>

AMOR NATURAL CULINÁRIA

Este é o lugarzinho do AMOR NATURAL CULINÁRIA, TREINAMENTOS E SERVIÇOS. Aqui vou postar receitas, dicas de culinária nacional e internacional,enologia, etiqueta, economia doméstica e tudo de importante para os amantes da gastronomia, além de literatura, notícias importantes,fotos e desenhos e tudo que possa interessar aos amigos que me visitam ! Sejam bem-vindos !!

"Click here and translate this page to English language"

sábado, agosto 13, 2005

LICORES CASEIROS (1) - Fáceis de fazer


Os licores caseiros são saborosos e muito apreciados. Quando bem preparados podem ser comparados aos da mais perfeita fabricação. O licor feito em casa deve observar as seguintes regras:
a) Só se deve utilizar vasilhame de louça, vidro ou cristal;
b) Todo material utilizado, boiões, garrafões, licoreiras, colheres-de-pau, rolhas e/ou tampas, guardanapos ou sacos de pano devem ser rigorosamente enxutos e esterilizados.
c) Empregue sempre frutos, essências, alcool e açucar de primeira qualidade. Rejeite sempre os frutos que não estejam perfeitos e frescos.
d) Para que os licores fiquem límpidos e transparentes devem ser CLARIFICADOS antes de filtrados (opcional)
CLARIFICAÇÃO E FILTRAÇÃO
Utilize para clarificar um litro e meio de licor, duas cascas de ovos rigorosamente limpas e duas claras. Estando pronto o licor, coe, deite em um garrafão esterilizado, adicione as cascas trituradas e as claras, tampe, agite bastante e deixe em infusão por 24 horas. Coe em um guardanapo(pano limpo) sem espremer, e comece a filtrar da seguinte forma: forre um funil de vidro ou plástico com boa porção de algodão hidrófilo e coe de novo o licor. Depois então, passe pelo funil forrado com filtro de papel(tipo Melitta). Faça isto duas ou três vezes, ou melhor, até conseguir a aparência completa do líquido.
LICOR CASEIRO CREMOSO DE CHOCOLATE(Dispensa filtragem e clarificação)
1 lata de leite condensado
a mesma medida de água
1/2 medida de açucar
1 colher(café) de baunilha
1.1/2 medida de pinga ou conhaque
50 g de chocolate meio amargo em barra ou
6 colheres (sopa) chocolate em pó
Modo de Fazer:
Leve a água e o açucar ao fogo para ferver. Acrescente a barra de chocolate e deixe até derreter, ou o chocolate em pó até misturar bem. Despeje no copo do liquidificador, junto com os demais ingredientes. Bata muito bem. Engarrafe e guarde por uns 5 dias antes de servir.
OBS.: Quanto mais caprichada a embalagem mais saboroso e mais vendável o produto.
AddThis Social Bookmark Button

3 Comments:

  • At 5:05 PM, Blogger With-my-mind-in-the-past said…

    "OBS.: Quanto mais caprichada a embalagem mais saboroso e mais vendável o produto"... ABSOLUTAMENTE CERTO!!!! Obrigado MAGO!!!!

     
  • At 5:16 PM, Anonymous Anônimo said…

    Quero agradecer a sua orientação, muito delicioso este licor, feito no capricho.

     
  • At 8:01 AM, Blogger Unknown said…

    posso faze-lo sem a essencia de baunilha?

     

Postar um comentário

<< Home