>

AMOR NATURAL CULINÁRIA

Este é o lugarzinho do AMOR NATURAL CULINÁRIA, TREINAMENTOS E SERVIÇOS. Aqui vou postar receitas, dicas de culinária nacional e internacional,enologia, etiqueta, economia doméstica e tudo de importante para os amantes da gastronomia, além de literatura, notícias importantes,fotos e desenhos e tudo que possa interessar aos amigos que me visitam ! Sejam bem-vindos !!

"Click here and translate this page to English language"

quarta-feira, setembro 28, 2005

GELÉIAS E COMPOTAS ( 17 ) - GOSTOSO!!


Olá gente, olha eu aqui novamente, para postar mais um capítulo da série de Compotas/Geléias solicitado por várias amigas, inclusive a Ruth Gizelda do Gazzag(Aliás, obrigada a Ruth pelos comentários honrosos a este blog, onde o principal objetivo é atender e agradar vocês!!Volte sempre Ruth, é um prazer ter vocês aqui!!). Hoje deverei terminar esta série, caso vocês desejem mais alguma informação adicional é só pedir!! Fico devendo à Ruth informações detalhadas sobre embalagem - Preparação e selagem -, pois não houve tempo de complementar tudo!! Volto logo!! Beijinhos!!!

GELÉIA DE ACEROLA
Ingredientes
1 Kg de acerola
1 Kg de açucar
1 colher (sopa) pectina

Modo de Preparo
Lavar as frutas e amassar. Adicionar o açucar e levar ao fogo por 15 minutos, mexendo. Adicionar a pectina e misturar, até ficar com consistência de gel. Deixar esfriar.
Dica: a pectina dá o ponto da geléia, e pode ser encontrada em lojas de produtos para festas ou pode ser feita em casa, com a parte branca da casca de uma laranja. Basta levar ao fogo com água, durante 20 minutos.


GELÉIA DE MARACUJÁ
Ingredientes
600 ml de suco de maracujá (de preferência fresco)
½ Kg de açucar
Suco de 1 limão
Sementes de maracujá (opcional)

Modo de Preparo
Ponha todos os ingredientes da receita numa panela e em fogo alto até que desmanche o açucar. Deixe ficar até obter o ponto de geléia. Coloque a geléia quente nos vidros devidamente esterilizados.

Rendimento: cerca de 400g de geléia


GELÉIA DE CASCA DE MAÇÃ
Ingredientes
500g de casca de maçã lavada
400g de açucar
1 copo americano (200 ml) de água

Modo de Preparo
Misture todos os ingredientes da receita numa vasilha e leve ao fogo por uns 20 minutos. Retire e deixe amornar. Bata no liquidificador. Passe por uma peneira fina.
Leve de volta ao fogo e deixe ficar até obter o ponto de geléia. Coloque em vidro esterilizado.

Rendimento: 1 vidro grande (cerca de 500g)


GELÉIA DE MEXERICA(TANGERINA)
Ingredientes
1 Kg de mexericas (tangerina)
800g de açucar
1 colher (café) de bicarbonato sódio

Modo de Preparo:
1. Lave com cuidado as mexericas e depois corte cada uma delas em quatro partes. Em seguida, retire as cascas e também as sementes, com cuidado. Ponha em uma panela a polpa das frutas e acrescente um pouco de água. Leve a panela ao fogo para uma fervura rápida e depois passe o conteúdo por peneira fina. Em seguida, corte as cascas da mexerica o mais fino possível, ponha em uma panela, cubra com água, junte o bicarbonato de sódio e leve ao fogo, deixando ferver rapidamente. Retire a panela do fogo, deite o conteúdo numa peneira e, em seguida, deixe de lado por um tempo, até esfriar; ponha debaixo da água corrente e lave bem, com atenção, provando de vez em quando, até que saia todo o amargo.
2. Leve ao fogo brando o suco da polpa, as cascas da mexerica e tembém o açucar. Enquanto a panela estiver no fogo, mexa sempre o conteúdo com uma colher de pau, até formar geléia de consistência regular (ou seja, quando atingir o ponto de bala mole). Em seguida, deixe esfriar e guarde a geléia em um vidro esterilizado, verificando se o recipiente está bem fechado.


GELÉIA SIMPLES DE AMEIXA
Ingredientes
½ Kg de ameixas prêtas
400g de açucar

Modo de Preparo
Ponha as ameixas numa panela. Cozinhe-as em um pouco de água, e em seguida passe as ameixas cozidas por uma peneira. Junte a quantidade prevista de açucar e leve tudo ao fogo brando, mexendo sempre o conteúdo da panela, até obter o ponto de geléia. Em seguida, deixe de lado por um tempo, até esfriar, e guarde a geléia pronto em um vidro que tenha sido previamente esterilizado, verificando, depois de despejar a geléia no vidro, se o recipiente está bem fechado.

AddThis Social Bookmark Button