>

AMOR NATURAL CULINÁRIA

Este é o lugarzinho do AMOR NATURAL CULINÁRIA, TREINAMENTOS E SERVIÇOS. Aqui vou postar receitas, dicas de culinária nacional e internacional,enologia, etiqueta, economia doméstica e tudo de importante para os amantes da gastronomia, além de literatura, notícias importantes,fotos e desenhos e tudo que possa interessar aos amigos que me visitam ! Sejam bem-vindos !!

"Click here and translate this page to English language"

segunda-feira, janeiro 09, 2006

BALAS CASEIRAS NOVAMENTE - A PEDIDOS!!


Amigos, quem frequenta este blog desde o inicio, já me assistiu postar várias séries (licores, compotas, cristalizados, biscoitos, vinhos, bolos, doces, salgados, muitas outras e balas...), porém recebi uma solicitação por e-mail, para postar as receitas caseiras mais fáceis que tivesse desta delícia!!
Já postei balas de todos os tipos, até de erva-doce, mas volto a postar as mais fáceis para a festinha infantil da Denise!! Aproveite as festas infantis de seus filhos, passa muito rápido a fase das festinhas....Que pena...!! Um beijão!!


BALAS CASEIRAS DE MEL
Ingredientes:
2 litros de leite
1 xícara (chá) de mel de boa qualidade (mel puro de abelhas)
3 xícaras (chá) de açúcar
2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina para untar.

Modo de Preparo:
Numa panela alta e grande coloque os ingredientes pedidos. Leve ao fogo baixo (mexa sem parar com uma colher de pau), cozinhe até que a massa se solte dos lados e do fundo da panela.
Unte um refratário médio com manteiga ou margarina.
Despeje a massa pronta nesse refratário e deixe esfriar bem. Pegue pequenas porções dessa mesma massa e faça rolinhos.
Corte as balas com a ajuda de uma tesoura bem limpa e afiada.
Rende aproximadamente 600g de balas de mel.


BALA DE COCO
Ingredientes
1 kg de açúcar
1 vidro de leite de côco
1 medida de água
1 colher de vinagre

Para finalização: 1 vidro de leite de côco 1 pacote de côco ralado - (100 gr)

Modo de Preparo
1ª etapa:
Coloque todos os ingredientes numa panela de alumínio alta, misture tudo e leve ao fogo alto por aproximadamente 20 minutos - (não mexer mais).
Abaixe o fogo, quando a bala estiver amarelinha prove o ponto.
Como provar o ponto: Retire uma colherada da bala, coloque em uma xícara de chá de água para esfriar, coloque embaixo da torneira aberta e estique, se quebrar já está bom.

2º etapa: Assim que o ponto estiver bom, desligue o fogo, espalhe a bala sobre uma pedra de granito ou mármore untado com margarina ou óleo.
Espere esfriar de forma que consiga esticar sem queimar as mãos. Junte a massa e comece esticar com as mãos ou num gancho até aumentar de volume e ficar bem branquinha.
Coloque sobre uma bancada, corte em pedaços de mais ou menos 20 cm, faça cordões da espessura de 1 cm e corte no tamanho desejado.

3º etapa: Espere secar e espalhe sobre a bala 1 vidro de leite de côco e 1 pacote de côco ralado, misture tudo e leve à geladeira em um recipiente tampado.

Tempo de Preparo: 40 min
Pronto: 1h 20 min
Rendimento: 1 kg



Bala de Goma
Ingredientes
4 envelopes de gelatina em pó sem sabor
1 kg de açúcar
1 colher de sopa de essência de baunilha ou outra, a gosto
corante à gosto
açúcar para polvilhar

Modo de Preparo
Dissolva 4 envelopes de gelatina em pó sem sabor em 2 copos (americano menos 1 dedo) de água.
Deixe repousar por um minuto.
Leve ao fogo mexendo sempre até desmanchar, sem ferver.
Acrescentar 1 kg de açúcar e deixar ferver. Junte 1 colher de sopa de essência e corante à gosto. Despejar em refratário untado.
Deixar de um dia para outro fora da geladeira. Descolar a "placa" de doce e levar a um recipiente com açúcar e cortar em cubos, com o auxílio de uma tesoura. Dispor em peneira e deixar secar por vários dias. Obs: Duram 10 dias fora da geladeira, sem derreter.
Tempo de Preparo: 20 min
Pronto: 72h
Rendimento: 60 balas médias
AddThis Social Bookmark Button