>

AMOR NATURAL CULINÁRIA

Este é o lugarzinho do AMOR NATURAL CULINÁRIA, TREINAMENTOS E SERVIÇOS. Aqui vou postar receitas, dicas de culinária nacional e internacional,enologia, etiqueta, economia doméstica e tudo de importante para os amantes da gastronomia, além de literatura, notícias importantes,fotos e desenhos e tudo que possa interessar aos amigos que me visitam ! Sejam bem-vindos !!

"Click here and translate this page to English language"

quinta-feira, junho 15, 2006

GRIPE DE INVERNO! TODO MUNDO QUE CONHEÇO ESTÁ GRIPADO!!


G R I P E

Parece que todo mundo que eu conheço está gripado e/ou resfriado! Todos na minha casa estão repassando o vírus... Então resolvi falar sobre esta doença sazonal!!
Se ainda não foi contaminado este ano, que tal ler sobre esta doença e tentar se prevenir, se é que é possível...!!

A vilã do inverno

Está chegando a estação mais fria do ano. É hora de tirar do armário aquelas roupas mais quentes e elegantes, de enfrentar corajosamente as baixas temperaturas e também de prevenir uma das doenças mais típicas e incômodas do inverno: a gripe. Altamente contagiosa, essa moléstia afeta milhões de pessoas a cada ano, deixando muita gente incapacitada para as atividades do dia-a-dia. Se não tratada corretamente, pode ficar ainda mais grave, levando à pneumonia, hospitalização e até mesmo à morte.

A gripe é uma infecção respiratória causada por um vírus chamado Influenza. Este vírus tem três tipos: A, B e C. O tipo A causa gripe moderada ou severa, em todas as faixas etárias, também pode causar epidemias e até afetar animais; já os tipos B e C só contaminam humanos. Enquanto o B causa epidemias leves, afetando principalmente crianças, no tipo C, a gripe é bem leve e não provoca epidemias. Seja qual for o tipo, o Influenza atinge anualmente, em todo o planeta, 600 milhões de pessoas. A taxa de mortalidade em decorrência da gripe varia entre 2% e 5% da população, dependendo da virulência da epidemia.

Qualquer pessoa pode ser contaminada pelo vírus. No entanto, há pessoas mais suscetíveis a ele, como quem sofre de doenças respiratórias crônicas ou fraqueza imunológica. Idosos e crianças pequenas, por terem a saúde mais frágil, são os maiores candidatos à tendência de contrair infecções graves, com complicações que podem levar ao óbito.

Dentro do nariz da pessoa que foi contaminada, o Influenza se reproduz e depois passeia pela garganta e por todas as vias aéreas, causando os sintomas da gripe


Perigo no ar
Pegar gripe é muito fácil, pois a transmissão se dá, principalmente, pelo ar. Quando uma pessoa gripada fala, espirra ou tosse, pequenas gotas com o vírus Influenza se dispersam pelo ar. E ficam no local por tempo suficiente para que sejam inaladas por uma pessoa saudável. Vale saber que um mísero espirro é capaz de espalhar centenas de milhares de vírus. Dentro do nariz da pessoa que foi contaminada, o Influenza se reproduz e depois passeia pela garganta e por todas as vias aéreas, causando os sintomas da gripe.

Outra forma de pegar a doença é o toque. Basta tocar a mão de um doente - que certamente estará repleta de gotículas com o vírus - e levar a própria mão à boca ou ao nariz para ser contaminado também. Mas não pense que a contaminação acontece só depois que os sintomas aparecem. Um dia antes de sentir alguma coisa, você já pode contaminar alguém. E, depois do surgimento dos sintomas, é possível contaminar pessoas por até sete dias.


Prédio doente

Concentrada no corre-corre da sua rotina, você começa a se sentir super indisposta. Mas aí você percebe que não é a única: tá assim de colegas de trabalho seus reclamando de tudo que é tipo de mal-estar. Náuseas, vômitos, diarréia, cansaço, dores na cabeça e no corpo, confusão mental, tosse forte, febre alta, falta de ar... Se antes você (e todo mundo) achava que fosse apenas o início de uma gripe forte, sinal de estresse ou um incômodo passageiro, surpresa: esses sintomas acabam durando vários dias. Isso acontece porque o ambiente de trabalho está poluído, com a presença de fungos, bactérias e diversos microorganismos. E há perigo. Se ele for mal ventilado, sem uma mísera janelinha que possa trazer um pouco de ar puro, prepare-se: sua saúde está em risco. Esse problema, que afeta a maioria dos edifícios modernos em todo o mundo, já tem até nome: Síndrome do Prédio Doente.


Fonte:
Site:www.bolsademulher.com
AddThis Social Bookmark Button