>

AMOR NATURAL CULINÁRIA

Este é o lugarzinho do AMOR NATURAL CULINÁRIA, TREINAMENTOS E SERVIÇOS. Aqui vou postar receitas, dicas de culinária nacional e internacional,enologia, etiqueta, economia doméstica e tudo de importante para os amantes da gastronomia, além de literatura, notícias importantes,fotos e desenhos e tudo que possa interessar aos amigos que me visitam ! Sejam bem-vindos !!

"Click here and translate this page to English language"

sábado, outubro 01, 2005

RECEITA PARA O ALMOÇO DE DOMINGO-COZINHA CAPIXABA


Oi queridos, esta é para você variar da carne e frango do domingo, e fazer um peixe à moda do Espírito Santo, muito gostoso, todos vão querer repetir, experimente!! Beijões!!

Moqueca de Peixe
Ingredientes
1 kg de peixe (a gosto, mas muito bom com robalo)
2 dentes grandes de alho,
2 cebolas brancas médias,
caldo de 1 limão médio,
sal a gosto,
2 maços pequenos de coentro,
um pouco de cebolinha verde,
azeite doce,
colorau ou extrato de tomate
4 tomates maduros e pimenta-malagueta.
Modo de Preparo
Depois de escamado o peixe, limpo das tripas e bem lavado com limão, corte-o em postas, dando um corte nos lados ou em cima, para entranhar os temperos.
Num socador de madeira, transforme em pasta o sal, alhos, 1 cebola, cebolinha, metade do coentro, 2 tomates (bem picados).
Junte um pouco de azeite doce, a pimenta e o colorau. Tudo bem machucado (ou socado), esfregue dos dois lados do peixe, posta por posta, acomodando-as na frigideira de barro.
Coloque por cima o resto do tomate, cebola e coentro bem picados, regando o peixe com mais azeite doce e urucum (não deixe ficar muito vermelho). Leve ao fogo forte, tendo o cuidado de sacudir de vez em quando a frigideira, para não pegar no fundo.
Sirva na própria panela de barro em cima do tripé, acompanhado de pirão(receita abaixo)
A moqueca deve ser servida bem fervente.
NB: Se não tiver panela de barro, faça na panela de ferro ou alumínio, vai ficar um pouco diferente, mas tembém saboroso!

Pirão de Camarão e Cabeça de Peixe
Leve ao fogo, em quantidade suficiente para um bom refogado, alho socado, cebolas, coentro, tomates sem pele e pimenta, bem socados, azeite doce e pouca gordura de urucu. Deixe apurar bem, passe por peneira ou liquidificador. Ao caldo obtido, junte 250 g de camarões (descascados, sem tripas, bem lavados com limão e cortados ao meio) e a cabeça do peixe, tudo bem cozido por 10 minutos. Retire a cabeça do peixe, separe das espinhas, desfie em lascas e retorne ao mesmo molho, acrescentando o caldo de meio limão. Verifique o sal e vá engrossando com farinha de mandioca (torrada e umedecida, para não embolar), formando um pirão de consistência não muito dura.
Antes de servir, regue o pirão com um pouco do caldo da moqueca de peixe e sirva juntos.
AddThis Social Bookmark Button

1 Comments:

  • At 11:57 AM, Anonymous Anônimo said…

    Hey :)

    You have a great blog here, keep up the great work! I'll definitely bookmark you.

    Do you wanna check out The Coolest Guy On The Planet's website?

    Check it out if you get some time, and I'll be sure to check back here regularly!

     

Postar um comentário

<< Home