>

AMOR NATURAL CULINÁRIA

Este é o lugarzinho do AMOR NATURAL CULINÁRIA, TREINAMENTOS E SERVIÇOS. Aqui vou postar receitas, dicas de culinária nacional e internacional,enologia, etiqueta, economia doméstica e tudo de importante para os amantes da gastronomia, além de literatura, notícias importantes,fotos e desenhos e tudo que possa interessar aos amigos que me visitam ! Sejam bem-vindos !!

"Click here and translate this page to English language"

quarta-feira, junho 21, 2006

CULINÁRIA JAPONESA - UMA COZINHA MILENAR!!


CULINÁRIA JAPONESA
As refeições tradicionais são preparadas e servidas com a intenção de agradar não só aos olhos, como também ao paladar. Os ingredientes e o cardápio são escolhidos de acordo com a estação do ano, região e ocasião.
Os utensílios são selecionados de forma que fiquem em perfeita harmonia com a textura e aparência da refeição que, de acordo com os japoneses, deve ser saboreada com a boca, os olhos e o coração.

A influência budista
A cozinha japonesa se desenvolveu em um estado de completo isolamento adquirido em estilo único. Algumas crenças budistas que proibiam a ingestão de carne junto a elementos da natureza, restringiam a escolha alimentar, fazendo com que os principais ingredientes da cozinha japonesa consistissem em arroz, macarrão, vegetais, conservas, frutos do mar, produtos derivados da soja e frutas.
De certa forma, esta prática continua até hoje. Mas ironicamente, apesar de tais ingredientes serem altamente recomendados por nutricionistas, os japoneses não seguem o conselho e consomem cada vez mais carne e laticínios.

PRATOS TÍPICOS JAPONESES
Em todos os pratos da culinária japonesa, a harmonia de seus ingredientes está sempre em primeiro lugar. Todos os pratos são servidos e apresentados com extrema sensibilidade e os ingredientes quase não recebem temperos ou especiarias, porque são apreciados pelo gosto que tem. O sabor típico está no caldo de peixe, no sakê e nos derivados de soja.
Hossomaki>
ver receita




Os sushis são pequenos bolinhos de arroz enrolados em uma fatia fina de peixe cru. Existem diversas variações deste prato típico, como o Temaki, o Hossamaki (fino enrolado com alga por fora). Já o sahsimi é composto por vários peixes crus perfeitamente cortados e apresentados. São servidos com fatias finas de gengibre, molho de soja e raiz forte (wasabi). Outro prato que acompanha molho de soja é o Tempurá. Diferente dos pratos citados acima, este é empanado com lagosta, camarão ou legumes variados. O Sukiyaki e o Yakitori são menos conhecidos no Brasil. O primeiro é um espeto feito com frango, fígado de pato ou presunto grelhado e acompanha arroz. Já o Yakitori é o nome que se dá aos espetos feitos com frango, fígado de pato ou presunto grelhado, servidos com um molho feito com sakê.

Tempurá> ver receita
Tirashi Sushi
Temaki de Salmão com Cebolinha
Uramaki
Yakisoba
Yakitori Hasami
Bo-Zushi
Bolinho de Camarão com Nirá
Gyozá
Macarrão do Oriente
Missoshiru
Salada de Shitake
Shimeji Refogado com Saquê
Shitake na Manteiga
TempuráKakiague
Teppan Yaki de Anchova
Teriyaki de SalmãoTofu

Veja AQUI mais receitas japonesas

Amor Natural KOROKKE
O Korokke é um prato bastante apreciado pelos japoneses, feito com purê de batatas e carne moída. É uma refeição que pode ser em encontrado já pronto em supermercados e lojas de conviniência.

Etimologia:
A palavra Korokke é derivada do francês Croquette.

Ingredientes:
- 3 batatas grandes (Jagaimo)
- 200 gramas de carne moída (Hikiniku)
- 1 cebola média (Tamanegi)
- 1 colher de sopa de óleo
- 1 folha de louro (Rorie)
- 1 colher de sopa de creme de leite (white cream)
- Sal e pimenta do reino (a gosto)
- 1 ovo (Tamago)
- 250 gramas de farinha de trigo (Komugiko)
- 250 gramas de farinha de rosca (Pan ko)
- 1 repolho

Modo de Preparo
- Cozinhe as três batatas com a casca por aproximadamente 40 minutos. Verifique se as batatas estão no ponto, espetando-as com um garfo. Escoe a água, pegue as batatas com um pano e descaque-as ainda quente.

- Esmague as batatas pressionando-as contra uma peneira.
Obs: É necessário que as batatas sejam passadas, pela peneira, ainda quentes para facilitar essa operação.

- Pique as cebolas e refogue-a sem deixar dourar. Adicione a carne moída e a folha de louro e refogue-os, temperando com o sal e pimenta do reino.

- Junte o purê de batatas, que foi passado pela peneira, à carne moída e misture bem, de forma que fique uma massa bem homogênea. Adicione uma colher de sopa de creme de leite e misture bem. Deixe esfriar.

- Unte uma das mãos com óleo e faça um bolinho, com a massa já fria, do tamanho que caiba na palma da mão.

- Separe uma bandeja com a farinha de rosca e outra com a farinha de trigo.

- Em outra vasilha, bata o ovo com duas colheres de sopa de água.

- Passe os bolinhos na farinha de trigo, de forma que fiquem cobertos uniformemente. Em seguida passe no ovo batido e depois na farinha de rosca.

- Em uma panela funda, aqueça o óleo em quantidade suficiente para fritar o Korokke por imersão. Vire o Korokke até dourar. Retire-os e sirva-os com uma salada de repolho picado.

Rendimento: 6 porções.
Amor Natural KARAAGE
O frango frito japonês ( karaage ), crocante e bem temperado, alegria da criançada e dos japoneses!
Ingredientes
2 coxas de frangos dessosadas
1 ovo
1 ½ col. (sopa) de fécula de batata
1 ½ col. (sopa) de farinha de trigo
óleo de fritar (de preferência, canola)

Tempero
2 col. (sopa) de shoyu
2 col. (sopa) de saquê
1 pitada de sal
Pimenta-do-reino a gosto
1 col. (chá) de açúcar
1 dente de alho ralado
2 cm de gengibre ralado
Preparo

Corte cada coxa de frango em 8 pedaços quadrados, iguais, com uma parte de pele. Retire nervos ou cartilhagens.
Coloque em um bol e cubra com os ingredientes do tempero. Com as mãos, misture bem por alguns minutos (o calor das mãos faz com que o tempero infiltre bem na carne). Cubra com papel-filme e leve à geladeira por 20 minutos (nem mais nem menos: antes desse tempo, o gosto ainda não pegou e, depois, a carne perde a resistência e a textura).
Misture o ovo e coloque as farinhas (os pedaços de frango devem ficar cobertos de massa, sem que esta fique muito líquida. Caso isto aconteça, adicione mais farinha).
Frite em óleo quente a 170ºC, tendo cuidado para que não grudem. Retire quando estiver na cor dourado-claro. Pouco tempo antes de servir, frite todos uma segunda vez com óleo mais quente (180ºC), somente para dourarem e ficarem mais crocantes (mas devem continuar suculentos por dentro).
Sirva com fatias de limão.

Rendimento: 4 porções

Fontes: Sites Japãoonline e cybercook4

AddThis Social Bookmark Button