>

AMOR NATURAL CULINÁRIA

Este é o lugarzinho do AMOR NATURAL CULINÁRIA, TREINAMENTOS E SERVIÇOS. Aqui vou postar receitas, dicas de culinária nacional e internacional,enologia, etiqueta, economia doméstica e tudo de importante para os amantes da gastronomia, além de literatura, notícias importantes,fotos e desenhos e tudo que possa interessar aos amigos que me visitam ! Sejam bem-vindos !!

"Click here and translate this page to English language"

sábado, julho 15, 2006

DIA 10/07 - DIA DA PIZZA - VOCÊ CONHECE A HISTÓRIA DA PIZZA??

Amor Natural

Amor Natural

10/07 - DIA MUNDIAL DA PIZZA
VAMOS FALAR DESTA UNANIMIDADE DA CULINÁRIA??
Era uma vez...
A história da pizza é mais antiga do que parece e ao contrário do que se pensa, não foram os italianos que inventaram o prato. Babilônios, hebreus e egípcios são apontados como os primeiros a misturar trigo e água em uma massa assada em forno rústico.Isso há mais de 5000 anos. Chamada de " Pão de Abraão", a primeira versão da pizza era muito parecida aos pães árabes conhecidos hoje.

Amor Natural


Azeite e Ervas
Diferente do que conhecemos hoje, os únicos ingredientes permitidos nesses primórdios da pizza eram as ervas da região e o azeite de Oliveira, muito comum no dia a dia da regiãoDiferente do que conhecemos hoje, os únicos ingredientes permitidos nesses primórdios da pizza eram as ervas da região e o azeite de Oliveira, muito comum no dia a dia da região.

Amor Natural


E veio o tomate...
Há muitos séculos atrás, foi a vez dos italianos da cidade de Nápoles se apaixonarem pela pizza. Foram eles que resolveram acrescentar á pizza o tomate, uma verdura plantada na América e levada para a Europa pelos conquistadores espanhóis, mas a pizza ainda não tinha a forma como é conhecida hoje. No início era dobrada ao meio, como se fosse um suculento sanduíche.

Amor Natural


UMA PIZZA PARA A RAINHA
Os ricos de Nápoles transformaram a criação de novos sabores em uma tradição familiar. Na segunda metade do século XIX, um padeiro italiano chamado Raffaele Esposito, foi convocado para servir os rei Humberto e sua esposa. Para homenagear a rainha e seduzir o rei, Esposito criou a Pizza Margherita. Misturou o branco da mussarela, o vermelho do tomate e o verde do manjericão. Uma pizza com as cores da bandeira Italiana.

Amor Natural


A CONQUISTA DO MUNDO
No início dos século XX, a pizza chega com força aos Estados Unidos pelas mãos dos imigrantes. Elas podem ser encontradas em pequenas padarias e pequenos cafés, de bairros em cidades com grande populações de
italianos como New York e Chicago. A Segunda Guerra também foi decisiva para a popularização da Pizza. Nessa
época, ela já fazia parte do cardápio dos soldados americanos que combatiam pelo mundo afora.

Curiosidades:
- Foi em New York que a pizza começa a virar uma iguaria mundial. A primeira pizzaria surge em 1905, graças aos imigrantes que chegam;
-No início, a pizza era dobrada ao meio e podia ser comida como se fosse um sanduiche;
-A entrega da Pizza Margherita para os reis italianos foi o primeiro serviço de Delivery conhecido.

Amor Natural


JÁ POSTAMOS AQUI NO AMOR NATURAL VARIADAS RECEITAS DESTE FAMOSO PRATO, HOJE VAMOS APRESENTAR RECEITAS BÁSICAS, QUE VOCÊ PODERÁ VARIAR A GOSTO, DOCES OU SALGADAS, USANDO A SUA IMAGINAÇÃO!! BOM APETITE!!

Amor Natural


MASSA BÁSICA DE PIZZA
Ingredientes:
1 tablete de fermento biológico
2 ½ xícaras de chá de farinha de trigo
sal, óleo, leite (opcional)
Preparo:
Coloque o fermento em uma tigela, junte ½ xícara de chá de água morna e mexa para dissolver bem o fermento.Coloque a farinha de trigo peneirando-a sobre uma superfície, faça um buraco no meio e tempere com um pouco de sal. Acrescente o fermento e misture com um garfo ou com as mãos. Não pare de mexer juntando aos poucos ½ xícara (chá) de água morna.
Feito isso, trabalhe a massa até ela ficar consistente e elástica. Faça uma cruz na superfície, cubra com um pano e deixe descansar por mais ou menos umas 2 ou 3 horas, dependendo da temperatura ambiente. Após esse tempo, coloque a massa, de preferência, sobre uma pedra polvilhada de farinha de trigo amassando-a ligeiramente com o rolo de macarrão. Unte uma assadeira com manteiga ou azeite e abra a massa empurrando-a bem para que não fique um bolo (grossa demais).
Observação:
Está porção dá para umas 4 pessoas.
Leva-se uns 15 minutos para fazer, e 3 horas de esperar. Por isso faça com bastante antecedência.

MASSA FINA E CROCANTE
Ingredientes:
(Quantidade para cerca de 6 discos de pizza fina de 30 cm ou 8 de 25cm)
4 xícaras de farinha de trigo
8 a 10 colheres de sopa de azeite de oliva ou óleo vegetal
1 ovo
45 g de fermento de padaria (Fleishmann)
250ml de cerveja*
sal a gosto
*a cerveja pode ser substituída por água, e o ovo pode ser suprimido, embora dê uma boa liga à massa.
Modo de fazer:
Esquente a cerveja (ou a água) a mais ou menos 36 graus (para saber ao certo, sinta se está na temperatura do corpo); Junte o fermento à cerveja, até que se dissolva completamente (antes de adicionar o fermento, tire um pouco do gás da cerveja, para evitar que transborde); Coloque a farinha de trigo numa tigela grande*, junte o sal e misture bem; Abra um buraco no meio farinha e despeje a mistura do fermento com a cerveja dentro, cobrindo com a farinha. Deixe descansar assim por uns minutos; Adicione o ovo batido e o azeite de oliva, misture bem até que forme uma massa bem homogênea. Quando a massa começar a se soltar da tigela, tire-a de dentro, e passe a amassá-la em cima de uma pedra mármore, de preferência, até que esteja completamente lisa e homogênea; Unte uma tigela grande com óleo ou azeite, coloque a massa dentro e cubra com filme plástico para não secar, deixando uma folga para a massa crescer; Coloque a tigela dentro de um saco plástico e feche-o completamente. Ponha para repousar em algum lugar abafado, como dentro de um forno frio e desligado, por exemplo. Deixe descansar de 4 a 6 horas.
Opcional: Após a massa descansar por volta de uma hora e meia, retire-a de dentro da tigela e volte a amassá-la até que se reduza ao tamanho original. coloque em seguida na tigela conforma mencionado acima, e deixe descansar de 4 a 6 horas.

MASSA DE PIZZA (Alternativa II)
Tempo de Preparo: 40 minutos
Rendimento: 2 pizzas de 30 cm de diâmetro
Ingredientes
- 2 e 1/2 xícaras (chá) de fariha de trigo
- 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
- 1 e 1/2 colher (sopa) de fermento Fleischmann
- 1 xícara (chá) de água morna
Modo de Preparo
Coloque a farinha de trigo em uma tigela e misture o azeite. Dissolva o fermento na água morna e incorpore à farinha, misturando bem com uma colher de pau e uma espátula de plástico. Depois trabalhe com as mãos, até obter uma massa um pouco pegajosa. Forme uma bola com a massa, cubra com um guardanapo e deixe repousar em lugar quente por 30 minutos até crescer. Trabalhe um pouco a massa com as mãos, levemente enfarinhadas, e forme uma bola. Divida-a do meio e amasse ligeiramente cada metade, obtendo dois círculos espessos.


PIZZA DE HOT DOG
Tempo de preparo: 30 minutos
Rendimento: 4 pessoas
Ingredientes:
150 gr de mussarela ou requeijão
5 salsichas grandes sem tempero
1 lata de molho de tomate temperado para pizza pimenta do reino ( opcional )

Modo de Preparo:
Prepare a massa de pizza colocando-a sobre uma superfície polvilhada com farinha e abra-a ligeiramente com o rolo. Feito isto, coloque numa assadeira untada com azeite ou óleo. Distribua por cima o molho de tomate como uma colcha, espalhando-o bem de acordo com o gosto de cada um. Pode-se jogar uma pitadinha de orégano. Coloque a mussarela ou requeijão, distribuindo-a de maneira a cobrir a superfície e o molho. Tire a pele das salsichas e corte-as em fatias no sentido do comprimento. Coloque as salsichas sobre a mussarela.
Por fim, leve ao forno pré-aquecido ( 220 graus ) e deixe assar por uns 20 minutos. Depois, abaixe um pouco a temperatura do forno para uns 180 graus e deixe por mais 10 minutos. Nunca deixe de olhar a pizza, porque os tempos dependem da espessura da massa que você fez. Estes tempos são para massa média. Sirva quente.

PIZZA DE BANANA
Ingredientes:
Banana, açúcar e canela.
Porção: 3 a 4 pessoas
Abra a massa com um rolo, depois coloque as fatias de banana bem espalhadas até preencher todos os espaços.
Em seguida acrescente o açúcar e a canela. Leve ao forno pré-aquecido ( 220 graus) e deixe assar por mais ou menos 15 minutos, sempre observando para não queimar as bananas.

Amor Natural


Pizza Enrolada (Liquidificador)
Ingredientes da Massa:
1 1/2 xícara (chá) de leite morno
1 ovo
1 tablete de fermento para pão
1 colher (sobremesa) de açúcar
1 colher (chá) de sal
1/2 xícara (chá) de óleo
2 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
Modo de Preparo:
No copo do liquidificador, coloque o leite morno, o ovo, o fermento esfarelado, o açúcar, o sal e o óleo. Bata. Desligue e transfira para uma tigela. Acrescente a farinha aos poucos, batendo sempre que for acrescentada. Abra bem grande e fininha e recheie como quiser. Depois enrole igual a rocambole, pincele com gema e ponha num prato de pizza untado com margarina. Deixe no forno até dourar a massa. Se a massa abrir na hora que estiver assando não tem problema.
Rendimento: 2 pizzas enroladas

Fontes:
Planeta Pop-Pizza / curitibapizza.com.br / bemcomer.com.br

AddThis Social Bookmark Button