>

AMOR NATURAL CULINÁRIA

Este é o lugarzinho do AMOR NATURAL CULINÁRIA, TREINAMENTOS E SERVIÇOS. Aqui vou postar receitas, dicas de culinária nacional e internacional,enologia, etiqueta, economia doméstica e tudo de importante para os amantes da gastronomia, além de literatura, notícias importantes,fotos e desenhos e tudo que possa interessar aos amigos que me visitam ! Sejam bem-vindos !!

"Click here and translate this page to English language"

terça-feira, junho 13, 2006

FESTAS JUNINAS - BEM VINDO AO ARRAIÁ DO AMOR!!


FESTAS JUNINAS
História
Você sabe por que as festas juninas receberam esse nome? Todo mundo conhece a história de que elas são chamadas de juninas por acontecerem no mês de junho. Mas o que pouca gente sabe é que, antigamente, na Europa, a comemoração era conhecida como festa joanina em homenagem ao nascimento de São João Batista. Mais tarde, os portugueses incluíram São Pedro e Santo Antônio nas festanças e também outros elementos, como as grandes fogueiras, que serviam para afastar as pragas agrícolas e trazer boas colheitas, os fogos de artifício e as bombinhas, que espantavam o mau-olhado, e os balões coloridos, que levavam pedidos aos santos.
As festas de junho são comemoradas em três datas principais:
• 13 de junho - festa de Santo Antônio;
• 24 de junho - festa de São João;
• 29 de junho - festa de São Pedro.
É claro que, como os brasileiros adoram festas, qualquer dia do mês de junho é dia de comemorar e, do norte ao sul do país, as barraquinhas de guloseimas vão surgindo, a música toca alto e a dança vai até o sol raiar! E viva São João!!!


Amor Natural
Quitutes
Festa junina não é festa junina se não tiver muitos e variados quitutes. Huuummm... Só de pensar, fico com água na boca! Apesar de ter muitas coisas em comum, a culinária típica das festas juninas não é igual em todas as regiões do Brasil. No Norte, por exemplo, o biju e a tapioca são os quitutes mais saboreados nessas ocasiões. No Sul, o pinhão é a sensação das festas. No Sudeste, é o pão de queijo que faz sucesso. Na Região Centro-Oeste, a pamonha não pode faltar e, no Nordeste, o apetite dos festeiros é estimulado com muito cuscuz, cocadas, bolinhas de jenipapo e amendoim. Nas festas do meu bairro, cada um leva um prato. A mãe do Junin faz pé-de-moleque e o pai da Carol sabe cozinhar uma canjica maravilhosa. A vó da Juju gosta de fazer receitas com milho verde: ela faz milho cozido, pamonha e bolo de milho. É tudo muito gostoso! Minha mãe é especialista em bolo de fubá, e eu também sei fazer algumas coisinhas gostosas. Nessa festa, eu vou levar a pipoca e a paçoca, que são receitas deliciosas e fáceis de fazer! Aí vai a minha receita de paçoca para que você também possa colaborar com um prato típico na sua festa junina:
Paçoca
Ingredientes:
1 quilo de amendoim torrado sem casca e sem pele
2 xícaras (chá) de açúcar
1 xícara de farinha de mandioca
1 colherinha de sal

Modo de preparar:
Misture todos os ingredientes e passe-os, aos poucos, no processador de alimentos ou no liquidificador até que se tornem um pó fino. Coloque a mistura em forminhas para moldar as paçoquinhas ou em canudinhos de papel. Pronto, agora você já pode se deliciar com essa receita simples e gostosa!

OUTRAS DELÍCIAS ENCONTRADAS NA WEB(Escolha e clique!)

(Links do ótimo site: www.portoweb.com.br)

Quentão
Pipoca doce
Pipoca salgada
Arroz doce
Bolo de fubá
Pinhão
Cocada
Doce de batata doce
Broinha de fubá
Doce de leite
Suspiro
Bolo de milho
Beijinho
Pão de mel
Pé de moleque
Pé de moleque de leite condensado
Sopa de milho verde
Paçoquinha
Cuscuz de milho
Vinho quente
Canjica
Curau
Bolo de batata doce
Pé-de-moleque de rapadura
Bolo de milho elétrico
Bolo de amendoim
Bom bocado mimoso
Creme de milho
Carrapinha
Rapadurinha de Leite




Quadrilhas
A quadrilha foi trazida para o Brasil pela Corte portuguesa e, inicialmente, era dançada apenas pela nobreza. Com o tempo, ela foi se popularizando, e a dança servia para representar o dia-a-dia dos trabalhadores da roça e os perigos e dificuldades que eles enfrentavam a caminho do trabalho. Além da quadrilha, outros tipos de dança também animam as comemorações juninas, como, por exemplo, o forró no Nordeste, o cateretê na Região Sudeste, o cururu na Região Centro-Oeste, o vaneirão no Sul e o boi-bumbá, que aquece os festejos do Norte brasileiro. E, quando falamos em dança, não podemos esquecer das cantigas que todos gostam de cantar e que alegram as festas. Essas duas são as minhas preferidas:
Pula a fogueira
Pula a fogueira, Iaiá
Pula a fogueira, Ioiô
Cuidado para não se queimar
Olha que a fogueira
Já queimou o meu amor.

Capelinha de Melão
Capelinha de Melão
É de São João,
É de cravo, é de rosa,
É de manjericão.
São João está dormindo,
Não me ouve não,
Acordai, acordai, acordai João.


Amor Natural
Brincadeiras
Sem dúvida nenhuma, essa é a parte da festa que eu mais adoro! Quem é que não gosta de corrida de saco, tiro ao alvo com bolinha de meia, pescaria, pau de sebo e corrida com ovo na colher? E ainda tem a brincadeira da cadeia, em que pagamos para prender nossos amigos ou as pessoas que estão atrapalhando a nossa diversão. Para sair, "o preso" tem que pagar também e, se não tiver dinheiro e ninguém quiser pagar para que ele saia de lá, pode contar que vai ficar lá a festa inteira! A brincadeira que os tímidos mais gostam é o correio elegante, pois é uma ótima forma de mandar recadinhos apaixonados para a pessoa de que estamos gostando. Mas o correio elegante não é só para namorados. Também podemos enviar mensagens, poesias e charadas para nossos amigos e familiares.

Infelizmente, nem todas as brincadeiras são divertidas e acabam bem. A cada ano que passa, os acidentes, incêndios e queimaduras aumentam muito durante o período das festas juninas por causa dos balões e dos fogos de artifício. Além disso, fabricar, vender ou soltar balões é proibido por lei. Quem cometer esse delito, além de ter que pagar uma multa, pode ficar preso (em uma cadeia de verdade) por um a três anos. Por isso, no meu arraial, brincadeira perigosa não entra de jeito nenhum! E, como eu gosto muito de balões, aprendi a fazer uns lindos, coloridos, divertidos, fáceis e que não causam nenhum tipo de acidente, nem para as pessoas e nem para a natureza! Então, mãos à obra, clique aqui para fazer o seu balão ou veja imagem abaixo:



Fonte: Site do MENINO MALUQUINHO QUE EU ADOROOOOOO!!
Copyright ©2002-2006 Ziraldo e Portal Educacional.
Todos os direitos reservados


AddThis Social Bookmark Button

9 Comments:

  • At 5:18 AM, Anonymous Anônimo said…

    Visita la meva agenda de Catalunya: Agenda de Catalunya

     
  • At 5:11 AM, Anonymous Anônimo said…

    amei seu blog! É de muito bom gosto e bonito .Muito sucesso ! Claudia

     
  • At 5:28 AM, Anonymous Anônimo said…

    adorei esse blog,mto criativo,continue assim,gostaria d fazer algo para ajudar c for pissível mande-me um e-mail para tiago_gray@hotmail.com
    estam d parabéns mesmo, abraço

    tiago luis junges

     
  • At 6:11 AM, Anonymous Anônimo said…

    adorei mesmo esse site

    continue assim ele é de mais

    abraços

     
  • At 6:37 AM, Blogger pamela said…

    gostei muito vç divia colocar tambem de outas festas chal beijoks

     
  • At 4:24 PM, Anonymous Anônimo said…

    Gostei muito, pesquisava para um trabalho e encontrei tudo aqui, obrigada.Beijos.Sou de Bal.camboriu-sc me chamo Maria.

     
  • At 6:55 PM, Anonymous Anônimo said…

    Olá, adorei o seu blog. É muito bonito. Parabéns é muito bonito. Um grande abraço........

    MARINLAVA LUCENA - JUREMA-PE

     
  • At 11:42 AM, Anonymous ariany said…

    adorei essse

     
  • At 11:43 AM, Anonymous ariany 100000000% cm vc said…

    adorei esse blog me ajudou bastante no meu trabalho e essas receitas são otimas

     

Postar um comentário

<< Home