>

AMOR NATURAL CULINÁRIA

Este é o lugarzinho do AMOR NATURAL CULINÁRIA, TREINAMENTOS E SERVIÇOS. Aqui vou postar receitas, dicas de culinária nacional e internacional,enologia, etiqueta, economia doméstica e tudo de importante para os amantes da gastronomia, além de literatura, notícias importantes,fotos e desenhos e tudo que possa interessar aos amigos que me visitam ! Sejam bem-vindos !!

"Click here and translate this page to English language"

segunda-feira, setembro 04, 2006

NO INVERNO NADA MELHOR DO QUE QUEIJOS ! PARTE 1

Amor Natural


Queijos e vinhos sem conflito
Ainda que nosso inverno não seja rigoroso, é comum nessa época do ano reunir os amigos para saborear queijos e vinhos. Apesar de ser esse um hábito antigo, a mistura não é tão simples quanto parece. O vinho errado pode matar o sabor do queijo. O contrário também é verdadeiro. Veja algumas sugestões de harmonização:

Queijos frescos
Muito apreciados pelo paladar nacional, os queijos frescos são ideais para iniciar uma reunião e pedem vinhos brancos frescos, secos, com boa acidez e aromáticos, como o Gewürztraminer, Riesling, Moscatel e Malvasia. Vale abrir também uma garrafa de um rosé. A maioria dos queijos cremosos de leite de cabra também casam perfeitamente com esses vinhos.

Queijos macios
Tanto o brie quanto o camembert combinam com vinhos brancos estruturados, como um Chardonnay que tenha permanecido em barrica de madeira por algum tempo. Um Sancerre é outra alternativa de primeira. Tintos leves, pouco tânicos, como os do Vale do Ródano, os conhecidos Côtes du Rhône, ou um cru Beaujolais, são outros exemplos de boa companhia. Na Normandia, região de origem do camembert, acompanha-se esse queijo com goles de calvados, destilado feito de maçã, assim como a sidra, o fermentado da mesma fruta. Um camembert maduro e de boa procedência não fará feio se for saboreado com um champanhe.

Queijos azuis
O sabor complexo e picante do roquefort combina com um Sauternes, vinho francês de sobremesa de alta concentração de açúcar. Com um Tokai húngaro, o resultado também será agradável. No caso do italiano gorgonzola, a combinação clássica é um tinto leve como um Valpolicella nobre, um Barbera ou Bardolino. Arrisque também com um Passito di Pantelleria, o vinho licoroso da Sicília. Você verá que não fica nada mal. Outra possibilidade é abrir um Moscatel português.

Queijos semiduros
Queijos como o emmenthal, o gruyère e o queijo-de-minas curado e semicurado ficam bem com tintos leves, no máximo de médio corpo, como um Côtes du Rhône, um Pinot Noir ou um Beaujolais (feito com a uva Gamay, já tem versões brasileiras), todos poucos tânicos. Também vão bem com alguns italianos mais leves como o Barbera e o Dolcetto. Podem ser bons parceiros brancos secos como os Chardonnays estruturados que permaneceram em barricas de carvalho. Os holandeses gouda e edam e o italiano asiago têm sabor mais pronunciado e pedem vinhos potentes, como os da uva Shiraz - não a casta original francesa Syrah, mas sua variação espalhada pelo Novo Mundo (Austrália, África do Sul, Argentina). Também formam ótima parceria com um Rioja Reserva, um Cabernet Sauvignon proveniente do Chile ou mesmo um Tannat uruguaio. O provolone pode ser associado com um Chianti Clássico, tinto da Toscana, ou um outro tinto de médio corpo. A mussarela funciona bem com um tinto leve ou de médio corpo.

Queijos duros
Em geral, esses queijos são reservados para a seqüência final, uma vez que com sabor demasiadamente marcante, acabam ofuscando os demais. As virtudes de um parmiggiano reggiano ou de um grana padano são ressaltadas com tintos potentes como um Cabernet Sauvignon Reserva chileno, um Amarone della Valpolicella ou um Zinfandel californiano encorpado. O pecorino vai bem com vinhos de médio corpo. Vale provar com um Malbec argentino, por exemplo. O Malbec traz uma doçura que produz um interessante contraste com esse queijo.

Uma opção interessante é contrariar a regra clássica de aproximar queijos duros e salgados de vinhos encorpados. Experimente prová-los com vinhos generosos, como um Porto ou Madeira. A mesma sugestão se aplica ao provolone. A bebida licorosa rompe com o gosto de defumado desse queijo.


Como harmonizar uma tábua de queijos
Houve uma época em que os queijos eram servidos no lugar da sobremesa nos países europeus. Até hoje, os queijos costumam ser servidos para finalizar a refeição (antes ou depois da sobremesa) em países como França, Grã-Bretanha e Itália. Saiba como escolher os queijos e acompanhamentos para compor uma tábua de queijos, seja para terminar uma refeição ou para servir como aperitivo.
Como escolher os queijos
O primeiro passo é escolher as categorias de queijo de sua preferência. Não é necessário ter queijos de todas as categorias, mas é interessante incluir queijos de diferentes texturas e sabores, dos suaves aos mais fortes (inclua pelo menos um de leite de cabra ou de ovelha). É importante também ter uma variedade de cores e formatos (evite servir todos no mesmo formato). Se possível, use facas próprias para queijos e jamais espete-os com um garfo no momento de cortar.

Para acompanhar
Os bons queijos deveriam ser degustados ao natural, sem nenhum acompanhamento. Portanto, ao escolher itens para acompanhar uma tábua de queijos tenha em mente que o sabor deve ser sutil e não pode mascarar o ingrediente principal. Veja algumas sugestões:

Pães frescos, de casca crocante e sabor neutro, para não "brigar" com o queijo. Nada de pães com frutas secas, nozes, tomate ou azeitona.
Frutas da época também podem ser incluídas. Mas evite as de sabor mais ácido (limão, abacaxi, kiwi) e as muito doces. As mais indicadas são maçã, pêra, uva e figo.
Frutas secas, como uva passa, damasco, ameixa e figo, combinam muito bem com queijo, principalmente os duros, como o parmesão e o pecorino.
As frutas oleaginosas, como noz, castanha de caju, castanha-do-pará, amêndoa e avelã, também são bons acompanhamentos.


Queijos: a melhor maneira de conservá-los
Como comprar
Em algumas lojas especializadas se pode contar com a ajuda de funcionários com conhecimento, que dão boas sugestões. Mas quando você entra no supermercado e se depara com uma grande quantidade de queijos, a escolha pode ser mais complicada. Em caso de dúvida, procure experimentar o queijo antes de comprá-lo. Como acontece com outros produtos, verifique a data de validade, o aspecto e os cuidados com a temperatura à qual o queijo se encontra (o que pode alterar o processo de maturação).
Como conservar
Preste atenção na temperatura e verifique sempre se o queijo mantém suas características durante o armazenamento. Os queijos de massa dura devem ser envolvidos individualmente em filme plástico ou papel-alumínio (neste caso, faça alguns furos com um garfo para que o queijo possa respirar) para que não ressequem. Os queijos de massa macia (brie e camembert) devem ser mantidos no próprio papel da embalagem, que já é especial para sua conservação, e guardados na geladeira (assim como os frescos e fundidos). Os que apresentam mofo interno (os azuis) devem ser envolvidos em papel-alumínio. Para conservar queijos duros por pouco tempo, deixe-os em uma queijeira (com base de madeira e tampa de vidro), que não feche hermeticamente, permitindo que os queijos respirem.

Amor Natural


Os tipos de queijos
Os queijos podem ser classificados de acordo com o tipo de leite, a textura, o grau de maturação e a intensidade de seu sabor e aroma. A classificação mais comum é de acordo com a textura (queijos duros e semiduros, macios, frescos, etc).

A consistência dos chamados queijos duros varia de lisa e fácil de cortar até a áspera e granulada. Alguns deles são: o emmenthal, o gruyère, o grana (parmesão), o provolone, o pecorino, o cheddar e o gouda. Há ainda os queijos macios (brie e camembert), os azuis (roquefort e gorgonzola) e os frescos (queijo de cabra, cream cheese, ricota, cottage, mascarpone e queijo feta).
Confira fotos e descrição dos queijos!

Asiago
Brie
Caciocavallo
Camembert
Cottage
Cream Cheese
Edam
Emmenthal
Feta
Gorgonzola
Gouda
Grana
Gruyère
Mascarpone
Mussarela
Parmeggiano
Pecorino
Provolone
Queijo de cabra
Queijo-de-minas
Queijo roquefort
Ricota

ALGUMAS RECEITINHAS COM QUEIJO:

Amor Natural


Fondue de queijo
Ingredientes:
400 g de queijo gruyére ralado
200 g de queijo emmenthal ralado
1 dente de alho sem casca partido ao meio
1 xícara (chá) de vinho branco
1 colher (chá) de suco de limão
2 colheres (chá) de maisena
4 colheres (sopa) de leite
4 colheres (sopa) de vodca
3 pitadas de pimenta-do-reino
1 pitada de noz-moscada
Modo de Preparo:
Esfregue o alho na parte interna de uma panela própria para fondue. Coloque o vinho e o suco de limão e leve ao fogo até amornar. Reduza o fogo, junte os queijos e mexa bem até começar a derreter. Adicione a maisena dissolvida no leite e continue a cozinhar, mexendo sem parar, em movimentos na forma de 8 para o queijo não ficar em ponto de fio. Acrescente a vodca, a pimenta e a noz-moscada e misture por mais 2 minutos, ou até ficar cremoso. Transfira a panela para o fogareiro e leve à mesa. A fondue deve continuar a ferver. Sirva com pedaços de pão, de preferência os de casca dura, como o pão italiano. Espete-os no garfo próprio para fondue e mergulhe no queijo.


Amor Natural


Penne com queijo de cabra
Ingredientes:
400 g de penne
1/2 kg de tomate
4 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 cebola picada
200 g de queijo de cabra
1 xícara (chá) de manjericão picado
sal e pimenta-do-reino preta moída grosseiramente a gosto
Modo de Preparo:
Coloque o penne para cozinhar em 4 litros de água fervente com 1 colher (sopa) de sal até ficar al dente. Enquanto isso, prepare o molho. Lave os tomates e coloque-os em uma panela com 2 litros de água fervente. Deixe no fogo por 1 minuto. Retire do fogo, escorra a água, retire a pele e corte-os em cubos. Reserve. Leve ao fogo uma panela grande com o azeite de oliva e a cebola e refogue, mexendo de vez em quando, até dourar. Acrescente os tomates, o sal e a pimenta-do-reino. Misture bem e cozinhe, mexendo de vez em quando, até obter um molho encorpado. Por último, junte as bolinhas de queijo de cabra e o manjericão. Misture bem e cozinhe por mais 1 minuto, sem parar de mexer. Escorra o macarrão e regue com o molho. Sirva em seguida.


Fettuccine aos quatro queijos
Ingredientes:
400 g de massa fettuccine
100 g de mussarela
100 g de queijo provolone
60 g de queijo gorgonzola
50 g de queijo parmesão
2 gemas
100 ml de vinho branco
300 ml de creme de leite fresco
noz-moscada
sal e pimenta do reino
Modo de Preparo:
Rale os queijos em ralo grosso. Coloque o vinho para ferver e acrescente os queijos. Vá mexendo em fogo baixo até que os queijos estejam derretidos. Acrescente o creme de leite e misture bem. Bata levemente as duas gemas e acrescente um pouco da mistura fervente. Misture e coloque na panela com o molho. Temperar com sal e pimenta-do-reino. Cozinhar a massa "al dente" e sirva com o molho salpicando com a noz moscada.

Amor Natural


Abobrinha recheada com tomate e queijo
Ingredientes:
3 abobrinhas médias limpas
4 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 tomates médios sem pele e sem sementes picados
2 dentes de alho amassados
1/2 xícara (chá) de salsinha picada
1/2 xícara (chá) de vinho branco
1 xícara (chá) de queijo branco de minas em cubos
sal a gosto
Modo de Preparo:
Corte as abobrinhas ao meio no sentido do comprimento e retire com cuidado a polpa. Reserve. Aqueça o azeite em uma panela, junte a polpa da abobrinha e refogue por 5 minutos, ou até começar a amolecer. Acrescente o tomate, o alho e a salsinha e refogue por mais 1 minuto. Junte o vinho e deixe em fogo alto por 10 minutos, ou até ficar quase seco. Acerte o sal e desligue o fogo. Recheie a abobrinha com o refogado preparado. Leve para assar em forno médio, preaquecido, por 30 minutos, ou até a abobrinha amolecer. Retire do forno, coloque os cubos de queijo por cima e leve de volta ao forno por 10 minutos, ou até gratinar. Sirva a seguir.

Amor Natural


Rolinhos de frango com queijo de cabra
Ingredientes:
4 peitos de frango pequenos (2 kg)
1 xícara (chá) de manjericão picado
1 xícara (chá) de salsinha picada
2 colheres (sopa) de tomilho picado
1/2 xícara (chá) de queijo de cabra picado
3 colheres (sopa) de creme de leite
sal a gosto
Modo de Preparo:
Retire o tendão do peito de frango, elimine a pele e os ossos, corte-os ao meio, mas sem separá-los, obtendo 4 bifes grandes. Tempere com o sal. Coloque cada peito de frango entre dois pedaços de filme plástico e bata com um batedor para obter filés com uma espessura uniforme. Reserve. Coloque em uma tigela todas as ervas, o queijo de cabra e o creme de leite. Misture até formar uma pasta. Abra os filés de frango em uma superfície lisa e espalhe o queijo de cabra temperado. Enrole os filés como um rocambole e coloque-os sobre um pedaço de papel-manteiga de 35 x 25 cm. Embrulhe os rolinhos e amarre as pontas com um barbante. Coloque-os em uma panela com 4 litros de água fervente e deixe por 1 hora, ou até estarem cozidos. Retire, desembrulhe e fatie. Sirva com Creme de Cúrcuma e Salsinha. Derreta 2 colheres (sopa) de manteiga em uma panela, polvilhe 3 colheres (sopa) de farinha de trigo e deixe por 2 minutos, ou até dourar. Acrescente 2 xícaras (chá) de leite e cozinhe, sem parar de mexer, até obter um creme. Junte 1 colher (sopa) de cúrcuma, 1 xícara (chá) de salsinha picada, acerte o sal e misture. Retire do fogo e sirva.

Amor Natural


Miniflan de queijo
Ingredientes:
3 ovos
2 claras
100 g de queijo pecorino ou parmesão ralado
100 g de queijo provolone picado
200 ml de creme de leite fresco
manteiga
mel
sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de Preparo:
Ligue o forno à temperatura média. Coloque em uma tigela as gemas, o sal e a pimenta-do-reino e bata com um batedor manual por alguns minutos. Junte o queijo ralado (reserve 2 colheres de sopa), o provolone e o creme de leite batido levemente, à parte. Em seguida, incorpore as claras batidas, misturando delicadamente. Unte com manteiga 6 fôrmas pequenas e polvilhe com o queijo reservado. Distribua a mistura e cozinhe em banho-maria no forno por cerca de 30 minutos, ou até que enfiando um palito no centro do flan ele saia limpo. Retire do forno e desenforme em pratos individuais. Se preferir, regue com um fio de mel e decore com lascas de queijo provolone.
AddThis Social Bookmark Button