>

AMOR NATURAL CULINÁRIA

Este é o lugarzinho do AMOR NATURAL CULINÁRIA, TREINAMENTOS E SERVIÇOS. Aqui vou postar receitas, dicas de culinária nacional e internacional,enologia, etiqueta, economia doméstica e tudo de importante para os amantes da gastronomia, além de literatura, notícias importantes,fotos e desenhos e tudo que possa interessar aos amigos que me visitam ! Sejam bem-vindos !!

"Click here and translate this page to English language"

sexta-feira, dezembro 16, 2005

NATAL - TRADIÇÕES ITALIANAS - PANETONE / PANDORO!!


Olá amigos!! Que saudades nesta sexta-feira!! Estou aqui fazendo uma homenagem aos meus visitantes italianos, e ao mesmo tempo atendendo um pedido de receita de PANDORO, cuja tradição na Itália é abordada abaixo, assim como receitas para criação do mesmo em casa!! Deixo de postar receitas de PANETONE, visto que já postei anteriormente, de todos os tipos (salgados, doces, light, chocolate, etc..), caso desejem verificar é só acessar os arquivos de Novembro/Dezembro. Um beijo para os italianos e todos os amigos!!


As festas tradicionais de fim de ano na Itália:

Natale * - Capodanno * - Epifania *

Talvez o período entre o final de dezembro e inicio de janeiro seja na Itália o mais rico em eventos tradicionais com festas de grande importância - inclusive pelo significado religioso - que "agitam" a Itália toda, de norte a sul.
Cerca de um mês antes do dia de Natal, o italiano já entra no clima: as ruas - especialmente aquelas de grande movimento comercial - são decoradas com motivos natalinos; as vitrines das lojas exibem suas mercadorias quase que mergulhadas em mil chumaços de algodão numa imitação de neve, bolas de vidro ou plástico coloridas, luzes piscando e quanto possa ser imaginado numa decoração que quer repassar alegria e felicidade.
Nas esquinas não è difícil encontrar os ambulantes que num especial braseiro assam as "caldarroste"
* que são vendidas por unidades.Hoje este tipo de comercio foi se modernizando e o simpático velhinho sentado numa caixa de madeira e que abana as brasas e revira as castanhas na assadeira para que não queimem, aproveitando a luz da rua ou da loja ao lado para iluminar seu local de trabalho quase não existe mais.Aos poucos estas figuras característica e suas rudimentais ferramentas estão passando para historia e ficam nas lembranças dos mais velhos.O vendedor, sentado numa cômoda cadeira dobrável, cuida da sua mercadoria exposta sobre um moderno balcão (dobrável: afinal é sempre um ambulante) de aço inox e iluminado por potentes lâmpadas fluorescentes alimentadas por um pequeno gerador.Mudam os tempos, pode até mudar a forma, mas a tradição resiste.
Enquanto isso, acima do barulho típico de qualquer rua com grande movimento, pode se ouvir bem baixinho e depois sempre mais alto conforme o transeunte se aproxima, o agradável som dos "zampognari"
* que com seus instrumentos construídos de forma artesanal tocam as musicas natalinas mais tradicionais da península e do mundo.
Neste clima todo de alegre festança o italiano se prepara para o dia que abre as recorrências de fim de ano: Natal.Quanto mais próximo, maior a correria para procurar aquela lembrancinha para colocar debaixo da arvore.O pinheiro decorado não falta em casa nenhuma. E ao lado dele não è raro encontrar um "presepe"
*. (ao final deste texto, algumas notas)A família toda se reúne para o "cenone" * da noite de Natal (geralmente na casa da nonna).Os pratos ricos e variados são muitos e mudam um pouco dependendo da região. O cordeiro e o peru são os mais tradicionais. Frutas de todos os tipos decoram a mesa e se destacam sobre a toalha vermelha.

Os doces são vários e não faltam o panettone
* , o pandoro *e o torrone *.
PANETONE (Receitas já postadas)

Na Itália, o PANDORO divide as atenções com o panettone.

PANDORO, em português, significa “pão de ouro”, nome dado devido à cor da massa, carregada de gemas. A receita original é dificílima e, por isso, está restrita às confeitarias de proporções industriais. A receita abaixo é a sua variação caseira. Os Pandoros podem ser servidos acompanhados de sorvetes (vide sugestão abaixo da receita do Pandoro), cremes ou como a criatividade mandar. Na forma é mais alto do que o panetone e lembra a ponta de uma estrela de árvore de natal coberta pela neve (forma tradicional italiana, se voce não tiver o modelo pode usar outro que mais convier):

I. PANDORO CASEIRO

Ingredientes- 200g de manteiga- 4 gemas de ovos- 150g de açúcar- 1 colher de sopa de brandy (conhaque)- 1 pitada de sal- Suco de meio limão- 300g de farinha de trigo- 2 colheres de sopa de açúcar vanilhado- 4 claras de ovos, batidas em neve- Casca ralada de meio limão- 1 colher de sopa de fermento em pó- Manteiga para untar e farinha de trigo para polvilhar a fôrma- Açúcar de confeiteiro para polvilhar o bolo- Cerejas para decorar

Modo de Preparo:

Bata a manteiga até ficar cremosa. Juste as gemas até obter um composto homogêneo e leve. Misture açúcar, o brandy, o sal, o suco de limão aos poucos, a farinha, o açúcar vanilhado e bata por quinze minutos. Acrescente devagar a clara em neve, a casca de limão e o fermento. Unte e enfarinhe a fôrma do bolo, no formato de cone estrelado (a tradição recomenda que tenha oito pontas). Encha a fôrma com a massa até a metade e deixe-a descansar por 15 minutos. Asse o pandoro por 40 minutos em forno quente.

Retire-o da forma e decore-o com motivos natalinos e cerejas. (vIDE ILUSTRAÇÃO ACIMA)

II.SOBREMESA NATALIZIA COM PANDORO E SORVETE

Ingredientes:

um panetone tipo pandoro

sorvete de creme

meringa

modo de Preparo:

Cortar o fundo do pandoro e reserve. Escave o centro e recheie com o sorvete. Colocar a tampa e decorar com bico de confeiteiro com a meringa. levar ao forno alto por 15 minutos, depois de frio leve a geladeira.

Meringa

a meringa serve como isolante para o sorvete

100 gramas de clara de ovos

200 gramas de açucar

Bater até formar um suspiro.

TERMINO DA CEIA DE NATAL

Terminando a ceia o pessoal da casa aguarda a meia noite jogando tombola ou outros jogos de cartas.A missa da meia noite é uma etapa quase que obrigatória de um povo religioso como o italiano.No dia seguinte, ao meio dia, a festa continua com um almoço não menos rico de pratos; tudo naturalmente regado com aquele vinho que ficou guardado para os grandes eventos.
O dia seguinte, Santo Stefano, é já mais calmo: o pessoal se recupera da ressaca para voltar ao trabalho (no dia 27).
Mas é uma trégua que dura pouco!
Dia 31 de dezembro... a passagem de ano já está aí.

O "Presepe" *

No período que antecede o Natal, e até alguns dias depois da befana a arvore de natal é parte da decoração das casas, ruas, lojas: uma coisa comun no mundo inteiro.Por outro lado, o presepe não pode faltar das comemorações natalinas dos italianos, especialmente das regiões centro e sul, como expressão de antiga tradição religiosa. "Invenção" de São Francesco de Assis, é através da maquete de uma paisagem que reproduz o local de nascimento de Cristo, com montanhas, rios, casas, animais e os personagens representados por estatuetas, que é lembrado o maior fato histórico da cristiandade.Através do presepe é reconstruída a historia do nascimento de Jesus. Antes do Natal, inclusive nas igrejas, a maquete parece ter vida.Em uma primeira etapa, somente algumas estatuetas são colocadas, depois, conforme se aproxima o dia 25, São José, Maria, e no dia de Natal o Menino Jesus.Os Reis (conforme o tamanho da maquete) antes no fundo, vão se "aproximando" da gruta, até que no dia 6 estarão no local oferecendo seus presentes.
Na Itália o presepe mais antigo é aquele de Arnolfo di Cambio (1280), na Basílica de Santa Maria Maggiore em Roma.Esta tradição se tornou tão marcante que a construção de um presepe, como a fabricação das estatuetas viraram uma arte muito requisitada até por colecionadores.As estatuas são produzidas por artesas em varias cidades italianas, mas é em Napoli que são encontrados peças consideradas verdadeiras obras de arte.Alguns artistas constróem maquetes em que as estatuas se movem, a água do riacho é movimentada por uma pequena bomba, e a fumaça sai das chaminés das casas. . .
Em alguns locais da Itália são famosos os eventos em que os personagens são de verdade e, verdadeiros atores e comparsas (inclusive animais) relembram a historia do nascimento de Jesus.Em Rovisondoli acontece todos os anos o maior Presepe vivo, mas a cena se repete em outras localidades italianas (Pievefavera, p/ex.) com grande participação da população: um enorme teatro ao ar livre para a comemoração de um grande acontecimento.

Textos e pesquisa: Stefano Ghisio-Erba
Bibliografia: Enciclopedia Zanichelli

GLOSSÁRIO DOS TEXTOS APRESENTADOS:

Natale = Natal, geralmente usado para indicar o dia 25 de Dezembro. N - Usado na Itália como nome próprio de pessoa (masculino).

Capodanno - Primeiro dia do ano. C - é usado para indicar o período que antecede o primeiro dia do ano. (Notte=noite di C- , p/ex.)

Epifania - Na tradição cristã ocidental, festa que comemora a visita dos Reis á gruta de Betlem.

Caldarrosta - Castanha assada (geralmente na brasa) usando uma frigideira furada.

Zampognaro - Quem toca a zampogna
*. Se usa o termo Z - para indicar também o grupo de pessoas que nas ruas tocam motivos natalinos. O grupo é composto por um zampognaro e um ou dois flautistas.

Presepe ou presepio - indica geralmente a reconstrução do nascimento de Jesus através de uma maquete onde são colocadas estatuas dos personagens que viveram o evento.

Cenone - aumentativo de "cena" = ceia. É usado para realçar a importância do evento. Geralmente usado como sinonimo da ceia de Natal e fim de ano.

Panettone - Típico doce de Milão, feito com farinha, ovos, manteiga, açucar, uva passa e fruta cristalizada

Pandoro - Típico doce da cidade de Verona.

Torrone - Doce de amendoas torradas com mel, açucar, clara de ovo. Esiste T - de chocolate.
AddThis Social Bookmark Button