>

AMOR NATURAL CULINÁRIA

Este é o lugarzinho do AMOR NATURAL CULINÁRIA, TREINAMENTOS E SERVIÇOS. Aqui vou postar receitas, dicas de culinária nacional e internacional,enologia, etiqueta, economia doméstica e tudo de importante para os amantes da gastronomia, além de literatura, notícias importantes,fotos e desenhos e tudo que possa interessar aos amigos que me visitam ! Sejam bem-vindos !!

"Click here and translate this page to English language"

segunda-feira, maio 08, 2006

06/05/2006 - 150 ANOS DO NASCIMENTO DE SIGMUND FREUD!!



Sigmund Freud

Ele revolucionou tudo

Sigmund Schlomo Freud, o pai da psicanálise, revolucionou para sempre o pensamento de uma era. Difícil encontrar alguém cuja influência fosse tão imediata, tão vasta e tão profunda.Em 1896, Freud usou pela primeira vez o termo "psicanálise" para descrever seus métodos. Isso, após passar cinco anos elaborando muitos dos conceitos que hoje são a base de suas teorias. Publicou A Interpretação de Sonhos, seu trabalho mais importante.
Apesar de ter sido publicado em 1899, saiu com data de impressão de 1900 — pois Freud queria que ele fosse associado ao início de um novo século. A partir daí, formou-se à volta de Freud um círculo de médicos interessados. E acabaram fundando uma sociedade, a Associação de Psicanálise de Viena (1908). Documentos foram escritos, uma revista foi publicada e o movimento psicanalítico começou a expandir-se.
Faziam parte, entre outros, William Stekel, Alfred Adler, Otto Rank, Abraham Brill, Eugen Bleuler e Carl Jung, futuros grandes nomes da área da Psicologia. Suas obras completas estão em 24 volumes e incluem ensaios, conferências e monografias.Freud temia que os analistas que se desviavam dos procedimentos estabelecidos por ele pudessem diluir o poder e as possibilidades da Psicanálise.
Queria, sobretudo, impedir a distorção e o uso incorreto da sua teoria.Foi excelente aluno e na Universidade de Viena, aos 26 anos, recebeu o diploma de Medicina (1882).Passou sua vida desenvolvendo, ampliando e elucidando a Psicanálise. Tentou controlar o movimento psicanalítico, expulsando os membros que discordavam de suas opiniões e exigindo um grau de lealdade à sua própria posição. Jung, Adler e Rank, entre outros, abandonaram o grupo após repetidas divergências. Nascido das disciplinas especializadas de Neurologia e Psiquiatria, o trabalho de Freud propõe uma concepção de personalidade que surtiu efeitos importantes na cultura ocidental. Sua visão da condição humana atacou fortemente as opiniões dominantes à época: explorou áreas da psique que eram discretamente obscurecidas pela moral e filosofia vitorianas. Descobriu novas abordagens para o tratamento da doença mental. Contestou tabus culturais, religiosos, sociais e científicos.
Em 1933, Hitler tornou-se o chanceler do Reich. Sentindo-se ameaçado pela ocupação alemã na Áustria (1938), Freud emigrou para a Inglaterra com sua família e, por um curto espaço de tempo, residiu no bairro de Hampstead (Londres), local que 48 anos mais tarde seria transformado no Museu Freud de Londres (1986).

Sigmund Freud nasceu no dia 06 de maio de 1856, na cidade de Freiberg, na Morávia (antiga Checoslováquia).
Morreu no dia 23 de setembro de 1939, aos 83 anos, em Londres.

Links importantes(fonte):
Carta de Freud enviada a Karl Wiessmann
Discursus
Fotos de Sigmund Freud
Freud Museum
Homens da História
Interpretação dos sonhos
Mundo dos Filósofos
Museu Freud
Sigmund Freud
AddThis Social Bookmark Button

1 Comments:

  • At 5:25 AM, Blogger Marco Aurélio said…

    Virginia

    Perdi a data para fazer um post em homenagem ao aniversário de 150 anos de um dos maiores pensadores do século 20, conhecido popularmente como o pai da psicanálise, Sigmund Freud. Hoje escrevi sobre ele. Lendo sobre quem escreveu sobre este gênio achei melhor não me estender muito. Melhor ver os comentários. Encontrei textos realmente bons.

    Um abraço

    Marco Aurélio

     

Postar um comentário

<< Home