>

AMOR NATURAL CULINÁRIA

Este é o lugarzinho do AMOR NATURAL CULINÁRIA, TREINAMENTOS E SERVIÇOS. Aqui vou postar receitas, dicas de culinária nacional e internacional,enologia, etiqueta, economia doméstica e tudo de importante para os amantes da gastronomia, além de literatura, notícias importantes,fotos e desenhos e tudo que possa interessar aos amigos que me visitam ! Sejam bem-vindos !!

"Click here and translate this page to English language"

sábado, outubro 01, 2005

RECEITA PARA O ALMOÇO DE DOMINGO-COZINHA CAPIXABA


Oi queridos, esta é para você variar da carne e frango do domingo, e fazer um peixe à moda do Espírito Santo, muito gostoso, todos vão querer repetir, experimente!! Beijões!!

Moqueca de Peixe
Ingredientes
1 kg de peixe (a gosto, mas muito bom com robalo)
2 dentes grandes de alho,
2 cebolas brancas médias,
caldo de 1 limão médio,
sal a gosto,
2 maços pequenos de coentro,
um pouco de cebolinha verde,
azeite doce,
colorau ou extrato de tomate
4 tomates maduros e pimenta-malagueta.
Modo de Preparo
Depois de escamado o peixe, limpo das tripas e bem lavado com limão, corte-o em postas, dando um corte nos lados ou em cima, para entranhar os temperos.
Num socador de madeira, transforme em pasta o sal, alhos, 1 cebola, cebolinha, metade do coentro, 2 tomates (bem picados).
Junte um pouco de azeite doce, a pimenta e o colorau. Tudo bem machucado (ou socado), esfregue dos dois lados do peixe, posta por posta, acomodando-as na frigideira de barro.
Coloque por cima o resto do tomate, cebola e coentro bem picados, regando o peixe com mais azeite doce e urucum (não deixe ficar muito vermelho). Leve ao fogo forte, tendo o cuidado de sacudir de vez em quando a frigideira, para não pegar no fundo.
Sirva na própria panela de barro em cima do tripé, acompanhado de pirão(receita abaixo)
A moqueca deve ser servida bem fervente.
NB: Se não tiver panela de barro, faça na panela de ferro ou alumínio, vai ficar um pouco diferente, mas tembém saboroso!

Pirão de Camarão e Cabeça de Peixe
Leve ao fogo, em quantidade suficiente para um bom refogado, alho socado, cebolas, coentro, tomates sem pele e pimenta, bem socados, azeite doce e pouca gordura de urucu. Deixe apurar bem, passe por peneira ou liquidificador. Ao caldo obtido, junte 250 g de camarões (descascados, sem tripas, bem lavados com limão e cortados ao meio) e a cabeça do peixe, tudo bem cozido por 10 minutos. Retire a cabeça do peixe, separe das espinhas, desfie em lascas e retorne ao mesmo molho, acrescentando o caldo de meio limão. Verifique o sal e vá engrossando com farinha de mandioca (torrada e umedecida, para não embolar), formando um pirão de consistência não muito dura.
Antes de servir, regue o pirão com um pouco do caldo da moqueca de peixe e sirva juntos.
AddThis Social Bookmark Button