>

AMOR NATURAL CULINÁRIA

Este é o lugarzinho do AMOR NATURAL CULINÁRIA, TREINAMENTOS E SERVIÇOS. Aqui vou postar receitas, dicas de culinária nacional e internacional,enologia, etiqueta, economia doméstica e tudo de importante para os amantes da gastronomia, além de literatura, notícias importantes,fotos e desenhos e tudo que possa interessar aos amigos que me visitam ! Sejam bem-vindos !!

"Click here and translate this page to English language"

segunda-feira, março 20, 2006

TEXTO DO DIA AMOR NATURAL - DIA DO BLOGUEIRO - NÓS E OS BLOGS!!

TEXTO DO DIA AMOR NATURAL -HOJE, NO DIA DO BLOGUEIRO, VOCÊ SABE QUASE TUDO SOBRE NOSSO BLOG E NOSSOS AMIGOS VIRTUAIS ??
VEJAM SÓ ESTA POSTAGEM NO DIA DEDICADO AOS BLOGUEIROS!!



DIA 20 DE MARÇO - DIA DO BLOGUEIRO - O QUE É UM BLOG??

Blogs: os hóspedes que estreitam vínculos entre a sociedade
(
Elaine Gonçalves Dias )


Se no início, quando foram criados em agosto de 1999 pelo norte-americano Evan Williams, os blogs eram apenas uma maneira de adolescentes divulgarem seus diários pessoais na internet, agora essa ferramenta acabou se transformando em uma nova forma de comunicação online.
As perguntas são:
serão os blogs uma nova forma de literatura?
Quais serão realmente suas funções?
De que maneira as pessoas que aderiram a essa nova "mania" se comportam em relação aos conteúdos expostos na rede?
Para quem não sabe o que é um blog ou weblog (e muita gente nunca ouviu falar como descreve o jornalista e escritor Zuenir Ventura em seu texto de 17 de julho de 2002 do site www.nominimo.com.br), Julio Daio Borges, em artigo divulgado no site Digestivo Cultural de outubro de 2002, diz que "as definições estão aí para quem quiser pesquisar e não existe um único artigo a respeito que não abra o primeiro parágrafo evocando os web logs ou os "diários virtuais". Web (que, em inglês, quer dizer "teia") se refere à internet; e log (que, traduzindo, significa "registro") pode ser entendido como uma "marcação" ou como um "cartão de ponto".

Resultado para web logs: "anotações na WWW".
Já os "diários" são aquilo mesmo; e "virtuais" apenas porque escritos dentro do universo cibernético (abuso de linguagem? Que venha Pierre Lévy)".
Mas em uma definição menos crítica e mais técnica, o blog, segundo o site blogger.com.br, é uma página na web atualizada freqüentemente, composta por pequenos parágrafos apresentados de forma cronológica.
O conteúdo e tema ali expostos abrangem uma infinidade de assuntos que vão desde rotina, piadas, links, notícias, poesia, idéias, fotografias, enfim, tudo que a imaginação do autor permitir. E esse autor pode ser individual ou coletivo.
Usar um blog é como mandar uma mensagem instantânea para toda a rede: sempre que há visitas em um determinado blog, tem-se acesso a todo seu conteúdo. Se antes os diários eram trancados a sete chaves, hoje eles estão disponíveis para todo mundo ler.

Pois bem, o inegável e conclusivo ponto é que os blogs são formas de sociabilização e expressão individual (com máscaras ou não) e a sua sobrevivência vai depender do que ali estiver disponível. Se dentro do mix de textos, espasmos criativos, anotações soltas, fotos e confissões, o leitor se identificar com o conteúdo, pode se ter certeza de que as visitas serão diárias, tal como se acompanha uma novela. E mesmo que o ciberdiarista teime em dizer que "eu faço meu blog para falar o que eu quero.
Se alguém quiser ler, ótimo. Se não quiser, não tem problema", saiba que ele não está sendo sincero.
Ainda: escritor-autor-blogueiro, assim como o escritor literário, não escreve para não ser lido.
O seu prazer é possuir identificações e ser identificado por outros indivíduos.



Blog e Jornalismo
Criado como uma ferramenta para publicação de diários pessoais na internet, os blogs estão sendo cada vez mais usados por jornalistas para publicar, de forma ágil, informações e opiniões. Mas será que esta febre virtual vai mudar os rumos do jornalismo online? Não se pode negar que a dinâmica pode ser interessante.
Afinal de contas, se blogar é compartilhar, os jornalistas que deste recurso se utilizarem, estarão dividindo o tempo todo as informações que adquirem ao longo de uma apuração, além de receberem sugestões, críticas. Sem contar que ainda podem estabelecer uma maneira de interação dentro da própria redação, o que poderia se chamar de redação da web.
Muitos, entretanto, não acreditam que o noticiário blogueiro seja confiável.
Discussão que outrora já se travava época do surgimento dos meios de comunicação online. Imagine como seria fascinante ter contato com informações adicionais, de qualidade, do repórter, fotógrafo ou colunista, que não coubessem na versão impressa.
Outra possibilidade seria acompanhar o trabalho completo de reportagem fotográfica, que nunca acompanha a matéria impressa por ficar resumido a uma ou duas fotos. Essas alternativas, utópicas ou não, poderiam até ser um meio de leitores não encararem o texto final como verdade absoluta. Seria a chave do jornalismo imparcial e objetivo?
Seria perfeito, mas é bom ficar atento porque nada impede que as grandes corporações assimilem o formato e o adaptem favoravelmente para seu próprio uso.

Conclusão
Por tudo que foi posto em questão, é indiscutível que trata-se de um fenômeno social tão eloqüente que já seria necessário um novo dicionário para designar tantos termos nascidos dessa mania. Daí lista-se cibercultura, ciberespaço, ciberliteratura, blogueiro, ciberdiarista, entre outros. Mas em termos de reflexão e não só de curiosidade, conclui-se que os blogs aparecem e configuram-se como novas formas de expressões individuais, ainda que na multiplicidade de identidades de seu autor, concretizadas através de novas tecnologias. Sem importar o que leva um blogueiro a expor suas emoções, quem serão os leitores desses textos ou se esta escrita pode ser considerada como uma nova literatura, não se pode ignorar essa manifestação como um meio de modelar alguns padrões de comportamento e estabelecer e estreitar vínculos entre a sociedade.
AddThis Social Bookmark Button