou que 2/3 dos fumantes, erroneamente, acreditam que o fumo provoca pouco ou nenhum dano. Poucos estão interessados em abandoná-lo definitivamente. No momento, a maioria dos fumantes que consegue parar, faz isso sem ajuda formal.

Mas, precisamos aumentar muito as taxas de abandono. Hoje, sabemos que existem tratamentos com sucesso e custo-benefício adequado. Terapias de reposição de nicotina, tais como, chicletes, sprays nasais, inaladores e adesivos, assim como, medicamentos sem nicotina, como a Bupropiona, que podem dobrar as chances das pessoas em abandonar o vício. Isto deveria estar amplamente disponível, mas o custo deveria ser reduzido ainda mais, para trazê-los ao alcance de todos no mundo.

A boa nova é que há ganho de saúde real ao parar-se de fumar em qualquer idade. Aqueles que abandonam no início dos 30 anos, gozam de uma expectativa de anos de vida similar aos que nunca fumaram.

Portanto, convido a todos os fumantes a darem um gigantesco passo na direção de uma saúde melhor e a DEIXAR O MAÇO PARA TRÁS”.

“ Amigos, nós todos sabemos que o tabaco mata. Este ano, nós queremos usar o Dia Mundial Sem Tabaco para dizer a todo mundo que o tabaco também mata os não fumantes. Vamos ser claros sobre isso. O fumo passivo também mata.

Está bem documentado, através de sólida ciência, que o fumo passivo causa câncer e contribui para inúmeras doenças pulmonares e cardíacas. Ele pode causar asma e tem sido incriminado por várias outras doenças respiratórias em crianças, tais como, a síndrome da morte súbita de bebês e infecções de ouvido médio.

Os cientistas concordam que não há nível saudável de exposição ao fumo passivo. Ele deveria simplesmente ser evitado. Nem ar condicionado, nem separação em áreas de fumantes, limpam o ar completamente. A melhor proteção é não se expor à fumaça de segunda mão de forma alguma, seja dentro ou fora de casa.

A realidade, entretanto, é diferente. Nós todos estamos expostos à fumaça de segunda mão, praticamente em qualquer lugar que estejamos. Em cafés, em aeroportos, nos shopping centers e, freqüentemente, em locais de trabalho. Nos países onde não existe controle do fumo, as pessoas estão expostas a ele o dia inteiro, todos os dias. Como estão, as pessoas que trabalham em bares e restaurantes.

A Organização Mundial da Saúde estima que aproximadamente 700 milhões de crianças do mundo (praticamente a metade das existentes) estejam expostas à fumaça de segunda mão. Ao contrário do que a ciência nos indica, entretanto, em muitos lugares é tão aceitável fumar, e tão rude e incomodativo protestar, que preferimos não reclamar sobre o fumo passivo.

A hora chegou para protestarmos. Nós temos direito a respirar ar limpo. Nós temos direito à boa saúde e a proteger nossos amigos e família. Nós necessitamos limpar o ar da fumaça de segunda mão. Hoje, estamos clamando pelo banimento do fumo em lugares públicos.

Tal banimento oferece uma solução prática para manter o ar limpo e saudável para as pessoas, tanto as fumantes quanto as não fumantes. Ele enfatiza o direito das pessoas à saúde e contribui para fazer do fumo uma exceção, ao invés de uma norma. Do Canadá à Tailândia, da Austrália à África do Sul, onde quer que o banimento do fumo tenha sido levado a cabo, ele acabou ajudando as pessoas a abandonar o tabaco.

Quanto mais amplo o banimento do fumo seja, maior é o consenso social de que o uso de tabaco é inaceitável. A indústria do tabaco sabe disso muito bem e eles tiveram medo disso por muito tempo. Eles estão trabalhando duro para se prevenirem contra nós, tirando o perigo do fumaça de segunda mão.

A indústria do tabaco gasta milhões de dólares tentando convencer trabalhadores e governos de que melhor ventilação, ou mera cortesia, podem resolver o problema do fumo passivo. Eles fizeram de tudo o que podiam para retardar ou tirar a importância das ações sobre o fumo passivo.

É a hora em que a saúde vence a retórica. Nós precisamos limpar o ar da desinformação sobre o fumo passivo.

Nós precisamos tomar de volta o nosso direito à saúde e à vida. Nesse Dia Mundial Sem Tabaco, vamos convidar nossos pais, parceiros, empregados e nossas autoridades eleitas a garantirem um mundo livre de fumaça. Vamos nos empenhar em proteger a nós mesmos, aos outros, as nossas crianças e nossas famílias, da fumaça de segunda mão.

Eu estou especialmente satisfeita em estar aqui, em Genebra, neste belo dia, com vocês todos. A petição que tantos de vocês assinaram, é o tipo de ação que precisamos para garantir que o nosso ar permaneça limpo e que as crianças do mundo inteiro possam crescer livres da fumaça de segunda mão”.

Textos copilados de discursos de:
Gro Brundtland
Ex diretora-geral da OMS
AddThis Social Bookmark Button

MESA FARTA - 2º CAPÍTULO - ECONOMIA COM MAIS SAÚDE!!

Como combinado nas postagens anteriores, aí vai a segunda parte do assunto sobre aproveitamentos de alimentos e saúde, levados ao ar na TV, sexta-feira passada no Programa Globo Repórter e reproduzido aqui a pedidos.
Esta é a segunda parte do assunto, e fica faltando somente a terceira e última parte, também muito interessante, incluindo Feijão Tropeiro light.
Garanto que você vai gostar do sabor, da economia e da boa nutrição, sua e de sua família. Dê uma chance para você mesma, e experimente!
Viaje pelo blog e verifique a postagem anterior sobre o assunto, também interessantíssima!! Um beijão, bom apetite!

ECONOMIA E SAÚDE
Pode ser pelo sabor, pela textura ou até pela cor. A verdade é que a preferência sempre foi pelas polpas de frutas e pelas partes mais macias das verduras e legumes. Um hábito que ninguém sabe onde começou. O resto sempre foi para lata de lixo. Cascas, talos, ramas. Era difícil imaginar que tudo isso tivesse alguma utilidade.
A auxiliar de serviços gerais Ana Lúcia Sabino sabe que tem – e muita. Desde que descobriu como transformar alimentos diferentes em pratos saborosos, desperdício na casa dela, nunca mais.
"O arroz verdinho leva o talo da salsa, o talinho do agrião e as ramas da cenoura. Isso é picado em separado e precisa ser refogado. Temos que tomar cuidado com a quantidade de óleo e margarina, porque quanto menos gordura melhor para nossa saúde", ensina Ana Lúcia.
"Da salsinha, eu aproveitava só as folhinhas. Agora utilizo também o talo – tanto da salsinha quanto do agrião – e as ramas da cenoura. É um bom rendimento", afirma Ana Lúcia.
Foi preciso muito teste numa cozinha experimental para que nutricionistas do Sesi de São Paulo descobrissem que é possível criar receitas, aproveitar alimentos inteiros, tornar as refeições mais baratas. Um só alimento e um sem número de possibilidades.
"Quando a gente fala em cascas, talos e folhas, o preconceito acaba barrando a utilização. Essa questão está mudando pelo sabor, pela aparência e também pelos nutrientes", diz a nutricionista do Sesi-SP Camila Pires.
O que os nutricionistas já imaginavam – que o uso das partes dos alimentos que eram jogadas fora representava não só economia mas também saúde – foi confirmado em exames bem detalhados. As análises revelaram que na disputa entre a casca e a polpa, por exemplo, a casca é muito mais nutritiva em vários alimentos. São descobertas que vão fazer a melancia, o maracujá, o limão e a cenoura serem tratados de outra forma a partir de agora.
Os testes foram feitos no Laboratório do Departamento de Biociências da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) em Botucatu. As medições rigorosas foram coordenadas pelas professoras Giuseppina Lima e Ana Lúcia Lopes.
Foram testados 20 alimentos. E muitas surpresas! Quem pensa em comer a casca da banana? Pois devia. Ela tem 0,93g de potássio. O dobro da quantidade que tem a banana: 0,45g.
Os pesquisadores também analisaram a folha da couve-flor. O resultado é que ela deve ficar longe do lixo. A folha da couve-flor é rica em vitamina C: tem 122,7mg. Isso representa quatro vezes mais que a quantidade encontrada na laranja, que tem 32,6mg.
"Além de aproveitar tudo, você está ingerindo maiores teores de fibras, vitaminas, proteínas, carboidratos, lipídios etc. O terceiro passo é a geração de menos lixo, que polui menos o ambiente", ressalta Giuseppina.
A cenoura foi campeã de aproveitamento. Nada vai para o lixo – polpa, casca e rama, aquela folhagem que é difícil encontrar, justamente porque ninguém se importa com ela. Pois é. A casca tem duas vezes mais carotenóides, que combatem os radicais livres, do que a necessidade diária: 24,3mg. E a rama é muito rica em ferro, que combate a anemia, e fibras, que ajudam no funcionamento do intestino.
Com o aval das pesquisas, o Sesi tem espalhado suas receitas entre a população de baixa renda. Primeiro, um treinamento para qualificar mão-de-obra. Estudantes de nutrição vão se tornando as multiplicadoras da novidade.
"Nas aulas, testamos nossas receitas. As donas de casa podem experimentar e ver que realmente essas partes são saborosas. Aproveitamos o tempo do preparo das receitas para falar sobre o valor nutricional dessas partes que estamos utilizando", explica a nutricionista Bethânia Monteiro, do Sesi de Botucatu.
Foi num ônibus adaptado como cozinha que a auxiliar de serviços gerais Ana Lúcia e um grupo de mulheres começaram a se tornar cozinheiras mais conscientes.
"Foi bom para mim porque eu não comia nada de verdura, e meu filho acabava não comendo também. Além de eu mesma aprender a comer, estou ensinando meu filho", conta a cozinheira Andréia Bernardo.
Na casa de Ana Lúcia todo dia tem novidade. Essa é uma mudança de comportamento que não acontece da noite para o dia. É preciso tempo para assimilar uma refeição feita basicamente de produtos que iam para o lixo. Quando essa mudança de hábito alimentar acontece, costuma ser para sempre.
Que o diga o aposentado Benedito Sabino Filho. Na casa dele, a comida era bem diferente. "Era feijoada, churrasco, tutu", lembra. A mesa hoje tem, além do arroz verdinho (com rama de cenoura, talos de agrião e de salsa), carne com creme de maracujá (músculo incrementado com um creme feito da parte branca da fruta, que é rica em fibras) e uma salada de batata com casca de laranja, que tem cálcio e fibra. Saboroso, nutritivo e econômico.
"Devemos fazer do nosso momento de alimentação uma arte. Existem várias texturas e sabores. Pratos coloridos chamam a atenção e isso faz com que eles fiquem com melhor sabor, porque, vendo uma coisa bonita, achamos que está gostosa", constata Ana Lúcia.


CARNE AO CREME DE MARACUJÁ
Ingredientes:
4 colheres de sopa de óleo
3 colheres de sopa de cebola
2 dentes de alho
700g de músculo
sal a gosto
água morna o suficiente
3 xícaras de chá casca de maracujá parte branca
¼ xícara de chá de suco de maracujá
1 xícara de chá de água
Para o Molho:
2 colheres de sopa de óleo
2 colheres de sopa de cebola
2 dentes de alho
salsa a gosto
Modo de Fazer:
Na panela de pressão, aqueça o óleo e doure a cebola e o alho. Acrescente o músculo e doure, virando sempre. Coloque o sal e a água morna até que cubra a peça de carne. Cozinhe até ficar macia. Reserve. Afervente por cinco vezes a casca de maracujá para tirar o amargo. Quando estiverem macias, bata no liquidificador com o suco e a água. Reserve. À parte, aqueça o óleo dourando a cebola e o alho. Junte a mistura do liquidificador e deixe apurar. Fatie o músculo, disponha em um refratário, coloque o molho por cima e leve ao forno para aquecer. Salpique salsinha na hora de servir.
Dica: O músculo é rico em colágeno, que é uma proteína que une as fibras do tecido muscular.


ANGU COM RESÍDUOS DE SUCO DE ABÓBORA COM CASCA E SEMENTE
(Rendimento: 10 porções)
Ingredientes:
resíduo de 1 abóbora pequena (o que sobra quando se côa o suco)
½ kg de flocos de milho pré-cozido ou farinha de milho
200g de cebola picada
2 colheres de sopa de margarina
sal a gosto
Modo de Fazer:
Refogue o resíduo da abóbora com margarina, sal e cebola. Em seguida, acrescente o floco de milho e misture.

ARROZ VERDINHO
Ingredientes:
3 xícaras de chá de arroz
1 colher de sopa de cebola picada
1 dente de alho
4 colheres de sopa de óleo
sal a gosto
Para o Refogado:
1 colher de sopa de margarina
¾ xícara (chá) de cebola picada
1 xícara de chá de talos de agrião picados
1 xícara de chá de talos de salsa picada
1 xícara de chá de rama de cenoura picada
Doure a cebola e o alho no óleo. Refogue rapidamente o arroz, acrescente a água e o sal. Deixe cozinhar até secar a água. Reserve. Á parte, derreta a margarina, doure a cebola, acrescente os talos e a rama. Refogue-os, misturando-os, em seguida, ao arroz cozido.
Dica: Para enriquecer a preparação, substitua o arroz branco por arroz integral.


ARROZ COM CASCA DE BANANA
(Rendimento: 20 porções)
Ingredientes:
1kg de arroz
3 colheres de sopa de óleo
200g de cebola cortada em cubinhos
3 dentes de alho
cascas lavadas e picadas de 1kg de banana (não muito madura)
1 prato de sobremesa de ervas medicinais bem picadas (caruru, taioba, beldroega, dente-de-leão ou serralha, couve, ora-pró-nobis, folha de abóbora, alho-poró etc.)
sal a gosto
Modo de Fazer:
Refogue bem as cascas, cebola, sal e alho com óleo. Depois, acrescente o arroz. Adicione água o suficiente para cozinhar o arroz. Perto de desligar o arroz, adicione as folhas medicinais e desligue.


ARROZ COM TALOS
(Rendimento: 20 porções)
Ingredientes:
1 kg de arroz
3 colheres de sopa de óleo
2 pratos de sopa cheio de talos picados (talos de couve-manteiga, beterraba, salsinha, repolho, couve-flor)
1 prato de entrecasca de melancia em cubinhos (parte branca)
200g de cebola cortada em cubinhos
3 dentes de alho
300g de abóbora cortada em cubinhos com casca ou a mesma quantidade de cenoura
sal a gosto
Modo de Fazer:
Refogar os talos, a cebola, o sal, o alho, o repolho, a abóbora ou a cenoura com óleo. Depois, acrescente o arroz e adicione água o suficiente para cozinhar o arroz.
SALADA DE BATATA COM CASCA DE LARANJA
Ingredientes:
1 laranja
2 xícaras de chá de água
3 xícaras de chá de batata picada
1 xícara de chá de tomate picado
2 colheres de sopa de cebola picada
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de sobremesa de orégano
5 azeitonas pretas
1 colher de sopa de salsa
sal a gosto
Modo de Fazer:
Descasque a laranja, esprema o suco e reserve. Corte as cascas da laranja em tiras finas. Afervente-as com água por aproximadamente 20 minutos. Coe e reserve. Cozinhe as batatas, escorra e deixe esfriar. Acrescente os demais ingredientes à batata. Adicione o suco de laranja e misture bem. Sirva fria.
Dica: A batata, além de ser um alimento rico em amido, é econômica
e nutritiva.


BOLO DE RESÍDUOS DE ABÓBORA COM CASCA E SEMENTE (RESÍDUO DO SUCO)
Ingredientes:
resíduo de 1 abóbora pequena (o que sobra quando se côa o suco)
1 noz moscada ralada
100g de coco ralado
3 ovos inteiros
200ml de leite ou leite de coco
3 colheres de sopa de suco de limão
100ml de óleo
200g de farinha de trigo
20g de fermento em pó para bolo
Modo de Fazer:
Misture os ingredientes sem o fermento em uma bacia. Depois, adicione o fermento e leve em forno pré-aquecido por cerca de 30 minutos. Obs.: O bolo não fica sequinho – fica numa consistência entre bolo e pudim, mas pode ser desinformado sem quebrar.


BOLO DE RESÍDUOS DE MELANCIA
Ingredientes:
resíduos com sementes de uma melancia
1 noz moscada ralada
100g de coco ralado
3 ovos inteiros
200ml de leite de coco (opcional)
3 colheres de sopa de suco de limão
100ml de óleo
180g de farinha de trigo
20g de fermento em pó para bolo
Modo de Fazer:
Misture os ingredientes, sem o fermento, em uma bacia. Depois, adicione o fermento e leve em forno pré-aquecido por cerca de 30 minutos. Obs.: O bolo não fica sequinho – fica numa consistência entre bolo e pudim, mas pode ser desinformado sem quebrar.


FAROFA DE CASCA DE BANANA
(Rendimento: 10 porções)
Ingredientes:
5 colheres de sopa de óleo
½ kg de flocos de milho pré-cozido ou farinha de milho
200g de cebola picada
3 dentes de alho
1 colher de sopa de colorau
½ maço de cheiro-verde
somente a casca lavada de 1kg de banana (banana caturra, d’água ou nanica)
1 prato de sobremesa de ervas medicinais cortadas (alfavaca ou sálvia ou manjericão, dente-de-leão ou serralha e tanchagem)
sal a gosto
Modo de Fazer:
Refogue primeiramente as cascas de banana com cinco colheres de sopa de óleo. Depois, adicione a cebola, alho, colorau e sal. Em seguida, acrescente o floco de milho e misture. Desligue o fogo e adicione as ervas medicinais.


FAROFA DE CASCA DE MELANCIA (SOMENTE A PARTE VERDE)
(Rendimento: 10 porções)
Ingredientes:
5 colheres de sopa de óleo
½ kg de flocos de milho pré-cozido ou farinha de milho
200g de cebola picada
3 dentes de alho
1 colher de sopa de colorau
somente a casca (parte verde) picadinha de 1 melancia
1 prato de sobremesa de ervas medicinais cortadas (alfavaca ou sálvia ou manjericão, dente-de-leão ou serralha e tanchagem)
sal a gosto
Modo de Fazer:
Refogue primeiramente as cascas de melancia com cinco colheres de sopa de óleo. Depois, adicione a cebola, o alho, o colorau e o sal. Em seguida, acrescente o floco de milho e misture. Desligue o fogo e adicione as ervas medicinais.
AddThis Social Bookmark Button

31/05 - VAMOS LEMBRAR A DATA E O TITANIC!!

VAMOS LEMBRAR ALGUM 31 DE MAIO!!
1911

O Titanic é lançado ao mar pela primeira vez

O estaleiro White Star Line, da Irlanda do Norte, começou a construção do navio Titanic, em 1909. Foi lançado ao mar pela primeira vez, em 31 de maio de 1911, mas só ficou pronto no dia 31 de março de 1912. E depois, você já sabe o que aconteceu: o navio bateu num iceberg, no dia 14 de abril de 1912, 4 dias depois da partida para sua primeira viagem. Muitas pessoas morreram afogadas e congeladas.
O fato foi muito lembrado há alguns anos atrás, quando o filme, de mesmo nome, narrando o fato, foi o maior sucesso de todos os tempos em Hollywood, recebendo vários Oscars por sua produção, imagens, trilha sonora, direção e elenco de alta qualidade !

Edição e ilustração do site do Menino Maluquinho.
AddThis Social Bookmark Button

LÁ SE FOI NOSSA GUERREIRA KAT SCHURMANN NAVEGAR POR OUTROS MARES!


A FAMILIA SCHURMANN E O BRASIL LAMENTAM A DESPEDIDA DE KAT DOS MARES MUNDIAIS
Hoje estou triste, Kat não conseguiu vencer a batalha contra a AIDS, apesar de guerreira! PAZ KAT e sua família! Meus sinceros sentimentos, já que acompanho os passos desta familia há muito tempo! Aqui vão meus sentimentos, minha homenagem e minha solidariedade!

ARAKANUI. KIAKAHA. KIATOA. KIAMANA. WANUI.
"Ame. Seja forte. Seja corajoso. Seja você mesmo.”
Aprendido com os Maori, povo nativo da Nova Zelândia, este é um dos lemas da Família Schürmann.

Hoje, dia 29 de maio, Kat a nossa querida tripulante mirim, partiu.

Algumas pessoas vem a esse mundo e deixam pegadas em nosso coração. E Kat foi navegar no mar de muita paz, amor e alegria, nos deixando muita saudades e pegadas.

Bons ventos Kat, nós todos amamos muito você, grande filha, grande irmã e grande marinheira.

No próximo sábado dia 3 de Maio, às 17h30 na Capela São João, em Ilhabela-SP, faremos uma homenagem a vida dessa grande menina.

A Kat nos deixou por complicações de saúde (pneumonia).


VEJA NOSSO COMUNICADO OFICIAL E DO CORAÇÃO:
O novo rumo da nossa pequena tripulante Kat...

Pequena apenas no jeito franzino e delicado... Quem a conheceu sabe de sua grandeza e personalidade de atitudes firmes e decididas... Um exemplo de perseverança e de amor à vida.

Desde que nasceu, Kat lutava bravamente para viver e aproveitar intensamente cada instante junto à Família, amigos e à natureza, a qual tanto amava e defendia.

Não era a primeira vez que, rapidamente, um pequeno resfriado transformava-se em um princípio de pneumonia e debilitava a nossa mais jovem tripulante. Mas repentinamente, a vontade de Kat, feito uma forte rajada de vento, enchia o seu espírito de vida e tudo não passava de um susto. Mas desta vez, não deu...

Muitos não sabem, mas Kat era soropositiva desde que nasceu. A adotamos ainda pequena, na Nova Zelândia sabendo de sua condição. Sua mãe já havia partido e o pai viria a nos deixar anos depois.

Claro, sabíamos que seria muito difícil. Kat era muito pequena, o seu estado de saúde sempre foi preocupante. Kat já havia nascido com esse desafio de saúde, bastante debilitada. Quando a conhecemos, exigia sérios cuidados. Mas não poderíamos deixar de dar uma chance de lutar pela vida daquele anjinho. Ela queria viver! Estava em seu olhar!

E foi a decisão mais importante que tomamos na vida!

Com o passar dos anos e a evolução da sua saúde , da medicina e, acima de tudo, da sua vontade, tínhamos a esperança de tê-la entre nós por muito e muito tempo. Mas aos 13 anos (1 mês antes de completar seu aniversario de 14 anos), no dia 29 de maio, Kat partiu...

Acreditem, foram os anos mais felizes de nossas vidas... Kat sempre foi muito especial e deixou mais exemplos e ensinamentos do que muitos que viveram décadas...

São lições que marcarão as nossas vidas e de todos aqueles que com ela conviveram. Kat sempre lutou bravamente contra a doença, sempre debateu a questão do preconceito, a importância do amor e da Família.

A luta de uma criança contra essa doença é inglória! Noites mal dormidas, remédios, mal-estar, hospitais, entre outros fatores, são capazes de tirar a alegria mesmo desses pequeninos cheios de luz e energia. Mas isso nunca a entristeceu.

Mas nada é pior do que o preconceito e a falta de amor! Ela sempre pedia para as pessoas não julgarem as crianças que tinham qualquer limitação, porque ela sempre foi descriminada pelo seu tamanho e forma de caminhar. Mesmo assim, nos últimos dias, Kat manifestava forte vontade de falar da sua luta contra o vírus com os amigos da escola... Se mostrava indignada com a possibilidade de ser discriminada por isso... Estávamos debatendo essa possibilidade.... Ela queria que as pessoas entendessem que somos todos são iguais. Kat queria quebrar esse preconceito. Não houve tempo...

Por isso, decidimos escrever este comunicado. Assim como a chegada de Kat encheu nossas vidas de alegria, dignidade e respeito ao próximo, que a sua partida possa conscientizar a todos da importância do amor, do carinho e da compreensão na vida daqueles que sofrem de algum problema de saúde, não apenas os soropositivos.

Kat foi e sempre será muito amada, viveu intensamente cada segundo de sua vida, conheceu diferentes lugares em todo o mundo e sempre contou com apoio da sua Família. Por isso, temos a convicção de que partiu em paz, cheia de amor e grandes lembranças.

Tenham certeza, fizemos tudo que estava ao nosso alcance.

Infelizmente, essa não é a realidade da maioria das crianças que sofrem de alguma condição de saúde e que convivem com o preconceito, a falta de recursos e de calor humano... O desejo de Kat era mudar tudo isso... Como o nosso era tê-la para sempre!

Nos despedimos da nossa marinheira Kat ontem, em uma cerimônia intima e familiar. Suas cinzas serão levadas para Nova Zelândia para ela descansar ao lado de Robert e Jeanne, seus pais biológicos, cumprindo assim, uma promessa que selamos com eles. No próximo sábado, às 17h30 na Capela São João, em Ilhabela-SP, faremos uma homenagem a vida dessa grande menina.

Gostaríamos de agradecer todas as equipes médicas do mundo inteiro que sempre lutaram pela vida da Kat, em especial, a equipe que estava conosco quando ela partiu.


"Em homenagem ao nosso Anjinho, que agora navega nas nuvens do céu"
Família Schürmann


Visite o site oficial da FAMILIA SCHURMANN, fonte desta postagem!
AddThis Social Bookmark Button

segunda-feira, maio 29, 2006

TEXTO DO DIA AMOR NATURAL - DESEJOS PARA SUA VIDA, AMIGO!!



TEXTO DO DIA AMOR NATURAL - SABE O QUE EU DESEJO A VOCÊ NESTA NOVA SEMANA?? TUDO DE BOM E MAIS CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE. QUE TAL??
SOMOS REALMENTE AMIGOS!! BEIJOS, BOA SEMANA, SUCESSO PARA TODOS!!



DESEJO

Desejo a você,
fruto do mato,
cheiro de jardim,
namoro no portão,
domingo sem chuva,
segunda sem mau humor,
sábado com seu amor,
filme do Carlitos,
chope com amigos,
crônica de Rubem Braga,
viver sem inimigos,
filme antigo na TV,
ter uma pessoa especial,
e que ela goste de você,
musica de Tom com letra de Chico,
frango caipira em pensão do interior,
ouvir uma palavra amável,
ter uma surpresa agradável,
ver a banda passar,
noite de lua cheia,
rever uma velha amizade,
ter fé em Deus,
não ter que ouvir a palavra "não",
nem nunca, nem jamais adeus.
Rir como criança,
ouvir canto de passarinho,
sarar de resfriado,
escrever um poema de amor que nunca será rasgado,
formar um par ideal,
tomar banho de cachoeira,
pegar um bronzeado legal,
aprender uma nova canção,
esperar alguém na estação,
queijo com goiabada,
pôr-do-sol na roça,
uma festa,
um violão,
uma seresta,
recordar um amor antigo,
ter um ombro sempre amigo,
bater palmas de alegria,
uma tarde amena,
calçar um velho chinelo,
sentar numa velha poltrona,
ouvir a chuva no telhado,
vinho branco,
bolero de Ravel...
e muito carinho meu!
Carlos Drummond de Andrade




AddThis Social Bookmark Button

domingo, maio 28, 2006

NOS 50 ANOS DE GRANDE SERTÃO: VEREDAS, UMA HOMENAGEM!!


RESUMO
Grande Sertão: Veredas.
João Guimarães Rosa

Riobaldo, fazendeiro do estado de Minas Gerais, conta sua vida de jagunço a um ouvinte não identificado. Trata-se de um monólogo onde a fala do outro interlocutor é apenas sugerida. São histórias de disputas, vinganças, longas viagens, amores e mortes vistas e vividas pelo ex-jagunço nos vários anos que este andou por Minas, Goiás e sul da Bahia. Toda a narração é intercalada por vários momentos de reflexão sobre as coisas e os acontecimentos do sertão. O assunto parece sempre girar na existência ou inexistência do diabo, já que Riobaldo parece Ter vendido sua alma numa certa ocasião... Riobaldo era um dos jagunços que percorriam o sertão abrindo o caminho à bala. Entre seus companheiros, havia um que muito lhe agradava: Reinaldo, ou Diadorim. Conhecera-o quando menino e mantinha com ele uma relação que muitas vezes passava de uma simples amizade. O jagunço, que admirava e cultivava um terno laço com Diadorim, perturbava-se com toda aquela relação, mas a alimentava com uma pureza que ia contra toda a rudeza do sertão, beirando inclusive o amor e os ciúmes. Nas longas tramas e aventuras dos jagunços, Riobaldo conhece um dos seus heróis: o chefe Joca Ramiro, verdadeiro mito entre aqueles homens, que logo começa a mostrar certa confiança por ele. Isso dura pouco tempo, já que Riobaldo logo perde seu líder: Joca Ramiro acabou sendo traído e assassinado por um dos seus companheiros chamado Hermógenes. Riobaldo jura vingança e persegue Hermógenes e seus homens por toda aquela árida região. Como o medo da morte e uma curiosidade sobre a existência ou não do diabo toma cada vez mais conta da alma de Riobaldo, evidencia-se um pacto entre o jagunço e o príncipe das trevas, apesar de não explícito. Acontecido ou não o tal pacto, o fato é que Riobaldo começa a mudar à medida que o combate final contra Hermógenes se aproxima. E a crescente raiva do jagunço só é contida por uma relação mais estreita com Diadorim, que já mostra marcas de amor completo. Segue-se, então, o encontro com Hermógenes e seus homens, e a vingança é enfim saboreada por Riobaldo. Vingança, aliás, que se tornou amarga: Hermógenes mata, durante o combate, o grande amigo Diadorim... A obra reserva, nas últimas páginas, uma surpreendente revelação: na hora de lavar o corpo de Diadorim, Riobaldo percebe que o velho amigo de aventuras que sempre lhe cativou de uma forma especial era, na verdade, uma mulher.
Abílio Friedman
http://www.mundocultural.com.br/
Um chamado João
Poema de Carlos Drummond de Andrade


João era fabulista
fabuloso
fábula?
Sertão místico disparando
no exílio da linguagem comum?

"Projetava na gravatinha
a quinta face das coisas
inenarrável narrada?
Um estranho chamado João
para disfarçar, para farçar
o que não ousamos compreender? "

Tinha pastos, buritis plantados
no apartamento?
no peito?
Vegetal ele era ou passarinho
sob a robusta ossatura com pinta
de boi risonho?

Era um teatro
e todos os artistas
no mesmo papel,
ciranda multívoca?

João era tudo?
tudo escondido, florindo
como flor é flor, mesmo não semeada?
Mapa com acidentes
deslizando para fora, falando?
Guardava rios no bolso
cada qual em sua cor de água
sem misturar, sem conflitar?

E de cada gota redigia
nome, curva, fim,
e no destinado geral
seu fado era saber
para contar sem desnudar
o que não deve ser desnudado
e por isso se veste de véus novos?
Mágico sem apetrechos,
civilmente mágico, apelador
de precípites prodígios acudindo
a chamado geral?
Embaixador do reino
que há por trás dos reinos,
dos poderes, das
supostas fórmulas
de abracadabra, sésamo?
Reino cercado
não de muros, chaves, códigos,
mas o reino-reino?
Por que João sorria
se lhe perguntavam
que mistério é esse?
E propondo desenhos figurava
menos a resposta que
outra questão ao perguntante?
Tinha parte com... (sei lá
o nome) ou ele mesmo era
a parte de gente
servindo de ponte
entre o sub e o sobre
que se arcabuzeiam
de antes do princípio,
que se entrelaçam
para melhor guerra,
para maior festa?
Ficamos sem saber o que era João
e se João existiu
de se pegar.
Publicado no jornal Correio da Manhã, de 22.11.1967,
e reproduzido em: Em Memória de João Guimarães Rosa.
Rio de Janeiro, José Olympio, 1968.

Guimarães Rosa, João (1908-1967), escritor modernista brasileiro. Nasceu em Cordisburgo, Minas Gerais, e faleceu no Rio de Janeiro. Formado em Medicina, exerceu a profissão no interior de seu estado natal. Ingressou, em 1934, na carreira diplomática e ocupou vários postos no exterior.
João Guimarães Rosa revolucionou a moderna literatura brasileira. Seus livros em um português muito próprio - criação de uma linguagem literária tipicamente brasileira - revelam, apesar do aparente regionalismo mineiro , um universalismo resistente à qualquer época ou estilo. Seu único romance, Grande sertão: veredas, retrato heróico e lírico da região das Gerais, foi considerado, em 1998, por cem professores brasileiros de literatura, como o melhor livro brasileiro do século XX. Em Grande sertão: veredas salta aos olhos do leitor o esforço artesanal de Guimarães Rosa na procura da melhor palavra, do termo que expresse, com perfeição, a ligação entre texto e contexto. Beirando a poesia, Guimarães Rosa usa rimas internas, aglutinações, repetições vocabulares, fazendo do enredo, e da forma de narrá-lo, uma beleza única que se cristaliza na maravilha do trecho final. Autor modernista, Guimarães Rosa criou um vocabulário singular, repleto de neologismos, muitos inventados a partir da justaposição de palavras existentes. Este estilo está presente, principalmente, em Grande sertão: veredas, romance que narra os conflitos de um sertanejo oscilando entre Deus e o demônio, representados na impossibilidade de um amor.

http://www.geocities.com/slprometheus/html/rosa.htm

Nota:
No site do meu amigo Aloisio Nunes - PANORAMA ARAGUARI também foi postado um ótimo texto sobre Guimarães Rosa e Veredas!
AddThis Social Bookmark Button

VAMOS PEDIR PAZ PARA O TIMOR-LESTE, CONHECENDO-O MELHOR!

Uma nova crise social e política assola este país, vamos pedir PAZ para nossos irmãos!! Conhecê-los melhor ajuda muito!!

Timor Leste
Vítima da ocupação Indonésia e das violências e destruições que seguiram a aprovação de sua independência em plebiscito pela população, o Timor Leste é um país católico e de língua portuguesa, hoje carente de informações básicas sobre a situação do seu território.
O retrato produzido com alta tecnologia pela Embrapa deverá contribuir para o melhor planejamento das ações no campo da saúde, da educação, da agricultura e da infra-estrutura. Cópias do documento serão distribuídas a escolas, ongs, serviços e instituições em Timor, no exterior e estarão disponíveis na Internet. Esse retrato espacial permite ver detalhes da ilha de até 15 metros. Aldeias, florestas, relevo, rios, estradas, plantações, cidades, aeroportos etc. aparecem com clareza no mosaico de imagens de satélite e foram entregues ao CCM da CNBB em papel e em CD. O produto foi elaborado com apoio técnico da Intersat. Para conhecer o mosaico de imagens de satélite do Timor, clique aqui.
Esse material apoia o trabalho humanitário realizado no país e foi levado para o Timor Leste pela Dra. Zilda Arns, da Pastoral da Criança. Cópias do material também foram entregues para o grupo Clamor por Timor que deverá encaminha-las para o embrião de Governo provisório organizado pela resistência timorense no arquipélago. Também o Institut de Recherches pour la Formation et le Développemnt - IRFED de Paris recebeu cópias do material da parte do Conselho Cultural Missionário - CCM da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB para apoiar seus trabalhos de desenvolvimento rural e educação no arquipélago. Para saber sobre o evento de entrega desse material e sobre as instituições participantes, clique aqui.
Conheça um pouco mais de Timor através do CCM.


Espécie de brasão do Timor Leste, onde o formato da ilha lembra um jacaré, que é um animal quase que sagrado por lá.

O Timor-Leste tem cultura
O tais é um artesanato presente na cultura tradicional do país. Desde de épocas remotas até os dias atuais é utilizado em várias situações, e por diversos escalões da sociedade.
Outra caracteristica da ilha é a briga de galo, considerado esporte nacional.
Há também danças, como a do milhafre.
Um dos animais respeitados na ilha são os jacarés. A ilha já apresenta um formato que lembra este réptil, e em algumas pictogravuras que representam características do país ele aparece.Um pouco de história em Dili, retrata esta situação, pois na frente de uma casa haviam dois jacarés em um cativeiro: o João e a Maria. Eles eram tratados pelo exército australiano, que escovavam seus dentes, seu couro e os alimentavam.


AddThis Social Bookmark Button

VOCÊ VIU O GLOBO REPÓRTER DESTA SEMANA?? A PEDIDOS: MESA FARTA!!

Olá!
Confesso não ser consumidora voraz da programação da Rede Globo, mas como o assunto me dizia respeito (alimentação) fiz questão de assistir o programa GLOBO REPÓRTER da última sexta-feira 26/05, e olha não me arrependi, pois as abordagens sobre mesa farta, aproveitamentos de cascas, talos e sementes de vegetais e uso de legumes, frutas e verduras coincide com tudo que ensino em meus cursos e aplico em minha casa!
Mas a pedidos vou publicar, uma parte hoje e o resto em seguida, uma edição dos principais assuntos abordados.
Quem viu, vai gostar de ler, e quem não viu deveria ter visto, pois foi super importante para o nosso dia-a-dia. Então, vejamos:

O QUE QUE O INHAME TEM??
Folhas em forma de coração. Parece até uma planta ornamental. Uns dizem que é hortaliça. Outros, que é tubérculo ou raiz. Tem gente até que confunde o nome, chama o inhame de cará. Mas os especialistas explicam: o inhame é um rizoma, um caule modificado que leva água e nutrientes para a planta.
"Parte é usada pela planta para crescer e o que não é usado, como a nossa gordura, é acumulado no rizoma", esclarece o engenheiro agrônomo Néstor Herédia, doutor em inhame. No Equador, onde nasceu o professor, o inhame entra cedo na dieta das crianças.
Há 23 anos Néstor mora no Brasil. É pesquisador e professor na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Defensor ferrenho do inhame, ele diz que o cultivo da planta é muito fácil e barato. Pode até ser uma fonte de renda para os pequenos produtores. "É praticamente plantar, limpar e colher. É só manter – não tem praga, não tem doença", ressalta o professor.
Na região serrana de Santa Leopoldina, no Espírito Santo, os pequenos agricultores descobriram isso. Eles já produzem mais de 5 mil toneladas de inhame por ano e estão exportando para Europa, Estados Unidos e Canadá.
O inhame é uma planta rústica, resistente às pragas. Para crescer, precisa de sol, calor e umidade. Por isso, ele pode ser cultivado em praticamente todo o Brasil. E essa planta guarda embaixo da terra uma reserva de energia: são os rizomas redondos, ricos em carboidratos, sais minerais e vitaminas.
A especialista em educação ambiental Mariza Correia da Silva nunca cuidou muito da alimentação. Mas quando decidiu engravidar, começou a fazer reeducação alimentar. Queria uma gravidez e um bebê saudáveis. E um dos novos alimentos sugeridos pela nutricionista Jaira Moura foi justamente o inhame.
"É um alimento rico em carboidrato, cheio de cálcio, ferro, fósforo, além de ter vitaminas do complexo B, especialmente a vitamina B1, importante no crescimento das crianças, e a vitamina B5, que auxilia o sistema imunológico", ressalta a nutricionista.
O inhame é ingrediente que não falta na alimentação da pequena Joana, que já está com um ano e meio. "Desde os seis meses ela come todos os alimentos, inclusive o inhame, e ama!", conta Mariza.
Rico em amido, o inhame é um enérgico natural para a criançada. A nutricionista alerta: deve ser sempre muito bem cozido. O bom é que a quantidade de carboidratos contida no inhame não o torna calórico demais. "Se compararmos, cem gramas de inhame têm menos calorias que duas bolachinhas recheadas e uma quantidade de nutrientes muito importantes", diz a nutricionista.
Na fabricação da farinha de inhame, o aproveitamento desses nutrientes é total. Primeiro, tem de lavar bem. O inhame é cortado com casca e tudo. Depois de seco, é triturado. Aí é só peneirar. "Nós temos a vantagem de não utilizar nenhum produto químico na produção", comenta o pesquisador equatoriano.
Na casa da engenheira agrônoma Maria do Carmo Vieira, também professora da UFMS, o pão de cada dia tem um toque tropical: a receita tem farinha de inhame.
"Nós fizemos um teste substituindo, por exemplo, 20% da farinha de trigo pela farinha de inhame, e o pão ficou em torno de 10% a 12% mais barato. E podemos usar também o inhame cozido. Não tendo a farinha, que é feita com o inhame seco e triturado, a pessoa pode apenas cozinhar os rizomas e amassá-los. Na mistura para preparar o fermento, vamos dizer assim, tem um pouco de farinha de trigo, uma xícara de açúcar, o fermento para pão e leite morno. A gente deixa crescer e depois acrescenta os outros ingredientes", ensina a professora.
A massa, que dá para seis pães, leva ainda ovos, óleo, manteiga, sal, açúcar mascavo e a farinha de inhame.
"Temos que acrescentar farinha de trigo até o ponto que se possa abrir para montar os pães", diz Maria do Carmo. Na massa aberta, a professora põe ainda um pouco de canela. Depois, é só assar e está pronto. Fica crocante.
Além de gostoso, as qualidades do inhame são tantas que a gente não se cansa de descobri-las. "O inhame, além de minerais e vitaminas, que as pessoas normalmente necessitam na alimentação, tem fibra, que favorece o funcionamento do intestino. Ele ainda é rico em hormônio, que pode amenizar os sintomas da menopausa em mulheres. É só comer o inhame", aconselha a professora.

PÃO COM CARÁ (INHAME),
TARO (INHAME) OU MANDIOQUINHA-SALSA
(Rendimento: seis pães de fôrma grandes)
Ingredientes:
500g de farinha de cará (inhame), taro (inhame) ou mandioquinha-salsa
250g de manteiga ou margarina ou óleo (ou 150 g de nata + 1 copo de óleo)
2 copos duplos de leite morno + 2 copos de água morna
3 xícaras (de chá) de açúcar
1 colher (de chá) de sal
3 ovos
3 colheres de fermento para pão granulado (ou o equivalente em tabletes)
2kg de farinha de trigo

Modo de Fazer:
Misture duas xícaras de farinha de trigo com o açúcar e o fermento e acrescente o leite morno misturado com a água. Depois de crescido, acrescente a farinha de cará, os ovos, a manteiga e o sal e misture bem. Acrescente farinha de trigo até o ponto de enrolar. Forme os pães e deixe crescer. Asse.
Nota: Pode substituir parte do açúcar por açúcar mascavo e enriquecer o pão com farelo de trigo ou outro.



ABAIXO O DESPEDICIO
Quando a novidade surgiu, há alguns anos, trazida pela mãe, a voluntária da Pastoral da Criança Maria Ceiça Hamester, provar alguns alimentos não era tão natural.
"Eu não gostava de salada. Eu olhava, misturava e comia só um pouquinho. Comecei a comer aos poucos e agora sou apaixonada", conta a estudante Katiana Hamester.
"Quando nos casamos, ela não sabia cozinhar. A gente serviu de cobaia no início", conta o funcionário público Luiz Hamester.
Em casa, o lugar mais movimentado é a cozinha, onde a família se reúne. Esse é o laboratório de Maria Ceiça, que já criou dezenas de receitas com o aproveitamento total de frutas, legumes, verduras e folhas encontradas na natureza.
As receitas são resultado de 15 anos experimentando, transformando, inventando. Todo mundo ajuda. "São 15 anos de trabalho escravo", brinca Luiz.
Nesta casa, é proibido desperdiçar. "Às vezes, quando alguém come uma banana e joga a casca fora, todo mundo diz: 'Ah, meu Deus, olha o tanto de comida que você jogou fora'", conta Maria Ceiça.
A história de vida de Maria Ceiça tem a ver com o cuidado dela em não desperdiçar alimentos. Ela sabe o que significa não ter o que comer. "Eu sei o que é fome porque já passei muita fome na vida. Eu comia de dois em dois dias. E o dia em que não comia, eu comia terra para encher a barriga. Essa foi a minha realidade", lembra.
Foi assim, procurando aproveitar ao máximo uma fruta, que ela inventou a sobremesa preferida da família: doce de banana com casca. Na panela, a banana vai ao fogo com um pouco de água até amolecer. Suco de um limão, calda de açúcar em ponto de puxa e... casca de banana bem picadinha, que dá o toque crocante.
"É o poder da multiplicação, da criatividade. Porque a multiplicação vem através da criatividade", comenta Maria Ceiça.
O talento em transformar alimentos se multiplica no trabalho da voluntária nas comunidades atendidas pela Pastoral. Maria Ceiça dá aulas de culinária em pátios de escolas e salões paroquiais. Leva sua experiência de vida de forma apaixonada. Um jeito doce de ser que envolve e conquista as pessoas.
Uma aula de culinária foi lecionada para um grupo de líderes da Pastoral. Elas aprenderam com Maria Ceiça receitas que serão ensinadas para as mulheres das comunidades pobres. É o caminho para que famílias de baixa renda se alimentem melhor gastando pouco.
"Ao fazer o alimento, não podemos ficar conversando em cima dele. O silêncio também é um tempero", ensinou Maria Ceiça.
Da teoria à prática. As mulheres se prepararam para exercitar o milagre da multiplicação. A agitação na cozinha da igreja foi grande. Lava, corta, tritura, tempera... Tudo sob o comando da professora, que não perdeu um movimento das alunas. De olho em cada detalhe do preparo, sempre orientando com a maior delicadeza. E a rainha da mesa foi a melancia.
Estamos acostumados a comer a melancia em fatia ou em suco. Há quem diga que essa fruta é pura água. Mas não é. No curso, até as sementes são aproveitadas. "Além de ter proteína e vitamina C, as sementes também têm cálcio", revela Maria Ceiça. "Da casca, que é rica em fibra, nós fazemos uma farofa".
O cardápio foi variado: pratos principais à base de melancia! Abençoada refeição. Um banquete feito de simplicidade: salada da entrecasca de melancia, farofa da casca de melancia, estrogonofe da entrecasca de melancia, suco de melancia, doce de melancia, saladas, molho vinagrete, arroz enriquecido com talos de verduras, feijão tropeiro, com berinjela frita, que parece toucinho. Ao todo, foram dez pratos.
"Nossa mesa está linda e não tem carne. Então, nós podemos comer muito bem quando não podemos comprar carne", ressaltou Maria Ceiça.
Nessa arte de multiplicar os alimentos, Maria Ceiça e as voluntárias da Pastoral acrescentam outros "ingredientes" que vão ajudar a levar mais comida às mesas brasileiras: amor, paciência, carinho e coragem.


DOCE DE BANANA COM CASCA
(EFEITO CROCANTE PELOS PEDACINHOS DA CASCA)
Ingredientes:
1kg de banana (caturra, d’água, casca-verde ou nanica)
cascas de cinco bananas (as cascas não podem estar muito maduras)
Para a Calda:
½ kg de açúcar cristal
3 colheres de sopa de suco de limão
200ml de água
Modo de Fazer:
Em água corrente, lave bem as bananas com casca. Corte as cascas bem picadinhas e reserve. Cozinhe bananas inteiras com um pouco de água. Após bem cozidas, adicione a calda em ponto de fio, o suco de limão e as cascas bem picadinhas. Deixe cozinhar por mais cinco minutos e desligue.
Calda em Ponto de Fio:
Coloque o açúcar e o suco de limão com água para cozinhar até ponto de fio, de modo que permaneça transparente.


DOCE DE ENTRECASCA DE MELANCIA
(PARTE BRANCA)
Ingredientes:
1kg de entrecasca de melancia cortada em cubinhos
Para a Calda:
½ kg de açúcar cristal
3 colheres de sopa de suco de limão
200ml de água
Modo de Fazer
Leve a entrecasca para cozinhar com pouca água, depois adicione a calda de açúcar em ponto de fio junto com o suco de limão. Deixe cozinhar por mais cinco minutos e desligue.
Calda em Ponto de Fio:
Coloque o açúcar e o suco de limão com água para cozinhar até ponto de fio, de modo que permaneça transparente.
AddThis Social Bookmark Button

RADICAL CHIC! BONS TEMPOS NA MINHA VIDA, VOCÊ LEMBRA??


Hoje assistindo a um programa do GNT, relembrei esta personagem, e resolvi perguntar: -"Você se lembra da Radical Chic?" Bons tempos na minha vida... Então vamos recordar, um grande beijão para todos!!

Radical Chic

A Radical foi criada em 1982 por Miguel Paiva para ser publicada na última página da revista Domingo do Jornal do Brasil.
Seu desenho era diferente mas já tinha os cabelos vermelhos e o corpinho magro e sensual. Depois de dois anos a publicação foi suspensa voltando definitivamente em 1987 na mesma última página da revista Domingo, onde ficou até novembro de 96, passando então a ser publicada no caderno Ela e depois no caderno Rio Show de O Globo.
Foi publicada também durante 4 anos na Folha de São Paulo e atualmente é publicada no Caderno de TV do Estado de São Paulo, no jornal O Povo de Fortaleza, mensalmente na revista Nova.
Além disso a Radical aparece nas tvs do Brasil em vinhetas da Rede Globo, e já foi estrela de um programa só seu em 1993, na mesma tv Globo onde ela aparecia interpretada pela atriz Andreia Beltrão. A Radical já virou agenda, em 95 pelo JB e em 96 nos postos Esso.
Existem três livros da Radical editados no Brasil. Os dois primeiros pela L&PM e o último pela Ed. Objetiva.

Clique aqui, e conheça o site oficial da personagem, com muitas imagens, cartões e dicas!!

AddThis Social Bookmark Button

HOJE É 28 DE MAIO - VAMOS RECORDAR!!


Nesta data, 28 de maio

· Dia Internacional de Luta Contra a Mortalidade Materna (artigo ADITAL). Conheça os 8 Passos para a Maternidade Segura!

· Dia do Ceramista. Parabéns aos artistas e mestres da cerâmica;

· Criação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) (a segunda), pelo Decreto-Lei nº 7.586, no ano de 1945, instalando-se no dia 1º de junho, no Palácio Monroe, no Rio de Janeiro-RJ;

· Nascimento de Ciro Monteiro (Cyro Monteiro), cantor e compositor da MPB, no Rio de Janeiro-RJ, em 1913.

Texto extraído de um blog que conheci hoje, nas noites insones, e adorei!
Blog PANORAMA ARAGUARI do Aloisio Nunes, experimente visitar, muitas notícias e textos! Experimente uma visita! Beijos, bom domingo!!

PS:(Nota deste domingo 28/05 - 12:14h)
Tive a grata surpresa de receber uma postagem recíproca do meu amigo Aloisio, veja aqui a postagem em que fomos mencionados e elogiados! Obrigada amigo, a blogosfera é assim, uma cadeia de amigos!
AddThis Social Bookmark Button

sexta-feira, maio 26, 2006

BOM FINAL DE SEMANA! RUMO AO SUCESSO!!







AddThis Social Bookmark Button

TEXTO DO DIA AMOR NATURAL:ADORO ADÉLIA PRADO - SOU MULHER!!

TEXTO DO DIA AMOR NATURAL - ADÉLIA PRADO E AS MULHERES, ANJOS E PEDIGREE!!

COM LICENÇA POÉTICA

Quando nasci um anjo esbelto,
Desses que tocam trombeta, anunciou:
Vai carregar bandeira.
Cargo muito pesado pra mulher,
Esta espécie ainda envergonhada.
Aceito os subterfúgios que me cabem,
sem precisar mentir.
Não sou feia que não possa casar,
Acho o Rio de Janeiro uma beleza e
Ora sim, ora não, creio em parto sem dor
Mas o que sinto escrevo. Cumpro a sina.
Inauguro linhagens, fundo reinos
- dor não é amargura
Minha tristeza não tem pedigree,
Já a minha vontade de alegria,
Sua raiz ao meu mil avô.
Vai ser coxo na vida é maldição pra homem.
Mulher é desdobrável. Eu sou.

Fonte: Prado, Adélia.
In: Bagagem.
O modo poético.
In: Poesia reunida.
AddThis Social Bookmark Button

SALVE O TOMATE NA ALIMENTAÇÃO E NA SAÚDE!! EXPERIMENTE!

gif animation

Olá amigos, acho interessante o poder do tomate na alimentação e na saúde!! Então aí vai, use e abuse, porque seu organismo agradece!! Um beijão!!



Sopa de tomates
Ingredientes
8 tomates maduros
3 xícaras (chá) de água
1 colher (sopa) de margarina light
2 dentes de alho amassados
2 colheres (sopa) de cebola ralada
1 pacotinho de adoçante com aspartame
1 colher de sobremesa de fondor
3 bolas de mussarela de búfala ralada (deixe no congelador por 1 hora, antes de ralar)

Modo de Preparo
Cozinhe os tomates nas três xícaras de água, passe pela peneira e reserve. Leve ao fogo a margarina, o alho, a cebola e deixe dourar. Junte, então, o adoçante e o fondor, misturando bem. Acrescente o caldo de tomates e deixe ferver. Na hora de servir, coloque a mussarela ralada no fundo de cada prato, despejando a sopa por cima.

Valor calórico total: 469 kcal
Valor calórico (100g): 31 kcal

TOMATES RECHEADOS COM LEGUMES
Ingredientes:
4 tomates grandes
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 xícaras (chá) de seleta de legumes congelada
5 colheres (sopa) de farinha de rosca
10 ramos de salsinha crespa picados
4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
sal a gosto

Modo de Preparo:
Lave os tomates e seque-os com toalha de papel. Em seguida, corte a parte superior e retire a tampa. Com uma colher pequena, retire com cuidado a polpa e as sementes. Reserve. Em uma panela, aqueça o azeite de oliva (reserve 1 colher de sopa) junte a polpa e as sementes do tomate e refogue, mexendo de vez em quando, por 2 minutos. Adicione a seleta de legumes e refogue, sem parar de mexer, por mais 5 minutos, ou até ficar macia, mas crocante. Acrescente a farinha de rosca, a salsinha e o sal. Cozinhe, sem parar de mexer, por mais 2 minutos, ou até obter um refogado encorpado. Retire do fogo e deixe esfriar por 10 minutos. Com o azeite de oliva reservado, unte uma assadeira retangular de 18 cm x 28 cm. Recheie os tomates com o refogado e disponha-os na assadeira. Por último, polvilhe o queijo parmesão ralado e cubra a assadeira com papel-alumínio. Leve ao forno em temperatura média por mais 10 minutos. Retire do forno, elimine o papel-alumínio e deixe por mais 5 minutos, ou até o tomate assar. Retire do forno e sirva.


EMPADÃO DE PALMITO(COM TOMATE)
para a massa
Ingredientes:
4 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 ovos
4 colheres (sopa) de manteiga
1 xícara (chá) de gordura vegetal
sal, a gosto
filme plástico, o quanto baste
Modo de preparo:
1. Coloque todos os ingredientes numa tigela e misture muito bem com as mãos. Aos poucos o calor da sua mão vai fazer a gordura e a manteiga derreterem.
2. Misture até ficar bem homogêneo. Essa massa não pode ser aberta com rolo de macarrão, pois ela fica com uma textura de farofa bem úmida.
3. Divida a massa em dois. Coloque metade dentro de uma forma de fundo falso e espalhe bem com as mãos para cobrir todo o fundo e toda a lateral. Se faltar massa, pegue um pouco da outra metade.
4. Para fazer a "tampa" da torta, coloque a outra parte da massa sobre um pedaço grande de filme plástico. Com as mãos, abra a massa com cuidado num formato redondo (do tamanho da forma). Reserve esse disco de massa.
para o recheio
Ingredientes:
500 g / 2 vidros de de palmito, em conserva
2 dentes de alho, picados
1 cebola, picada
4 tomates grandes
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1 copo de leite
3 colheres (sopa) de azeite
2 gemas, de ovo
½ xícara (chá) de salsinha
sal e noz-moscada, a gosto

Modo de preparo:
1. Pique o palmito em rodelas não muito finas.
2. Corte o tomate ao meio e retire as sementes. Corte cada metade em tiras finas. As tiras devem ser cortadas em quadrados pequenos.
3. Dissolva a farinha no leite. Cuidado para não ficar empelotado.
4. Coloque o azeite numa panela e leve ao fogo para esquentar. Quando estiver bem quente, junte a cebola e o alho. Misture e deixe refogar por 4 minutos.
5. Acrescente o tomate na panela e misture. Junte o palmito e refogue por 5 minutos.
6. Coloque o leite com a farinha diluída dentro da panela e misture muito bem. Tempere com sal, noz-moscada e salsinha. Quando engrossar, desligue o fogo.
7. Coloque o recheio dentro da forma forrada com a massa e espalhe bem.
8. Coloque o disco de massa reservado por cima da torta. Você deve pegar o disco com o filme plástico por baixo para evitar que a massa se quebre.
9. Retire o filme plástico de cima da massa e aperte bem as bordas para baixo.
10. Coloque as gemas dentro de um potinho e bata com um garfo. Pincele a superfície da massa com a gema batida.
11. Ligue o forno em temperatura média (180 graus) e deixe esquentar.
12. Coloque a torta dentro do forno pré-aquecido e asse por aproximadamente 30 minutos, até a torta ficar bem dourada.
13. Retire do forno e desenforme. Sirva bem quente.

AddThis Social Bookmark Button

quinta-feira, maio 25, 2006

TEXTO DO DIA AMOR NATURAL - INDIFERENÇAS DOEM MUITO!!


TEXTO DO DIA AMOR NATURAL !
As indiferenças separam às vezes até quem se ama...é a vida... a rotina...a necessidade de respirar outros ares... mas mesmo assim a gente sofre... eu estou entendendo muito bem esta situação!! E você, já se sentiu alvo da indiferença?? Um beijão!!

Só Muda o Endereço.
Indiferenças

Vai sair?

Vou.

Aonde vai a essa hora?

Vou ali, em Pra Sempre. Preciso de ar puro.

Demora?

Talvez. Quero passar em Nunca Mais, na volta.
Gosto de lá no Inverno.

Tá. Traz um souvenir.

Claro! Nunca esqueço uma lembrancinha.

Tchau!

Tchau!

(Elcio Domingues)
AddThis Social Bookmark Button

SOJA - INICIALMENTE VAMOS CONHECÊ-LA MELHOR!


A Soja é um Alimento Completo?

Conhecida a mais de 5000 anos, no Oriente, a soja, nas últimas décadas, tornou-se um produto bastante conhecido sendo o seu consumo incentivado.
Ela e alguns de seus derivados tornaram-se conhecidos como "alimentos completos".
Deve-se saber, no entanto, que nenhum alimento por si só pode ser considerado completo pois, não possui a variedade de nutrientes de que necessitamos diariamente.
A soja é uma planta pertencente à família das leguminosas, ou seja, do feijão, lentilha, grão de bico, ervilha e, destaca-se por ser rica em proteínas, lipídeos (gordura), fibras e algumas vitaminas e minerais.

Embora seja o maior exportador mundial de soja, o Brasil – cuja produção fica atrás apenas da dos Estados Unidos – ainda está longe de ser um grande consumidor do produto. Enquanto no Japão, por exemplo, o consumo per capita diário chega a 55 gramas, no país ele não passa de três gramas. Pior para as brasileiras, que estão se privando de um alimento de alto valor nutritivo e com propriedades funcionais importantes na prevenção de sintomas da menopausa, doenças cardiovasculares e cânceres de origem hormonal.



Os benefícios não acabam aí. Estudos recentes demonstram que a proteína da soja também é eficiente no combate ao câncer de mama e indicam que há uma relação direta entre o consumo regular da proteína de soja e a redução do índice de casos.

No Japão, onde o consumo do grão é elevado, o número de mulheres com câncer de mama é cinco a oito vezes menor do que nos Estados Unidos, onde o consumo do produto, a exemplo do Brasil, também é baixo. “Muitas pesquisas estão sendo feitas nessa área e evidenciam que a ingestão de produtos à base de soja durante a adolescência reduz a possibilidade de o câncer na fase adulta.
O consumo de cerca de 25 gramas de proteína da soja por dia também pode reduzir o risco de doenças do coração, já que o produto atua na diminuição das taxas de colesterol. Desde 1999, o alimento conta com a aprovação do Food and Drugs Administration (FDA), órgão norte-americano regulador de medicamentos e alimentos, como um produto benéfico para a saúde e, a partir de 2005, obteve o mesmo reconhecimento da brasileira Agência Nacional de Saúde (Anvisa).
Além dos Estados Unidos e do Brasil, Inglaterra, Filipinas, Indonésia, Japão e Coréia também atestaram os benefícios da soja para a saúde

Contém, também, uma classe de fito-hormônios (hormônio de origem vegetal) conhecidos como isoflavonas ou isoflavonóides.
Estudos indicam que tais substâncias atuam como um elemento anti-oxidante reduzindo as taxas do colesterol ruim (LDL) no sangue e, conseqüentemente, diminuindo o risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, além de exercem também atividade hormonal equilibrando a quantidade do hormônio estrógeno no organismo feminino podendo amenizar, dessa forma, os sintomas da menopausa.

A diminuição das sensações desagradáveis pode ser alcançada com uma alimentação balanceada, exercícios físicos e a inclusão da proteína da soja.
Mas os nutrólogos alertam que, como os benefícios não podem ser observados a curto prazo, o ideal é incluir a soja na dieta pelo menos a partir dos 30 anos de idade.





Apesar desses possíveis benefícios (que ainda estão em estudo), não podemos esquecer que a concentração dos isoflavonóides na soja depende da variedade da planta, das condições climáticas (seu teor é mais elevado na soja cultivada em regiões frias) e do metabolismo de cada indivíduo.
O fato de ser industrializada também influencia, visto que, conforme o tipo de processamento do produto pode haver uma perda maior ou menor do fito-hormônio. Outros alimentos como cereais (especialmente o trigo integral e a cevada), feijões, semente de linhaça, alho, brócolis, repolho e frutas cítricas também contém o hormônio vegetal, no entanto, em quantidades inferiores à da soja.Assim, pode-se concluir que a soja deve ser incluída na alimentação não somente pelas possíveis vantagens que ela pode nos trazer mas, principalmente, pelo fato de ser mais uma opção de alimento rico em diversos nutrientes e que contribuirá para a diversificação da alimentação diária contribuindo, do ponto de vista nutricional, para a saúde.




Conheça na lista abaixo os principais derivados da soja:
- Óleo de Soja:
é um dos tipos de óleo mais consumido no mundo.

- Farelo de Soja (resíduo proveniente da extração do óleo):
pode ser utilizado como alimento para animais, visto que contém de 40 a 55 % de proteína.

- Farinha de Soja: pode ser usada na indústria alimentícia para enriquecer pão, biscoito, macarrão, produtos infantis, misturas para sopas.

- Concentrado e isolados protéicos de soja:
são mais caros que a farinha e sua aplicação restringe-se aos produtos ela não pode ser empregada.

- Proteína texturizada de soja (PTS):
pode ser obtida por "extrusão" e por "fiação". No primeiro caso, a PTS apresenta teores mais baixos de proteínas sendo utilizadas no preparo de hambúrgueres, bolinhos de carne e outros produtos cárneos. No segundo tipo, ela apresenta elevado teor de proteína e é utilizada na fabricação de produtos semelhantes à carne (bife), presunto, entre outros, devido à sua estrutura fibrosa mais definida.

- Extrato protéico de soja (leite de soja):
é um alimento que possui a aparência muito semelhante ao leite de vaca. Pode ser encontrado na forma líquida ou em pó. Em geral, são aromatizados.

- Queijo de soja (tofu):
elaborado a partir do leite de soja apresenta cerca de 135 calorias em 100 g e cerca de 12,5 g de proteína.

- Missô (pasta de soja) e shoyu (molho de soja):
basicamente são usados como temperos na culinária oriental

- Soja torrada:
possui a aparência de um amendoim torrado e pode ser consumida como tal.

Fonte Editada com outras:
Caderno Bem Viver – Estado de Minas – 14 de maio de 2006.

AddThis Social Bookmark Button