>

AMOR NATURAL CULINÁRIA

Este é o lugarzinho do AMOR NATURAL CULINÁRIA, TREINAMENTOS E SERVIÇOS. Aqui vou postar receitas, dicas de culinária nacional e internacional,enologia, etiqueta, economia doméstica e tudo de importante para os amantes da gastronomia, além de literatura, notícias importantes,fotos e desenhos e tudo que possa interessar aos amigos que me visitam ! Sejam bem-vindos !!

"Click here and translate this page to English language"

domingo, novembro 13, 2005

TORTA DE NOZES PARA BETE!!


Oieeee!! Esta receita é para atender um pedido da amiga Bete Carloni, assídua frequentadora deste blog, que me solicitou algumas receitas e venho pagando gradativamente. Existem muitas receitas de Tortas de Nozes, mas esta para mim é a melhor, com a opção de recheios a gosto, que também se variam muito.
Na próxima postagem vou complementar os pedidos, com o Stronoff de Nozes, que serve como sobremesa e como recheio e cobertura de torta de nozes. Um beijo, anote e aproveite!!

TORTA DE NOZES

Bolo:
- 4 colheres de sopa de manteiga
- 1 xícara de nozes raladas
- 6 ovos

- 2 xícaras de açúcar
- 1 ½ xícara de farinha de rosca

- 1 ½ xícara de farinha de trigo
- 1 xícara de suco de laranja

- 1 colher de sopa de fermento em pó
-1 colher de café de café de casca de limão

Modo de Preparo do Bolo:
Bata em creme o açúcar com a manteiga e casca de limão. Junte as gemas, uma a uma, e, sempre batendo, vá adicionando o suco de laranja, o fermento peneirado com as farinhas de rosca e de trigo, as claras em neve e , por último, as nozes raladas. Estando a massa abrindo bolhas, deite numa forma redonda (nº30), bem untada com manteiga e polvilhada com farinha de rosca. Asse em forno quente nos primeiros 10 minutos e termine de assar em forno moderado. Desenforme morno e deixe esfriar. Faça mais dois bolos como este.

Recheio:
Baba-de-moça:

- ½ k de açúcar
- 1 vidro de leite de coco
- 1 colher de sopa de manteiga

- 1 ovo inteiro
- 5 gemas

Modo de Preparo Recheio:
Faça com o açúcar e duas xícaras de água, uma calda em ponto de fio. Junte manteiga, retire do fogo e deixe esfriar. Misture o ovo inteiro com as gemas e o leite de coco, passe duas vezes por peneira fina e misture à calda depois de fria. Leve ao fogo brando, mexa sempre com uma colher de pau, até engrossar e começar a aparecer o fundo da panela.

Montagem do bolo:
Coloque um dos bolos em um prato, corte no sentido horizontal, retire com cuidado a parte de cima e espalhe, sobre a que ficou no prato, camada de baba-de-moça e nozes picadas. Coloque no lugar a parte retirada, acerte bem e espalhe por cima outra camada de baba-de-moça e nozes picadas.
Coloque o segundo bolo e proceda da mesma forma, como para o primeiro. Depois de acertado, cubra com o restante da baba-de-moça e nozes. Ponha o terceiro bolo e recheie com o restante da baba-de-moça e nozes.

Cobertura:
- 3 xícaras de açúcar
- 4 colheres de sopa de manteiga
- 7 colheres de sopa de leite

- 1 xícara de chocolate ou Nescau
- 1 pitada de sal

- 1 colher de café de essência de baunilha

Misture todos os ingredientes. Leve ao fogo brando e mexa sempre, até engrossar e ficar brilhante. Estando pronto, retire do fogo, bata até amornar e espalhe sobre o bolo todo. Antes do glacê endurecer, enfeite com as nozes em metades ou inteiras.


DICA IMPORTANTE:
O RECHEIO E A COBERTURA PODEM SER ALTERADOS.
NA PRÓXIMA POSTAGEM PUBLICAREI O STROGONOFF DE NOZES, UTILIZADO PARA ESTE FIM E SOLICITADO PELA BETE.
AddThis Social Bookmark Button