>

AMOR NATURAL CULINÁRIA

Este é o lugarzinho do AMOR NATURAL CULINÁRIA, TREINAMENTOS E SERVIÇOS. Aqui vou postar receitas, dicas de culinária nacional e internacional,enologia, etiqueta, economia doméstica e tudo de importante para os amantes da gastronomia, além de literatura, notícias importantes,fotos e desenhos e tudo que possa interessar aos amigos que me visitam ! Sejam bem-vindos !!

"Click here and translate this page to English language"

terça-feira, dezembro 06, 2005

BACALHAU NO NATAL! IMPOSSÍVEL NÃO DESEJAR!!


A partir de hoje vamos falar dos pratos salgados apropriados e tradicionais para as ceias, e claro, vamos começar pelo mais tradicional deles no Natal - O Bacalhau!! Vamos, inicialmente dar uma olhadinha em algumas informações sobre o bacalhau, e após ver as três primeiras receitas para vocês... Inicio com um light (ilustração acima) e depois duas receitas faceis... Vamos lá!! Beijos!!(ia postar mais, mas o provedor do blog somente voltou a funcionar às 02:30h desta terça e ficou impossível trabalhar bem...)


Alguns pratos de bacalhau levam os nomes de seus criadores, como o Bacalhau à Gomes de Sá, o Bacalhau à Zé do Pipo e o Bacalhau à João do Buraco. Vamos agora saber quem foram esses ilustres cozinheiros que se perpetuaram na arte do preparo do bacalhau:

Gomes de Sá- José Luiz Gomes de Sá Júnior foi cozinheiro no Restaurante Lisbonense, onde criou a receita do bacalhau em pequenas lascas deixadas no leite quente por mais de uma hora, levadas ao forno em azeite finíssimo, acompanhadas de alho, cebola e, na hora de servir, azeitonas pretas, salsa e ovos cozidos. Faleceu em 1926.

Zé do Pipo- Foi um dos proprietários de uma famoso restaurante do Porto, onde criou essa receita diferente de bacalhau: postas do peixe que, depois de cobertas com maionese, são levadas ao forno para gratinar.

João do Buraco- Foi o apelido de João Pereira, que criou a receita do bacalhau em lascas com cebola, salsa, amêijoas, camarões, molho branco, duas gemas de ovo, pirê de batata e claras em neve.

BACALHAU DE NATAL LIGHT (Foto acima)
Ingredientes e Preparo
Bacalhau
Batatas-inglesas
Pimentões verdes, vermelhos e amarelos
tomate-cereja
Farinha de rosca
Azeite de Oliva
1 ovo batido
Brócolis

Rendimento: De acordo com a quantidade utilizada da receita base
Modo de Preparo:
Dessalgar o Bacalhau , cortá-lo em porções quadradas e levar para aferventar até ficar macio. Escorrer.

Cozinhar as batatas com casca, ligeiramente, descascá-las e cortá-las em fatias não muito finas. Cortar os pimentões em juliana (tiras finas).
Serão usadas apenas para guarnição e enfeite.
Lavar o brócolis, aferventá-lo por 1 minuto na água com sal, escorrer e colocá-lo imediatamente em uma tigela com água e gelo, para cortar o cozimento.
Pincelar a superfície de cada porção do Bacalhau com o ovo batido e salpicar com a farinha de rosca, levando em seguida ao forno para gratinar.
Usar forno mais quente para que não cozinhe mais ao gratinar.
MONTAGEM: Colocar no centro do prato onde será servido, algumas fatias de batata, em seguida a posta do Bacalhau já gratinada, e ornamentar em volta com os raminhos do brócolis cortados a gosto, as tirinhas de pimentão, os tomatinhos e regar cuidadosamente com azeite.


BACALHAU RELÂMPAGO
Você é do tipo que aprecia uma boa comida mas não gosta de perder tempo na cozinha? Então, siga esta receita.
Ingredientes:
0,5 kg de bacalhau desfiado
Azeite
Batata palito frita no azeite (sem corar)
Cebolas fritas em rodelas
Salsinha

Modo de Preparo:
1. Refogue o bacalhau no azeite: coloque em uma panela o azeite e depois o bacalhau por cima e deixando em fogo brando por alguns minutos.
2. Misture junto a cebola frita, a batata frita e salsinha picada. Experimente de vez em quando para saber se o bacalhau já está bem cozido.
3. Na hora de servir, bata 4 claras em neve e junte com as gemas também batidas.
4. Misture tudo com o bacalhau.
5. Mexa bem em fogo baixo.
6. Coloque na forma e sirva.

Atenção:
1. Serve 3 a 4 pessoas.
2. Ao comprar o bacalhau, verifique se ele está bem seco. Ele não pode apresentar nenhum traço de umidade e deve estar envolto a sal.
3. O bacalhau é branco e tem a formato de uma asa. O peixe utilizado para preparar o bacalhau é proveniente de águas frias do Atlântico Norte.


Bacalhoada dos Reis
Esta receita serve para provar que preparar um bacalhau "não requer prática nem tampouco habilidade". Não se esqueça de comprar os ingredientes um dia antes, pois o bacalhau precisa ficar de molho na véspera.
Ingredientes:
1 kg de bacalhau
1,5 kg de batatas
4 cebolas
4 ovos cozidos
150 gramas de azeitonas pretas, sem caroço
0,5 kg de tomates maduros
1 maço de cheiro verde
1 pimenta vermelha
3 dentes de alho
Sal
Pimenta do reino
Azeite

Molho:
1. Misture 1 maço de cheiro verde picado, 1 pimenta vermelha, 3 dentes de alho espremidos, sal, pimenta do reino e 1 xícara de azeite

Modo de Preparo:
1. Mergulhe o bacalhau em água para tirar o sal um dia antes, deixando-o de molho.
2. Ferva o bacalhau e limpe as espinhas.
3. Corte-o em postas regulares.
4. Descasque as batatas e cozinhe-as com a mesma água que deixou o bacalhau de molho.
5. Depois de frias, corte-as em fatias grossas.
6. Cozinhe as cebolas inteiras com casca, mergulhadas em água.
7. Após cozidas, descasque-as e corte-as em pétalas.
8. Corte os ovos em rodelas.
9. Ferva os tomates até que a pele comece a rachar. Tire as peles em água fria, pique-os e tempere com sal e pimenta.
10. Em uma travessa funda: coloque na seguinte ordem, em camadas: batatas, bacalhau, cebolas, ovos, azeitonas pretas, tomates e o molho.
11. Repita nesta ordem até terminar os ingredientes.
12. Regue com uma xícara de azeite e leve ao forno quente por 45 minutos.

Atenção:
1. Serve 6 a 8 pessoas.
2. Ao comprar o bacalhau, verifique se ele está bem seco. Ele não pode apresentar nenhum traço de umidade e estar envolto a sal.
3. O bacalhau é branco e tem a formato de uma asa. O peixe utilizado para preparar o bacalhau é proveniente de águas frias do Atlântico Norte.
AddThis Social Bookmark Button