>

AMOR NATURAL CULINÁRIA

Este é o lugarzinho do AMOR NATURAL CULINÁRIA, TREINAMENTOS E SERVIÇOS. Aqui vou postar receitas, dicas de culinária nacional e internacional,enologia, etiqueta, economia doméstica e tudo de importante para os amantes da gastronomia, além de literatura, notícias importantes,fotos e desenhos e tudo que possa interessar aos amigos que me visitam ! Sejam bem-vindos !!

"Click here and translate this page to English language"

quinta-feira, março 23, 2006

I DIA INTERNACIONAL DA SINDROME DE DOWN!! VAMOS SABER MAIS!!

Amigos, saudades!! Estou postando sobre a Síndrome de Down, já que foi instituído o I Dia Internacional da Síndrome este ano, e porque acho que devemos divulgar tudo que soubermos que posa esclarecer o que significa ser um portador, ou ser um familiar dele, o que normalmente não se pensa, só quando encontramos um caso, sem saber como, em nosso família.
Sei que muita gente não vai entender a postagem, pois bem, quando estava grávida da minha filha, que tem 12 anos, eu cismei (aquelas cismas de grávidas....) que ela iria nascer com down. Pesquisei, queria exames caros e difíceis para a época, chorei, e só quando ela nasceu perfeita eu me dei conta que iria amá-la do mesmo jeito, se tivesse down, e é assim: o preconceito mora ao lado!! Comprei a causa e faço tudo que posso para ajudar as campanhas!!
São seres maravilhosos, carinhosos, inteligentes, vamos conhecer mais sobre estes nossos irmãos??? Um beijão para todos, e desculpe o atraso da postagem!!

I Dia Internacional da Síndrome de Down – 21/3

EXIBIÇÃO DO DOCUMENTÁRIO DO LUTO À LUTA

O Primeiro Dia Internacional da Síndrome de Down foi celebrado na última terça-feira, dia 21 de março. Para marcar a data, o Programa de Educação Tutorial de Psicologia (PET), da UnB, promoveu uma exibição do premiado documentário de Evaldo Mocarzel, Do Luto à Luta, seguida de debate sobre a síndrome de Down e a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade, com a participação de pessoas com síndrome de Down e profissionais da área.
O Filme Do Luto à Luta foi ganhador do Prêmio Especial do Júri do Festival de Gramado, Melhor Documentário e Júri Popular no Festival do Rio, além de ter arrebatado 7 prêmios no Cine PE.

O diretor, Evaldo Mocarzel, costuma dizer que quando soube que a filha Joana havia nascido com síndrome de Down, sentiu-se como se um prédio de 10 andares tivesse caído sobre ele. Mas depois de se informar melhor, viu que 9 daqueles andares eram puro preconceito.
Inicialmente, ele quis fazer um documentário para ser visto por pais que acabam de ter um bebê com síndrome de Down, mas o filme acabou ganhando vários prêmios e fazendo grande sucesso porque pela primeira vez mostrou pessoas com síndrome de Down levando vidas comuns e falando por si próprias.
É um filme emocionante, que tem passagens engraçadas e algumas que levam o público às palmas e/ou às lágrimas. Foi exibido aqui em Brasília no Festival Assim Vivemos, no CCBB, com lotação esgotada em todas as sessões. Ainda não foi lançado comercialmente.

21/3 A data foi escolhida pela Associação Internacional Down Syndrome International, em alusão aos três cromossomos no par de número 21 (21/3), as pessoas com síndrome de Down possuem. http://www.worlddownsyndromeday.org/

Síndrome de Down
A síndrome de Down não é um defeito nem uma doença. É uma ocorrência genética natural, que no Brasil acontece em 1 a cada 700 nascimentos e está presente em todas as raças. Por motivos ainda desconhecidos, durante a gestação as células do embrião são formadas com 47 cromossomos no lugar dos 46 que se formam normalmente. O material genético em excesso (localizado no par de número 21) altera o desenvolvimento regular da criança. Os efeitos do material extra variam enormemente de indivíduo para indivíduo, mas pode-se dizer que as principais características são os olhinhos puxados, o bebê ser mais molinho, e o desenvolvimento em geral se dar em um ritmo mais lento.
Com apoio para seu desenvolvimento e a inclusão em todas as esferas da sociedade, as pessoas com síndrome de Down têm apresentado avanços impressionantes e rompido muitas barreiras. Em todo o mundo, e também aqui no Brasil, há pessoas com síndrome de Down estudando, trabalhando, vivendo sozinhas, escrevendo livros, se casando e até chegando à universidade.

Para mais informação sobre a síndrome de Down: http://www.joacir.jor.br/PDF/InformacaosobresindromedeDown.pdf

Programa de Educação Tutorial (PET) Instituto Meta Social – Campanha Ser Diferente é Normal - www.metasocial.org.br

DFDown – Grupo de discussão sobre síndrome de Down no DF - http://br.groups.yahoo.com/group/dfdown/
AddThis Social Bookmark Button