>

AMOR NATURAL CULINÁRIA

Este é o lugarzinho do AMOR NATURAL CULINÁRIA, TREINAMENTOS E SERVIÇOS. Aqui vou postar receitas, dicas de culinária nacional e internacional,enologia, etiqueta, economia doméstica e tudo de importante para os amantes da gastronomia, além de literatura, notícias importantes,fotos e desenhos e tudo que possa interessar aos amigos que me visitam ! Sejam bem-vindos !!

"Click here and translate this page to English language"

quinta-feira, dezembro 29, 2005

TRADIÇÕES DO ANO NOVO JAPONÊS!! ANO NOVO! KAMPAI!

Olá amigos, apresento novamente tradições japonesas, desta vez referentes ao Ano Novo, e sua culinária também! Recebo diariamente muitas visitas deste querido país, que recebe brasileiros com muita gentileza, assim como me visitam! FELIZ ANO NOVO E KAMPAI!!

OSECHI - RYOURI

Nada de roupa branca, abrir champanhe ou pular sete ondas.
O oshougatsu, Ano-Novo japonês, é diferente do réveillon ocidental.

O Ano-Novo japonês, oshougatsu, é a comemoração mais importante do calendário do arquipélago.
Além da passagem do ano velho e chegada do no­vo, a festa continua por mais três dias ou até uma semana. O comércio, os bancos e as empresas fecham suas portas em um feriado nacional. Mas engana-se quem imagina que os nipônicos celebram esse réveillon vestidos de branco, bebendo champanhe ou pulando sete ondas em uma praia para depois cair na folia em um Carnaval fora de época, como ocorre no Brasil.
Muitos japoneses até se dirigem às praias mais famosas do arquipélago, como a ilha de Odaiba, em Tokyo, pa­ra ver shows de artistas de J-pop ou dan­ças tradicionais, em uma festa que normalmente termina com uma mo­desta queima de fogos. Con­si­derado sagrado pelos japoneses, o oshou­gatsu é, acima de tudo, uma data reservada para que a pessoa possa se purificar, fazer orações e dar boas-vindas ao ano que se inicia.Conheça a seguir os principais costu­mes japoneses do oshougatsu.
Mas antes uma curiosidade: em vez de saudar o fu­turo, como os ocidentais fazem ao dizer “Feliz Ano-Novo”, os japoneses agradecem pelos favores obtidos no ano que está terminando, di­zendo: “Akemashite omedetou gozaimasu!”




AS REFEIÇÕES DE ANO NOVO - OTOSÔ
Como não se pode tra­balhar nos dias do oshougatsu, as donas de casa japonesas têm de preparar as refeições para os três dias ante­cipadamente e com alimentos que possam durar esse pe­ríodo sem que se estra­guem. Surgiu, assim, a tradição de comer toshikoshi-soba (um tipo de macarrão) na última noite do ano. Outra tradição é beber saquê doce (otosô), que começa a ser servido pela manhã. Segundo os antigos, o vinho de arroz japonês traz saúde e vida longa.
Sendo assim, saúde, ou, em japonês: kampai!
A refeição de Ano-Novo é o osechi-ryouri, um banquete especial que inclui diversos pratos preparados antes das festividades, dispostos em uma caixa de madeira laqueada (juubako).


OZOUNI
O principal prato é o ozouni, uma sopa à base de mochi, vegetais, frutos de mar e, às vezes, carne. Quem come o ozouni no oshougatsu terá sorte e a graça dos deuses durante o ano. Uma lenda levada pelos chineses ao arquipélago há mais de mil anos afirma que quem comer mochi no Ano-Novo estará comendo o espírito do arroz, enriquecido pelos deuses. O bolinho de arroz que compõe o prato é oferecido aos deuses antes das comemorações do oshougatsu.



Agradecimento aos Deuses - KAGAMIMOCHI
No oshougatsu, não pode faltar o kagamimochi. Feito de dois bolos de arroz (mochis) dispostos um sobre o outro e decorados com papel japonês, folhas de matsu (semelhantes a folhas de pinheiro) e daidai (espécie de laranja nipônica), o kagamimochi é colocado sobre um altar como forma de agradecimento aos deuses budistas e xintoístas, especialmente Toshigami, o deus que, segundo a lenda, costuma visitar as residências no Ano-Novo.

BOA SORTE E PROTEÇÃO: HEISOKU
Enfeite que simboliza a boa sorte e a proteção das casas contra o mal, o heisoku é uma dobradura sem corte confeccionada em papel japonês (washi). Ele deve ser feito pelo chefe da casa ou, na falta desse, pelo primo­gênito. As mulheres não podem fazê-lo, pois isso poderia gerar ciúmes na deusa Amaterasu, a quem é dedicado.

Drinques de verão
Aprenda a fazer deliciosas bebidas com saquê

Caipirinha mista
Ingredientes: 1 rodela de abacaxi 3 morangos 2 colheres de chá de maracujá 1 kiwi 1 colher de sopa de açúcar saquê gelo
Modo de preparo: 1 - Cortar as frutas em cubos 2 - Colocar os cubos de abacaxi, morango e kiwi e o maracujá no copo 3 - Adicionar o açúcar 4 - Amassar as frutas com o socador de caipirinha 5 - Preencher o copo com gelo e saquê

Caipirinha de jabuticaba
1 - Preencher o copo com jabuticabas frescas 2 - Colocar 1/2 colher de sopa de açúcar 3 - Amassar as jabuticabas com um socador de caipirinha 4 - Colocar as pedras de gelo 5 - Adicionar saquê até encher o copo

Super Sex Saquê: 1 - Encher o copo com gelo 2 - Colocar uma dose de suco de limão (dois dedos) 3 - Acrescentar uma dose de saquê (dois dedos) 4 - Completar o copo com soda limonada 5 - Adicionar, por fim, um lance de licor blue curaçao

Chawan Mushi
O creme de ovos levíssimo e com recheio saboroso, reserva uma surpresa a cada colherada

O chawan mushi é um creme de ovos salgado, parecido com um pudim. Chawan vem de tigela, em japonês, e mushi significa cozido no vapor. A receita tradicional leva nove ingredientes básicos: frango, kamaboko (massa prensada de peixe), anagô (tipo de peixe), ginnan (semente de nogueira), shiitake e kikurage (cogumelos), takenoko (broto de bambu), ofu (pão desidratado) e peixe branco - mas pode variar.
Ingredientes:
- Massa: 3 ovos 1 2/3 xícara de caldo dashi 2/3 colher de chá de sal 1 colher de sopa de saquê mirin 1 clher de chá de shoyu claro
- Recheio: 100g file de peito de frango 12 camarões pequenos 4 cogumelos shiitake frescos 4 fatias de kamaboko (massa prensada de peixe) com espessura de 7mm 4 pequenas lascas de casca de limão
Modo de preparar : 1 - Quebre os ovos e misture-os com o caldo dashi. Coe o líquido formado com um pano ou peneira. Tempere com o shoyu claro, o saquê mirin e o sal. 2 - Prepare os ingredientes do recheio: limpe os camarões e corte o frango em pedaços pequenos. Fatie os cogumelos em tiras de 5mm. No caso de utilizar shiitake seco em vez do fresco, deixe-os amolecer em água fria. 3 - Arrume todos os ingredientes do recheio no fundo das tigelas. Despeje a mistura por cima. 4 - Estoure as bolhas de ar da superfície e coloque as tigelas, cobertas, para cozinhar em banho-maria. Cozinhe em temperatura moderada, em fogo baixo, de 15 a 20 minutos. Servido ainda quente no mesmo recipiente em que é cozido, combina muito bem com arroz e vegetais.

AddThis Social Bookmark Button