>

AMOR NATURAL CULINÁRIA

Este é o lugarzinho do AMOR NATURAL CULINÁRIA, TREINAMENTOS E SERVIÇOS. Aqui vou postar receitas, dicas de culinária nacional e internacional,enologia, etiqueta, economia doméstica e tudo de importante para os amantes da gastronomia, além de literatura, notícias importantes,fotos e desenhos e tudo que possa interessar aos amigos que me visitam ! Sejam bem-vindos !!

"Click here and translate this page to English language"

sábado, outubro 01, 2005

AÇUCAR SWEET SUGAR AND LOVE !!


Bom dia !! Bom Sábado !! É ótimo estar aqui com vocês de novo, e neste dia é possivel dedicar mais tempo para o blog na Web, e isto para mim é ótimo!!
Eu iria começar as Técnicas Básicas para preparar geléias, compotas e conservas, tão solicitadas por várias amigas, que engloba esterilização, embalagem, vedação, etiquetagem e todas as informações necessárias para completar este assunto, porém não seria viável antes de falarmos do ingrediente principal deste assunto - O açúcar. Acho que vocês vão gostar de adoçar o sábado com este assunto!! Mais tarde voltarei com aquelas receitinhas fáceis e rápidas para fazer e comer vendo um filme com seu amor !! Beijinhos, até já!!

AÇÚCAR
Dizem as lendas que o açúcar sólido, obtido pela evaporação do caldo de cana foi descoberto na Índia, lá pelo século III. Mas foram os povos árabes que o introduziram em grande escala na alimentação, inventando as amêndoas e nozes açucaradas, os doces de figo e laranja e os marzipans.
Ao conquistar a península ibérica, no século XV , levaram com eles a cana de açúcar, juntamente com muitas das árvores que davam as frutas utilizadas nos doces. De Portugal e Espanha a cana de açúcar veio para as Américas pela mão dos conquistadores.
No Brasil, a cana foi o esteio da economia durante a colônia e ainda hoje é um dos principais produtos agrícolas do País, principalmente em Pernambuco, Alagoas e interior do Estado de São Paulo.
Segundo Gilberto Freire "o açúcar adoçou tantos aspectos da vida brasileira, que não pode ser separado da civilização nacional". Doçura é sinônimo de meiguice. É doce o que é bom, agradável. Não há festa ou comemoração sem doces, muitos doces.
O açúcar mais consumido entre nós é o açúcar branco, refinado. Para a preparação de doces e compotas usa-se também o açúcar cristal , que é o açúcar branco sem refinar. Alguns doces tradicionais pedem o açúcar mascavo ou a rapadura, derivados do caldo da cana sem refinar.
Muitos dos doces hoje considerados tradicionalmente brasileiros são de origem portuguesa. Conta-se que nos conventos era costume utilizar a clara de ovo para engomar os impecáveis hábitos brancos das freiras, e como sobravam muitas gemas, as religiosas começaram a fazer quindins, bombocados, pudins, papos de anjo, manjar do céu, e tantas outras delícias que levam uma infinidade de ovos.
Verdadeiras donas das cozinhas das fazendas, as negras quituteiras foram incorporando à tradição lusitana de preparar doces as frutas nativas, a farinha de mandioca, o fubá, a abóbora, o cará, a banana, enriquecendo grandemente o repertório de sobremesas.

Depois, os imigrantes de outras nações européias foram contribuindo para a variedade da confeitaria brasileira com as mousses, os sorvetes, as "bavaroises" e "charlottes", os "suguli", os "crustoli", os "apfellstrudels", e tantas outras delícias.

De uns tempos para cá, o açúcar tem sido considerado um dos grandes vilões da silhueta, principalmente feminina, sendo completamente banido dos regimes de emagrecimento. Seu valor nutritivo é considerado muito baixo, seu alto teor de calorias é considerado como "calorias vazias".
Os adeptos de uma alimentação natural consideram o açúcar refinado um verdadeiro veneno e recomendam o uso de açúcar mascavo ou melado para a confecção de doces.
Mas, apesar disso tudo , os doces continuam sendo as sobremesas preferidas por crianças, jovens, adultos e idosos e consumidos em larga escala em todas .

Com açúcar podemos fazer balas, bolos, tortas, biscoitos geleias, compotas, doces de massa, pudins, mousses, sorvetes, gelatinas, glacês, etc, etc...

TIPOS DE AÇUCAR
Refinado: Apresenta cor branca e cristais finos. De fácil dissolução, é o mais uytilizado na culinária, no preparo de bolos, tortas doces e para adoçar café, chás, sucos, bebidas, etc.

De confeiteiro: é obtido da moagem do açúcar refinado, com o acréscimo de 3% de amido, para evitar a agregação dos cristais. É branco e bastante fino. É usado largamente em confeitaria, tanto no preparo das receitas, como na finalização, com excelentes resultados.

Cristal: Não passa por algumas fases do refino, o que resulta em pequenos cristais de cor branca. É encontrado também em cubos, obtidos a partir da compressão com xarope de açúcar, a fim de manter os cristais úmidos.

Mascavo: é a forma não refinada, de cor marrom e sabor parecido com o da rapadura.

Demerara: de cor similar ao mascavo, passa pelo processo de secagem, em que há maior perda de água e é mais concentrado, razão de ser mais doce.

Invertido: é um xarope feito a partir do açúcar comum. É obtido pela ação de ácidos e uma enzima na sacarose, o que resulta na quebra de molécula de sacarose em glicose e frutose. Melhora o processo de produção de refrigerantes, biscoitos, sucos, sorvetes, molhos e doces em geral. Seu uso na fabricação de balas, evita a cristalização do açúcar.

Impalpável: é geralmente feito com açúcar de confeiteiro moído ao qual se adiciona fécula de milho. Sua textura é bem mais fina que o de confeiteiro. Para fazer em casa, bata no liquidificador 500g de açúcar de confeiteiro e junte 3 colheres(sopa) de amido de milho. É um dos ingredientes da massa americana, muito usada no preparo de bolos e docinhos decorados.

Açúcar aromatizado:
Com baunilha: Coloque duas favas de baunilha em um pote de açúcar (com 2 Kg no máximo) e deixe tomar gosto por duas semanas, no mínimo. Durante este período mexa a mistura algumas vezes, Use no preparo de doces e bolos.
Aroma cítrico: coloque tiras finas e longas de casca de laranja, limão ou lima em um pote de açúcar (com 3 Kg no máximo) e deixe tomar gosto pelo menos por 3 dias antes de usar.
Açúcar perfumado: adicione dois ramos de alecrim ao açúcar e misture. Deixe por uma semana antes de usar. Ideal para pudins e sobremesa com frutas,. Para aromatizar salada de frutas, tempere o açúcar com especiarias, como canela ou cravo-da-índia.


Caldas
Muitos dos nossos doces requerem a preparação de uma calda. As caldas são preparadas com açúcar e água, na proporção de ½ xícara de água para cada xícara de açúcar, se a receita não indicar outra medida. As caldas podem tomar vários pontos.

1. Ponto de bala mole – coloque uma pequena porção da calda em água fria. Está no ponto se puder enrolar uma bala mole e pegajosa.

2. Ponto de bala dura – Coloque uma pequena porção de calda em água fria. Está no ponto se formar uma bala dura e quebradiça

3. Ponto de fio – pegue uma pequena porção de calda entre os dedos polegar e indicador. Está no ponto se, ao separá-los, se formar uma fio flexível.

4. Ponto de pasta ou calda grossa – mergulhe uma escumadeira na calda e levante-a sacudindo um pouco. Está no ponto se a calda formar uma espécie de franja.


Doces de massa
São feitos com massa de fruta, legumes - como a abóbora, batata doce cará - ou leite e açúcar. Podem ser "de colher", ou seja com uma consistência pastosa, ou "de cortar", de consistência mais sólida. Para verificar se o doce está no ponto:

1. De colher – quando ao mexer pudermos ver o fundo da panela

2. De cortar – quando ao mexer percebemos que o doce está soltando do fundo da panela formando pequenas bolhas.

Geléias
São feitas de fruta e açúcar. Para verificar se estão no ponto, coloque um pouco da geléia em um prato. Espere esfriar e se não esparramar, está pronta.

Açúcar queimado ou caramelo
Várias receitas pedem o uso de açúcar queimado ou caramelo, que também é utilizado para untar formas de pudim. Pode-se preparar de duas maneiras:
1. Coloca-se o açúcar no fundo da forma ou em uma frigideira e deixa em fogo brando até ficar dourado. Coloca-se então a água e espera-se o açúcar queimado derreter sem mexer.
2. Coloca-se o açúcar com um pouco de água na forma ou frigideira e deixa-se ferver sem mexer até ficar dourado.
AddThis Social Bookmark Button

9 Comments:

  • At 7:28 PM, Anonymous nessinha rebelde said…

    oie !!! blog mt legal!!!!
    passa no meu vibe !

    www.vibeflog.com/00nessinha00

     
  • At 5:38 PM, Anonymous Tatiane said…

    Que lindo seu blog, simplesmente lindo o seu carinho !!mostrando coisas diferentes e receitas super deliciosas. 100000000 parabéns e muito sucesso

     
  • At 12:54 AM, Anonymous Anônimo said…

    free ebook english dictionary http://audiobookscollection.co.uk/Cognitive-Psychology/c1637/?page=2 ebook bookstores [url=http://audiobookscollection.co.uk/Reasoning-with-Uncertainty-in-Robotics-International-Workshop-RUR-95-Amsterdam-The-Netherlands-December-4-6-1995-Proceedings/p192757/]free ebook for ai and robot[/url] free ebook the magic of believing

     
  • At 6:46 PM, Anonymous Anônimo said…

    ebook magaz http://audiobooksworld.co.uk/Massimo-Sabatini/m85065/ rosary prayers free ebook [url=http://audiobooksworld.co.uk/Takao-Asano/m122806/]ebook romance henry war spy[/url] kobo free books ebook reader
    [url=http://audiobooksworld.co.uk/Western/c132/?page=2][img]http://audiobooksworld.co.uk/image/1.gif[/img][/url]

     
  • At 4:02 AM, Anonymous Anônimo said…

    palm 5 sync software http://buyoemsoftware.co.uk/de/category-200-212/Multimedia-and-Unterhaltung?page=5 grant seeker pro software 2009 [url=http://buyoemsoftware.co.uk/it/product-37297/UltimateDefrag-1-7]paper plane software[/url] smack reconstruction software
    [url=http://buyoemsoftware.co.uk/category-1/Operation-Systems?page=2]Operation Systems - Software Store[/url] taste of home software
    [url=http://buyoemsoftware.co.uk/product-36102/SnowFox-Audio-Converter-1-5][img]http://buyoem.co.uk/image/1.gif[/img][/url]

     
  • At 9:17 PM, Anonymous Anônimo said…

    zire spreadsheet software http://buyoemsoftware.co.uk/it/category-100-107/Programmazione-e-creazione?page=5 ad aware software trail [url=http://buyoemsoftware.co.uk/de/category-100-111/System-Tools?page=5]zone computer monitoring software[/url] whit is the best antivirus software
    [url=http://buyoemsoftware.co.uk/es/product-34607/Adobe-Creative-Suite-5-5-Production-Premium]Adobe Creative Suite 5.5 Production Premium - Cheap Legal OEM Software, Software Sale, Download OEM[/url] computer animation software best award
    [url=http://buyoemsoftware.co.uk/es/product-37124/PDF-Password-Cracker-Enterprise-3-2][img]http://buyoem.co.uk/image/4.gif[/img][/url]

     
  • At 3:28 AM, Anonymous Anônimo said…

    dvd copying software hack http://buysoftwareonline.co.uk/es/product-37127/Pixtra-OmniStitcher-1-5-Portable wifi video streaming software for psp [url=http://buysoftwareonline.co.uk/product-35596/Bitsum-Technologies-Process-Lasso-Pro-5-0]georgia shopping cart software[/url] sweater making software lion brand
    [url=http://buysoftwareonline.co.uk/de/category-100-112/Multimedia-and-Unterhaltung]Multimedia & Unterhaltung - Software Store[/url] best security software scmagazine
    [url=http://buysoftwareonline.co.uk/product-10281/Pointdev-Ideal-Migration-4-2][img]http://buyoem.co.uk/image/2.gif[/img][/url]

     
  • At 6:18 PM, Anonymous Anônimo said…

    [url=http://onlinemedistore.com/faq.htm][img]http://onlinemedistore.com/5.jpg[/img][/url]
    pharmacy houston http://onlinemedistore.com/products/eriacta.htm radius pharmacy [url=http://onlinemedistore.com/products/pepcid.htm]pharmacy history washington state[/url]
    worldwide pharmacy t 400 http://onlinemedistore.com/products/menosan.htm canadian pharmacy paxil [url=http://onlinemedistore.com/products/prazosin.htm]prazosin[/url]
    the implications of the human tissue act 2004 for pharmacy http://onlinemedistore.com/products/azulfidine.htm pharmacy tech education [url=http://onlinemedistore.com/products/lynoral.htm]drug emporium pharmacy[/url]
    no prescription pharmacy diazepam http://onlinemedistore.com/products/cialis.htm apex pharmacy [url=http://onlinemedistore.com/products/xenical.htm]xenical[/url]

     
  • At 8:05 AM, Anonymous Anônimo said…

    [url=http://certifiedpharmacy.co.uk/products/viagra.htm][img]http://onlinemedistore.com/8.jpg[/img][/url]
    online pharmacy imitrex mexico http://certifiedpharmacy.co.uk/products/cialis-super-active-plus.htm rocky mount pharmacy [url=http://certifiedpharmacy.co.uk/products/crestor.htm]rocky mount pharmacy[/url]
    armada specialty pharmacy http://certifiedpharmacy.co.uk/products/astelin.htm compounding pharmacy fl [url=http://certifiedpharmacy.co.uk/products/herbolax.htm]herbolax[/url]
    book review the food pharmacy jean carper http://certifiedpharmacy.co.uk/catalogue/x.htm terrace pharmacy ogden utah [url=http://certifiedpharmacy.co.uk/products/compazine.htm]prescription pharmacy[/url]
    pharmacy technician third party billing http://certifiedpharmacy.co.uk/products/coreg.htm amcal pharmacy [url=http://certifiedpharmacy.co.uk/products/cephalexin.htm]cephalexin[/url]

     

Postar um comentário

<< Home