TEMPEROS E ESPECIARIAS - COMEÇANDO A FALAR UM POUCO DELES!!
Recebi um pedido de uma amiga para falar um pouco sobre temperos, começo hoje a falar um pouco! Hoje é o geral, e depois vou falar de cada tempero um pouco... Parece um assunto supérfluo, porém a Gastronomia e a Culinária, dependen de temperos e aromas para se fazer ainda mais apreciável... Você vai gostar!! Um beijão!!
Nota: A ilustração acima, está com o índice de cada erva exposta na ilustração abaixo, para você verificar a aparência de cada uma!!
TEMPEROS (Especiarias)
As comidas bem temperadas não são necessariamente as que fazem arder a língua.
As especiarias são uma complexa variedade de produtos aromáticos que fazem realçar aspectos desconhecidos dos ingredientes - e apenas algumas, como o piri-piri, as pimentas e o gengibre, picam na língua.
Uma especiaria parcimoniosamente adicionada a um prato suave pode torná-lo extremamente agradável.
Também pode ser um tempero miraculoso no último momento para muitas coisas, tanto salgados como doces;
Noz-moscada ralada sobre os legumes, pudins de leite e pratos de queijo, ou sementes de alcaravia adicionadas a batatas doces e abóbora.
O cardamomo é maravilhoso, não só com carne, criação e peixe - uma vagem ou duas esmagadas transformam uma caldeirada -, mas também para adicionar um perfume mágico aos pudins de leite e aos gelados. Nos pratos salgados de todos os tipos, a mistura de cardamomo com alho e gengibre fresco é uma das combinações mais apetitosas que existem.
A canela é outra especiaria que faz realçar tanto os pratos salgados como os doces; é especialmente boa no frango, utilizando-se paus inteiros para dar gosto a um estufado. A tosta de canela - pão frito em manteiga e barrado com canela em pó - é irresistível.
Tal como é melhor utilizar ervas frescas, também o sabor das especiarias é mais pronunciado quando as compramos inteiras e apenas as moemos quando necessitamos delas.
Antes de usar especiarias (inteiras ou moídas) convém aquecê-las rapidamente numa frigideira seca, para realçar os aromas.
Se puder tenha um moínho de café eléctrico que use só para moer especiarias, mas pode, se tiver processador servir-se dele, ou utilizar um pilão, embora isso seja mais difícil com as especiarias mais duras, como a canela, o cravinho-da-índia e o anis-estrelado.
No Norte de África e no Médio Oriente, geralmente, põem uma vagem de cardamomo em infusão no café.
Poderá fazer experiências com diferentes especiarias, do mesmo modo que com as ervas, as pessoas ficam intrigadas com o gosto difícil de definir de uma determinada especiaria num certo prato.
Também poderá fazer a sua própria mistura de especiarias, para usar nos pratos, como as donas de casa fazem na Índia.
Um cuidadoso tempero da comida parece animar as pessoas, e as comidas condimentadas, numa festa, são quase sempre mais notadas e mais recordadas.
É geralmente difícil saber que bebida servir com comida muito condimentada;
a cerveja combina geralmente bem e, se quiser festejar-se algum acontecimento, poderá servir champanhe ou qualquer outro vinho espumoso...
1 - Anis-estrelado 2 - Malaguetas picantes secas 3 - Malaguetas encarnadas e verdes 4 - Sementes de alcaravia 5 - Bagas de Zimbro 6 - Vagens de cardomomo 7 - Pimenta-de-caiena 8 - Gengibre inteiro e em fatias 9 - Macis 10 - Açafrão 11 - Curcuma moída 12 - Sementes de cominho
13 - Tamarindo 14 - Vagens de Baunilha 15 - Grãos secos de pimenta 16 - Casca de cássia 17 - Sementes de mostarda pretas/brancas 18 - Noz-moscada inteira e raspada 19 - Sementes de funcho 20 - Cravo-da-índia 21 - Sementes de endro 22 - Grãos secos de pimenta verde 23 - Paus de canela
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home