>

AMOR NATURAL CULINÁRIA

Este é o lugarzinho do AMOR NATURAL CULINÁRIA, TREINAMENTOS E SERVIÇOS. Aqui vou postar receitas, dicas de culinária nacional e internacional,enologia, etiqueta, economia doméstica e tudo de importante para os amantes da gastronomia, além de literatura, notícias importantes,fotos e desenhos e tudo que possa interessar aos amigos que me visitam ! Sejam bem-vindos !!

"Click here and translate this page to English language"

quinta-feira, maio 25, 2006

SOJA - INICIALMENTE VAMOS CONHECÊ-LA MELHOR!


A Soja é um Alimento Completo?

Conhecida a mais de 5000 anos, no Oriente, a soja, nas últimas décadas, tornou-se um produto bastante conhecido sendo o seu consumo incentivado.
Ela e alguns de seus derivados tornaram-se conhecidos como "alimentos completos".
Deve-se saber, no entanto, que nenhum alimento por si só pode ser considerado completo pois, não possui a variedade de nutrientes de que necessitamos diariamente.
A soja é uma planta pertencente à família das leguminosas, ou seja, do feijão, lentilha, grão de bico, ervilha e, destaca-se por ser rica em proteínas, lipídeos (gordura), fibras e algumas vitaminas e minerais.

Embora seja o maior exportador mundial de soja, o Brasil – cuja produção fica atrás apenas da dos Estados Unidos – ainda está longe de ser um grande consumidor do produto. Enquanto no Japão, por exemplo, o consumo per capita diário chega a 55 gramas, no país ele não passa de três gramas. Pior para as brasileiras, que estão se privando de um alimento de alto valor nutritivo e com propriedades funcionais importantes na prevenção de sintomas da menopausa, doenças cardiovasculares e cânceres de origem hormonal.



Os benefícios não acabam aí. Estudos recentes demonstram que a proteína da soja também é eficiente no combate ao câncer de mama e indicam que há uma relação direta entre o consumo regular da proteína de soja e a redução do índice de casos.

No Japão, onde o consumo do grão é elevado, o número de mulheres com câncer de mama é cinco a oito vezes menor do que nos Estados Unidos, onde o consumo do produto, a exemplo do Brasil, também é baixo. “Muitas pesquisas estão sendo feitas nessa área e evidenciam que a ingestão de produtos à base de soja durante a adolescência reduz a possibilidade de o câncer na fase adulta.
O consumo de cerca de 25 gramas de proteína da soja por dia também pode reduzir o risco de doenças do coração, já que o produto atua na diminuição das taxas de colesterol. Desde 1999, o alimento conta com a aprovação do Food and Drugs Administration (FDA), órgão norte-americano regulador de medicamentos e alimentos, como um produto benéfico para a saúde e, a partir de 2005, obteve o mesmo reconhecimento da brasileira Agência Nacional de Saúde (Anvisa).
Além dos Estados Unidos e do Brasil, Inglaterra, Filipinas, Indonésia, Japão e Coréia também atestaram os benefícios da soja para a saúde

Contém, também, uma classe de fito-hormônios (hormônio de origem vegetal) conhecidos como isoflavonas ou isoflavonóides.
Estudos indicam que tais substâncias atuam como um elemento anti-oxidante reduzindo as taxas do colesterol ruim (LDL) no sangue e, conseqüentemente, diminuindo o risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, além de exercem também atividade hormonal equilibrando a quantidade do hormônio estrógeno no organismo feminino podendo amenizar, dessa forma, os sintomas da menopausa.

A diminuição das sensações desagradáveis pode ser alcançada com uma alimentação balanceada, exercícios físicos e a inclusão da proteína da soja.
Mas os nutrólogos alertam que, como os benefícios não podem ser observados a curto prazo, o ideal é incluir a soja na dieta pelo menos a partir dos 30 anos de idade.





Apesar desses possíveis benefícios (que ainda estão em estudo), não podemos esquecer que a concentração dos isoflavonóides na soja depende da variedade da planta, das condições climáticas (seu teor é mais elevado na soja cultivada em regiões frias) e do metabolismo de cada indivíduo.
O fato de ser industrializada também influencia, visto que, conforme o tipo de processamento do produto pode haver uma perda maior ou menor do fito-hormônio. Outros alimentos como cereais (especialmente o trigo integral e a cevada), feijões, semente de linhaça, alho, brócolis, repolho e frutas cítricas também contém o hormônio vegetal, no entanto, em quantidades inferiores à da soja.Assim, pode-se concluir que a soja deve ser incluída na alimentação não somente pelas possíveis vantagens que ela pode nos trazer mas, principalmente, pelo fato de ser mais uma opção de alimento rico em diversos nutrientes e que contribuirá para a diversificação da alimentação diária contribuindo, do ponto de vista nutricional, para a saúde.




Conheça na lista abaixo os principais derivados da soja:
- Óleo de Soja:
é um dos tipos de óleo mais consumido no mundo.

- Farelo de Soja (resíduo proveniente da extração do óleo):
pode ser utilizado como alimento para animais, visto que contém de 40 a 55 % de proteína.

- Farinha de Soja: pode ser usada na indústria alimentícia para enriquecer pão, biscoito, macarrão, produtos infantis, misturas para sopas.

- Concentrado e isolados protéicos de soja:
são mais caros que a farinha e sua aplicação restringe-se aos produtos ela não pode ser empregada.

- Proteína texturizada de soja (PTS):
pode ser obtida por "extrusão" e por "fiação". No primeiro caso, a PTS apresenta teores mais baixos de proteínas sendo utilizadas no preparo de hambúrgueres, bolinhos de carne e outros produtos cárneos. No segundo tipo, ela apresenta elevado teor de proteína e é utilizada na fabricação de produtos semelhantes à carne (bife), presunto, entre outros, devido à sua estrutura fibrosa mais definida.

- Extrato protéico de soja (leite de soja):
é um alimento que possui a aparência muito semelhante ao leite de vaca. Pode ser encontrado na forma líquida ou em pó. Em geral, são aromatizados.

- Queijo de soja (tofu):
elaborado a partir do leite de soja apresenta cerca de 135 calorias em 100 g e cerca de 12,5 g de proteína.

- Missô (pasta de soja) e shoyu (molho de soja):
basicamente são usados como temperos na culinária oriental

- Soja torrada:
possui a aparência de um amendoim torrado e pode ser consumida como tal.

Fonte Editada com outras:
Caderno Bem Viver – Estado de Minas – 14 de maio de 2006.

AddThis Social Bookmark Button