>

AMOR NATURAL CULINÁRIA

Este é o lugarzinho do AMOR NATURAL CULINÁRIA, TREINAMENTOS E SERVIÇOS. Aqui vou postar receitas, dicas de culinária nacional e internacional,enologia, etiqueta, economia doméstica e tudo de importante para os amantes da gastronomia, além de literatura, notícias importantes,fotos e desenhos e tudo que possa interessar aos amigos que me visitam ! Sejam bem-vindos !!

"Click here and translate this page to English language"

quarta-feira, novembro 23, 2005

BOLOS 5 - DICAS IMPORTANTES


BOLOS
OUTRAS DICAS IMPORTANTES
1. Para bolos de chocolate, depois de untar a fôrma com margarina, você pode polvilhar com chocolate em pó em vez de farinha de trigo.

2. O ideal é peneirar os ingredientes secos três vezes seguidas. Faça assim sempre que tiver tempo.

3. Ovos e gordura em maior quantidade são sinônimo de bolo macio e aerado, por isso, use sempre ovos grandes.

4. Para aromatizar seus bolos, utilize essência de baunilha, nozes, suco de laranja, café, essência de amêndoas, cravo, gengibre em pó, canela em pó, coco, raspas de limão ou de laranja, etc.

5. Se o bolo que está assando ficou muito corado, mas ainda está cru no centro, cubra com papel alumínio (com a parte brilhante voltada para o alimento – sempre!) e volte ao forno até assar completamente.

6. Fique atento às condições do fermento! Guarde fora da geladeira, longe da luminosidade e da umidade. Respeite rigorosamente o prazo de validade.

7. A massa do bolo deve preencher apenas metade ou até 2/3 da fôrma, para o bolo não vazar da fôrma durante o crescimento.

8. Após retirar o bolo do forno, espalhe um pouco de farinha de trigo sobre a massa. Este procedimento elimina o cheiro de ovo.

9. Bata as claras em neve somente até ficarem firmes. As claras que são batidas além do necessário podem ressecar a massa do bolo.

10. Utilize formas e assadeiras adequadas ao tamanho da receita. Assadeiras muito grandes para a quantidade da massa resultam em bolos murchos.

11. A quantidade de recheio deve ser menor nas laterais do bolo.

12. O ideal é assar, sempre, os bolos no centro do forno, e sempre com ele pré-aquecico.

13. Quebre sempre os ovos separadamente e nunca no recipiente onde estão os outros já quebrados. Isso evita que, por causa de um ovo estragado, perca-se todo o resto.
Desconfie daqueles que apresentam a gema desmanchada. Prefira sempre os ovos frescos.

14. Batendo a massa: Na hora de fazer um bolo, bata apenas durante o tempo indicado na receita. Se bater demais, ele poderá rachar enquanto estiver assando.

15. Bolo no aro: Alguns bolos, obrigatoriamente devem ser montados em fôrmas com aros. Todos os outros também podem ser montados da mesma forma. Assim é possível ter um bolo com mais recheio e menos massa.

16.PARA DESENFORMAR: Se você estiver com dificuldades para desenformar uma massa que grudou, coloque um pano molhado e bem torcido sob a fôrma. Deixe-o durante alguns minutos e, depois, tente desenformar novamente.
17. Para que o bolo não grude no prato onde será desenformado e decorado, polvilhe a superfície com açúcar de confeiteiro.
AddThis Social Bookmark Button