>

AMOR NATURAL CULINÁRIA

Este é o lugarzinho do AMOR NATURAL CULINÁRIA, TREINAMENTOS E SERVIÇOS. Aqui vou postar receitas, dicas de culinária nacional e internacional,enologia, etiqueta, economia doméstica e tudo de importante para os amantes da gastronomia, além de literatura, notícias importantes,fotos e desenhos e tudo que possa interessar aos amigos que me visitam ! Sejam bem-vindos !!

"Click here and translate this page to English language"

terça-feira, setembro 27, 2005

GOIABA, TROPICAL, VOCÊ GOSTA ???


Olá meus bloggeiros de plantão!! Como foi a segunda-feira chuvosa(pelo menos no RJ, onde estou!!) ?? Estava com saudades, vamos recomeçar as nossas receitinhas da nova semana??
Em homenagem e atendimento à minha amiga Gloria Herculano (agora tenho mais uma amiga deste blog de nome Gloria Friedberger do blog www.receitaslight.blogspot.com) do Gazzag, estou postando um pequeno resumo sobre GOIABAS. Ela tem goiabeiras, e precisa aproveitar sua produção, então aí vai um histórico destas frutas excelentes, e algumas receitas que acredito vá colaborar muito com o paladar e a saúde!!Vou dividir a postagem conforme descrito abaixo, para melhor aproveitamento dos(as) amigos(as)!! Um beijão, boa semana!!


FRESCA OU EM DOCE, A GOIABA É NOSSA
Fruta nativa da América tropical é rica em vitamina C, ferro, fósforo e cálcio.

A goiabeira é um arbusto cultivado em todas as regiões quentes da América e da Ásia, mas é nativa da América tropical e encontrável em todas as regiões do Brasil. Multiplica-se rapidamente pelas sementes e se adapta bem até em solos arenosos e secos. Existem duas variedades de frutos da goiabeira: as goiabas de polpa branca e as de polpa vermelha.

A goiaba é muito rica em Vitamina C, é fonte de diamina e riboflavina, além de conter Vitaminas A, B, B2 e G. Nas sementes, encontra-se boa concentração de ferro, fósforo e cálcio. De modo geral, não tem muito açucar e quase nenhuma gordura.
Por isso, é indicada para qualquer tipo de dieta e deve ser consumida também crua (inteira ou em sucos naturais), pois é a forma que conserva todas as suas propriedades nutritivas, principalmente a vitamina C.
A fruta é totalmente aproveitável. Da casca e das sementes podem se preparar geléias, e da polpa são obtidos sucos. Com ela se preparam sorvetes, tortas, compotas, licor e goiabada, um dos doces mais tipicamente brasileiros que, juntamente com o queijo branco de Minas ou o prato, forma uma famosa sobremesa conhecida em muitos lugares do Brasil como “Romeu e Julieta).
Ao comprar a fruta, rejeite as que tiverem a casca amassada ou em cortes. Ela não deve ser muito verde, nem muito madura pois, em ambos os casos, perde o sabor rapidamente e seu valor nutritivo diminui.
Vamos apresentar diversas receitas de doces com a fruta, conforme abaixo:

1. Sobremesas

2. Geléias / Geléia dietética / Compota


3. Doces em pasta / em corte



1. SOBREMESAS

CHEESECAKE COM CALDA DE GOIABA
(Esta sobremesa foi preparada pelo chef Claude Troisgros para o ex-presidente Clinton)
Ingredientes
1. Para o Cheesecake: 2 ovos, 80 gramas de açucar, 290 gramas de creme de leite, suco de meio limão, 320 gramas de cream cheese.
2. Para a calda de goiaba: 6 goiabas maduras, 200 gramas de açucar, água, suco de 1/2 limão e corante vermelho comestível, se desejar a calda colorida, no caso da goiaba branca
Maneira de Fazer: 1. Para fazer o cheesecake: bata o cream cheese e o açucar juntos; acrescente o creme de leite e os ovos, um a um, e o suco de limão; coloque a mistura em forminhas individuais(ou refratário) untadas com manteiga; cozinhe em banho maria em forno com temperatura baixa (80 graus) durante 30 minutos; em seguida, coloque na geladeira por no minimo 6 horas.
2. Para preparar a calda de goiaba: descasque 4 goiabas e corte-as em fatias finas. Em seguida, refogue na manteiga com o açucar e deixe cozinhar por 10 minutos. Acrescente um pouco d’água e bata no liquidificador. Coloque o corante se desejar, por último, após o cozimento total.
3- Para dar o toque final: desenforme o cheescake, polvilhe com açucar e caramelize com o maçarico de culinária(se tiver um) ou no forno bem quente(opcional). Disponha a calda de goiaba no centro do prato, o cheescake por cima e decore com fatias de outras goiabas (se quiser), mais calda e folhas de hortelã.

Rendimento: 4 porções.



MUSSE DE GOIABA
Ingredientes
1 vidro ou lata de compota de goiaba (cerca de 500g), comercializado ou caseiro
1 lata de creme de leite com o soro
3 claras batidas em neve
1 envelope (12 g) de gelatina em pó incolor sem sabor
1 envelope (12 g) de gelatina em pó vermelha sem sabor
Água suficiente para hidratar as gelatinas

Modo de preparo
1.Hidrate as gelatinas juntas com 2 xícaras (café) de água. Deixe amolecer por uns 15 minutos e depois dissolva em banho maria (sem ferver muito) e reserve.

2. Coloque a goiaba em calda e a gelatina no liquidificador.
Bata muito bem, junte o creme de leite e bata até dobrar de volume e a mistura ficar homogênea. Retire do liquidificador
e, apenas misturando bem, porem cuidadosamente, adicione as claras em neve.

3. Coloque em uma fôrma ou refratário (de preferência de canudo no meio), previamente molhada com água gelada e leve à geladeira para gelar , por pelo menos por 6 horas (nunca leve ao congelador ou freezer)ou até o dia seguinte, à hora de servir. Enfeite com chantily, cerejas, marshmallow ou a gosto.

Rendimento: 8 – 10 porções
NOTA: Esta receita se presta muito bem às goiabas brancas, já que a gelatina vermelha proporciona uma cor agradável à mesma. Sugere-se inclusive utilizar, neste caso, 2 pacotes (24g) de gelatina em pó sem sabor vermelha.


♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

AddThis Social Bookmark Button