BRASIL ! APESAR DE AINDA NÃO HAVER ASSISTIDO NOSSO REAL FUTEBOL!
NÓS VENCEMOS A AUSTRÁLIA POR UM ESCORE DE 2 X 0, MAS AINDA NÃO VIMOS O FUTEBOL QUE OS BRASILEIROS SABEM QUE NOSSA SELEÇÃO PODE JOGAR! JOGADORES FAMOSOS, VALORIZADOS, BEM PAGOS PELO MUNDO INTEIRO, NÃO APRESENTAM NA SELEÇÃO O NECESSÁRIO PARA SERMOS HEXA CAMPEÕES DO MUNDO NO FUTEBOL!
COMO DISSE O PEDRO BIAL NO FANTÁSTICO, APÓS O JOGO:
"-... GANHAMOS O JOGO, MAS PRECISAMOS PERDER NOSSA SOBERBA!!"
EU COMPLEMENTARIA DIZENDO:
"-VOCÊS SÃO BRASILEIROS, GANHAM BEM, E PODEM JOGAR MELHOR! QUE TAL DEIXAR O SALTO ALTO NO HOTEL??".
O Cabralismo. A civilização dos donatários. A Querência e a Exportação.
O Carnaval. O Sertão e a Favela. Pau-Brasil. Bárbaro e nosso.
A formação étnica rica. A riqueza vegetal. O minério. A cozinha. O vatapá, o ouro e a dança.
Toda a história da Penetração e a história comercial da América. Pau-Brasil.
Conta a fatalidade do primeiro branco aportado e dominando diplomaticamente as selvas selvagens. Citando Virgílio para tupiniquins. O bacharel.
País de dores anônimas. De doutores anônimos. Sociedade de náufragos eruditos.
Donde a nunca exportação de poesia. A poesia emaranhada na cultura. Nos sipós das metrificações.
Século XX. Um estouro nos aprendimentos. Os homens que sabiam tudo se deformaram como babéis de borracha. Rebentaram de enciclopedismo.
A poesia para os poetas. Alegria da ignorância que descobre. Pedr'Álvares.
Uma sugestão de Blaise Cendrars: — Tendes as locomotivas cheias, ides partir. Um negro gira a manivela do desvio rotativo em que estais. O menor descuido vos fará partir na direção oposta ao vosso destino.
Contra o gabinetismo, a palmilhação dos climas.
A língua sem arcaísmos. Sem erudição. Natural e neológica. A contribuição milionária de todos os erros.
Passara-se do naturalismo à pirogravura doméstica e à kodak excursionista.
Todas as meninas prendadas. Virtuoses de piano de manivela.
As procissões saíram do bojo das fábricas.
Foi preciso desmanchar. A deformação através do impressionismo e do símbolo. O lirismo em folha. A apresentação dos materiais.
A coincidência da primeira construção brasileira no movimento de reconstrução geral. Poesia Pau-Brasil.
Contra a argúcia naturalista, a síntese. Contra a cópia, a invenção e a surpresa.
Uma perspectiva de outra ordem que a visual. O correspondente ao milagre físico em arte. Estrelas fechadas nos negativos fotográficos.
E a sábia preguiça solar. A reza. A energia silenciosa. A hospitalidade.
Bárbaros, pitorescos e crédulos. Pau-Brasil. A floresta e a escola. A cozinha, o minério e a dança. A vegetação. Pau-Brasil.
Este poema-programa é uma redução, com alterações, do "Manifesto da Poesia Pau-Brasil", publicado no Correio da Manhã, RJ, 18/03/1924.
(Extraído do livro "Poesia Reunidas - Oswald de Andrade", ed. Civilização Brasileira
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