>

AMOR NATURAL CULINÁRIA

Este é o lugarzinho do AMOR NATURAL CULINÁRIA, TREINAMENTOS E SERVIÇOS. Aqui vou postar receitas, dicas de culinária nacional e internacional,enologia, etiqueta, economia doméstica e tudo de importante para os amantes da gastronomia, além de literatura, notícias importantes,fotos e desenhos e tudo que possa interessar aos amigos que me visitam ! Sejam bem-vindos !!

"Click here and translate this page to English language"

quarta-feira, novembro 23, 2005

BOLOS 4 - OS 10 MANDAMENTOS PARA OS BOLOS!!


OS DEZ MANDAMENTOS PARA UM BOLO IMPECÁVEL

Você sabe reconhecer um bolo perfeito, não sabe ??
É aquele que fica bonito, tem cheiro bom e sabor ótimo.
Não esfarela, não fica mole demais, nem duro demais.
Não fica “massudo” nem “emborrachado”.
Bolo perfeito é aquele que não abaixa no meio e cresce por igual.
Aquela guloseima dos deuses que qualquer um vai olhar e dizer:
“-Que maravilha!!”.
Pois é, esse é o bolo perfeito.
Investiguei quais são os truques que todos os cozinheiros experientes usam para deixar as massas de bolo assim, tão perfeitas.
Leia com atenção e aperfeiçoe as suas técnicas para fazer bolos:

MANDAMENTO 1
Leia e separe todos os ingredientes, colocando na ordem em que serão usados.
Separe também os utensílios como batedeira e assadeira. Assim você não corre o risco de começar o preparo e depois perceber que está faltando alguma coisa.
Separe com antecedência os ingredientes que são guardados na geladeira, como manteiga, margarina, ovos e leite, pois eles devem ser usados em temperatura ambiente. A temperatura dos ingredientes influencia na ação dos fermentos.

MANDAMENTO 2
Agite a embalagem do fermento ou misture com um garfo(bem seco) antes de usar. O fermento é uma composição de ingredientes que precisam ser misturados, pois se separam em repouso (você sabia??).

MANDAMENTO 3
Ligue o forno pelo menos 15 minutos antes de colocar o bolo para assar. Isso é importante, principalmente para bolos tipo Petit-gateu (que necessita forno quente, mas por pouco tempo para que o recheio fique cremoso e transborde ao cortar o bolinho!).

MANDAMENTO 4
Meça e peneire os ingredientes secos (farinhas, chocolate em pó, açúcar, etc. e especialmente o fermento em pó).
Esse procedimento remove resíduos e facilita bastante a mistura dos ingredientes secos aos líquidos.

MANDAMENTO 5
Escolha um dos procedimentos abaixo para misturar os ingredientes de um bolo.
Qualquer um deles garante que o bolo fique macio.

1. O primeiro processo é começando a bater (sempre que possível na batedeira) os ovos com o açúcar por cerca de 15 minutos ou até a mistura crescer, espumar e ficar clara.
Em seguida, adicionar a gordura, o líquido, e os ingredientes secos peneirados, misturando com uma colher, delicadamente, principalmente após utilizar o fermento na massa.

2. O segundo processo é começar batendo a gordura (que geralmente é margarina) com o açúcar, então ir adicionando os ovos (ou as gemas) um a um, batendo bem a cada adição.
Depois acrescentar os secos e os líquidos até misturar bem, e por último a clara batida em neve, misturando, suavemente, com uma colher.

MANDAMENTO 6
Depois de adicionados o fermento e as claras em neve à massa, não bata, pois assim você acaba ativando o glúten, que deixará a massa pesada.
Misture delicadamente com uma colher e leve ao forno pré-aquecido.

MANDAMENTO 7
Quando a receita exigir somente fôrma untada, unte generosamente a fôrma, de preferência com manteiga. Caso haja a necessidade de untar e enfarinhar, a fôrma deve estar completamente seca, se não houver certeza disto, complete a secagem com toalha de papel, até não sentir mais umidade alguma no recipiente, unte generosamente com pincel, coloque a farinha de trigo para enfarinhar, espalhando por “toda” a fôrma, inclusive nas laterais e cantinhos (se houver...).
Para quem me consultou sobre forrar a fôrma com papel manteiga, o ideal é untar a fôrma, colocar o papel manteiga, de forma a que sobre pontas para fora da fôrma, em toda sua extensão, e este papel deve ser também untado e então enfarinhado. As pontas do papel em contato com o calor do forno, deverá ficar ressecado e quebradiço, o que pode ser resolvido antes de desenformar, retirando estas pontas. Ressalte-se que o excesso do papel colabora no momento da retirada do bolo, facilitando o manuseio do mesmo quando ainda morno. Não existe riscos do papel tostar em excesso, salvo se o bolo também queimar.

Coloque então a massa na fôrma e imediatamente no forno. A temperatura do forno para bolos simples deve ser de 180°C, ou seja forno médio.

MANDAMENTO 8
Não abra a porta do forno nos primeiros 15 minutos, para evitar que o bolo afunde!

MANDAMENTO 9
O BOLO QUE É RETIRADO DO FORNO ANTES DA HORA CERTA PODE AFUNDAR NO CENTRO.
Então, fique atenta: um bolo simples leva de 30 a 50 minutos para assar, as quando se usa formas de buraco no meio a cocção é mais rápida, podendo levar de 20-30 minutos.
De qualquer forma, para saber se o bolo está assado, o melhor é usar o bom senso visual e olfativo (todos reconhecem o cheirinho e a aparência de um bolo assado). Ele deverá estar dourado, firme ao tato e levemente recuado das laterais da fôrma.
Você também pode usar o velho truque do palitinho, mas seja rápido para não esfriar o forno – abra-o, espete e verifique. Se sair limpo, está pronto.
Mas ATENÇÃO: espete o palito não na beirada, mas no centro da massa.
Detalhe: o palito não vai sair seco se o bolo for muito cremoso.

MANDAMENTO 10
Aguarde uns minutos para desenformar o bolo (salvo em receitas específicas que devem ser retirados quentes, como aqueles com calda, etc., observe atentamente a receita!). Depois, vire-o sobre uma grade e deixe-o esfriar. Assim o ar vai circular também por baixo do bolo.
Se você desenformar o bolo somente depois de frio, ele ficará com a consistência pesada, pois continuará “ assando “ com o calor da fôrma.
AddThis Social Bookmark Button

3 Comments:

  • At 4:28 PM, Blogger Unknown said…

    MUITO OBRIGADA PELAS DICAS TENHO CERTEZA QUE VÃO ME AJUDAR BASTANTE...BJOSSS

     
  • At 10:15 AM, Anonymous Pamela said…

    Oieee....
    Gostei muito das dicas algumas eu já conhecia outras nao mais elas sao realmente boas obg...
    bjs...

     
  • At 3:57 PM, Anonymous Anônimo said…

    De qualquer forma, para saber se o bolo está assado, o melhor é usar o bom senso visual e olfativo (todos reconhecem o cheirinho e a aparência de um bolo assado). Gostei , também sensorial (toque na crosta -tato,aroma-olfativo,sabor-paladar,dourado-visual,crocância-visão e a delicia da massa. Tou aprendendo mais tou com umas duvidas será que você por gentileza pode me ajudar,moro em Joâo Pessoa e estou no oficio de Bolos finos : Brownies,Blondies,etc ,então tou com um problema os Brownies estão afundando no meio quando arrefecendo no forma,tu podes me ajudar ,agradeço ,abs e sucesso. Ricardo Magno

     

Postar um comentário

<< Home