>

AMOR NATURAL CULINÁRIA

Este é o lugarzinho do AMOR NATURAL CULINÁRIA, TREINAMENTOS E SERVIÇOS. Aqui vou postar receitas, dicas de culinária nacional e internacional,enologia, etiqueta, economia doméstica e tudo de importante para os amantes da gastronomia, além de literatura, notícias importantes,fotos e desenhos e tudo que possa interessar aos amigos que me visitam ! Sejam bem-vindos !!

"Click here and translate this page to English language"

terça-feira, outubro 11, 2005

PIRÂMIDE ALIMENTAR E CUIDADOS COM A SAÚDE !! TAMBÉM É UMA RECEITA !!



Hoje eu estou pensativa e querendo só o bem dos meus amigos, afinal a vida não é só para comer, mas para ser vivida. Então além de receitas resolvi postar, algo conhecido mas que é bom ser lembrado, porque é importante. Veja se você está cuidando da saúde de seu corpo !! Se estiver, ótimo, se não estiver tanto assim, vamos melhorar!! Um beijão !! Muita saúde !!

A. Pirâmide Alimentar

Uma alimentação saudável pode ser resumida em 3 palavras chaves: equilíbrio, variedade e moderação.

Pensando em facilitar o emprego desses princípios, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos criou a Pirâmide alimentar, que divide os alimentos em seis grupos básicos e demonstra a forma mais correta de se alimentar em termos proporcionais.
Os grupos básicos da Pirâmide são:
1. Pães, cereais, massas e arroz
Esses alimentos fornecem carboidratos complexos e são importante fontes de energia. Cereais enriquecidos também fornecem ferro. Devem ser consumidos em várias refeições, já que são os principais fornecedores de energia do organismo. Por exemplo: no café da manhã, entram os cereais ou pães. No almoço e jantar, arroz, macarrão, batata, mandioquinha. Dessa forma, esse grupo acaba entrando naturalmente na alimentação em proporções adequadas.

2. Vegetais
Uma combinação desses alimentos fornecem fibras e inúmeras vitaminas e minerais, inclusive vitaminas A e C, folato, potássio e magnésio. Esses devem entrar nas principais refeições, em forma de saladas, refogados ou incorporados a outros pratos.

3. Frutas
Como os vegetais, as frutas oferecem uma grande variedade de nutrientes, inclusive Beta-caroteno, vitamina C, potássio, fibras. Deve entrar na alimentação em grande variedade, e são boas opções como complementos de lanches, sobremesas e sucos.

4. Leite e derivados
Os laticínios - como leite, queijos, iogurte - são a principal fonte de cálcio, responsável pelo crescimento dos ossos. Também fornecem proteínas, necessárias para o crescimento.

5. Carnes em geral, ovos e feijões Este grupo fornece a maior parte da proteína da alimentação, as quais são necessária pelo crescimento das crianças. São ainda fontes de vitaminas do Complexo B, ferro, fósforo, magnésio, zinco e outros minerais. Devem ser consumidas nas refeições principais, como almoço e jantar.

6. Alimentos ricos em gordura e açúcar
Este grupo inclui a margarina, manteiga, óleos, açúcar, chocolate e outros alimentos doces ou gordurosos. Uma pequena quantidade de gordura é necessária, por isso as fontes desses alimentos devem ser consumidas em proporções controladas, pois também fazem parte da formação de energia do crescimento, e também da formação hormonal. Porém, por serem altamente calóricas, grandes porções ou o freqüente consumo destes alimentos, inibem o apetite para alimentos mais saudáveis e podem promover a obesidade infantil.


B. A vida com qualidade

O termo qualidade de vida é sinônimo de viver bem.

Para isso é importante que você esteja com sua saúde física e mental afiadas.
Com o surgimento de produtos eletrônicos e as facilidades da vida moderna o indivíduo passou a se movimentar menos e comer mais.
Se movimentar menos pela facilidade de um controle remoto, serviços via internet, ou delivery, transportes ou facilidades de locomoção como escada rolante ou elevadores, etc.
Comer mais, primeiro pela diminuição do gasto, conseqüência da vida sedentária e consumo aumentado de produtos industrializados hipercalóricos.
Por exemplo, cada bolacha doce eqüivale à uma fatia de pão. Será que consegue comer um pacote de pão pela manhã em seu trabalho?
O stress também tem grande participação na diminuição da qualidade de vida, pois quem que trabalha em grandes centros urbanos passa por cobranças e competitividade constantes, além de não ter tempo para se alimentar corretamente ou praticar algum tipo de atividade física. Tudo isso e muito mais gera uma situação de alerta constante.
Para melhorar sua qualidade de vida você deve partir de alguns princípios:
Respire!!!
Não deixe que seus compromissos te atropelem;
Procure se comprometer somente com aquilo que realmente poderá cumprir;
Comece a pensar um pouco mais em você, naquilo que veste, fala, age e COME!!!
Durma pelo menos 6 horas mas com qualidade.
Procure desligar aparelhos eletrônicos como computador ou internet, no máximo uma música calma e nunca faça grandes refeições antes de dormir – isso te deixará ainda mais cansado.
Diminua tabaco e cafezinhos aumentando a ingestão de água!



C. Cuide do seu corpo!

1. Prefira os alimentos integrais, pois são ricos em fibras que ajudam no bom funcionamento do Intestino e inibem a absorção do excesso de gorduras e colesterol da dieta.


2. Faça várias refeições ao dia em pequenas porções. Para o corpo é mais fácil digerir pequenas refeições. Seu apetite será menor e o organismo mandará menos reservas para os depósitos de gordura.

3. Mastigar bem os alimentos. Esse processo permite que a chegada do alimento ao Estômago seja lenta, o que implica mais tempo de saciedade.

4. Evitar bebidas alcóolicas durante as refeições. O corpo ficará encarregado de queimar primeiro a álcool, pois este é tóxico ao organismo Enquanto isso, os demais nutrientes da dieta são armazenados nas reservas de gordura.

5. Evite o consumo de calorias vazias (doces, balas, açúcar refinado). O corpo utiliza uma parte como fonte de energia e o restante é acumulado na forma de gordura.

6. Evite sucos de frutas durante as refeições, principalmente laranja, pois aumentam o total calórico, e os nutrientes como vitaminas e minerais devem ser colocados nas saladas com menos calorias.

7. Beber no mínimo 2 litros de água ao dia. Hidrata o corpo, ajuda na eliminação de toxinas pelos rins, e auxilia na formação de enzimas que regulam a gordura corporal.

8. Ao fazer as refeições procure consumir primeiro as verduras e legumes, seguido dos demais alimentos. As fibras em contato com o Estômago acelera a liberação de enzimas digestivas, tornando mais fácil a digestão .

9. Evite alimentos dietéticos. Alguns não contém açúcar mas apresentam altos teores calóricos.

10. Queijo é rico em proteínas e apresenta teor variado de gordura. A quantidade de gordura pode ser percebida pela cor do queijo. Quanto mais amarelo, maior é seu teor de gorduras. Prefira queijos brancos.

11. Dê preferência por assados, cozidos ou grelhados. Preparações à milanesa (boi, frango ou peixe) somar até 100 calorias à mais.

12. Na hora da fome, procure alimentos saudáveis e de baixa caloria como uma fruta ou uma barra de cereais.

13. Numa festa ou jantar de negócios não saia de casa de estômago vazio. Faça uma refeição normal para não descontar a fome em porções de bolinhos de queijo, coxinha e outros salgados. Prefira preparações assadas e evite as frituras.

14. Na escolha entre carnes vermelhas e brancas, lembre-se que a Segunda opção é a escolha mais saudável, e menos calórico pela menor quantidade de gordura.

15. Para sobremesas evite preparações com chocolate, chantily e cremes. Prefira salada de frutas ou sorvete de frutas.

16. À noite tenha sempre uma refeição menor do que o almoço. Refeições calóricas antes de dormir são mais facilmente transformadas em gordura pois não são utilizadas rapidamente.

17. Se foi dormir tarde e der vontade de comer doces, prefira frutas secas (1/2 xícara), não tem gordura e o tipo de açúcar não é facilmente transformada em gordura.

18. Quando pensar em emagrecimento, pense na mudança da Composição Corporal, para melhor obter este resultado a atividade física coadjuvante com a dieta é muito bem recomendado.

19. A atividade física deve iniciar com uma caminhada leve de 3 à 4x na semana com uma duração de 30min. O ideal é ter o acompanhamento de um profissional de atividade física para poder trabalhar com a freqüência cardíaca ideal e Ter melhores resultados de metabolização da gordura.

D. Comece bem seu dia!

A ingestão de alimentos no período da manhã é muito importante para abastecer o organismo para a jornada diária.

Durante à noite, seu organismo continua trabalhando e ao acordar, seu “tanque” de combustível já está quase vazio.
Se você não tem o costume de fazer essa refeição, tome algum líquido como suco de frutas ou leite e derivados (iogurte, fermentados), inclusive de vegetais (leite de soja ou arroz), para uma oferta mesmo que pequena de alimentos e energia. Isto também ajudará como estímulo para a digestão, para as outras refeições do dia não causarem desconfortos.
Uma caminhada, se possível diária previne doenças degenerativas e mantém você mais animado e bem disposto. Mas não a faça em jejum. Alimente-se antes com alguma fonte de carboidratos (bolachas, porções pequenas de pães) ou uma fruta.
AddThis Social Bookmark Button