>

AMOR NATURAL CULINÁRIA

Este é o lugarzinho do AMOR NATURAL CULINÁRIA, TREINAMENTOS E SERVIÇOS. Aqui vou postar receitas, dicas de culinária nacional e internacional,enologia, etiqueta, economia doméstica e tudo de importante para os amantes da gastronomia, além de literatura, notícias importantes,fotos e desenhos e tudo que possa interessar aos amigos que me visitam ! Sejam bem-vindos !!

"Click here and translate this page to English language"

quinta-feira, setembro 08, 2005

COMPOTAS ( 2 ) - FIGOS EM CALDA !!


Continuando a série solicitada por vários amigos, inicio a quinta-feira postando uma compota - Figos em calda, fácil de fazer, e uma delícia com queijo de minas ou requeijão. Aproveite esta, porque vem muito mais por aí. Um beijão !!!

Figos em Calda

1kg de figos verdes
5 xícaras de chá de açúcar
4 cravos da índia
2 pedaços de canela em pau
4 xícaras de chá de água

Modo de Preparo

Lave bem os figos, faça um pequeno corte em cruz no fundo de cada um e retire os cabinhos. Coloque em uma panela grande, cubra com água fria, leve ao fogo alto e deixe ferver.
Cozinhe por 20 minutos.
Tire os figos do fogo, escorra bem e deixe esfriar.
Coloque em um saco plástico e os deixe no freezer por 2 horas (ou até ficarem congelados). Passe os figos em água corrente, esfregando um a um com as mãos para soltar a pele. Lave novamente e deixe escorrer bem. Reserve.
Enquanto isso, faça a calda : Coloque a água, o açúcar, os cravos e a canela em uma panela grande. Leve ao fogo alto e mexa sempre, até ferver. Pare de mexer e cozinhe até a calda ficar em ponto de fio grosso.
Acrescente os figos, deixe ferver e cozinhe por 30 minutos.
Tire do fogo e deixe esfriar na calda até o dia seguinte.
Coloque novamente no fogo e assim que ferver, cozinhe por mais 40 minutos.
Tire do fogo e deixe esfriar.
Prove um figo ele tem que estar macio, caso contrário, leve novamente ao fogo por uns 20 minutos.
Espere esfriar, coloque os figos em vidros esterilizados, cubra com a calda. Deixe sempre um pequeno espaço de expansão.
Feche com tampas esterilizadas.

Tempo Preparo: 2 horas
Tempo Pronto: 48 horas
Rendimento: 10 porções
AddThis Social Bookmark Button