>

AMOR NATURAL CULINÁRIA

Este é o lugarzinho do AMOR NATURAL CULINÁRIA, TREINAMENTOS E SERVIÇOS. Aqui vou postar receitas, dicas de culinária nacional e internacional,enologia, etiqueta, economia doméstica e tudo de importante para os amantes da gastronomia, além de literatura, notícias importantes,fotos e desenhos e tudo que possa interessar aos amigos que me visitam ! Sejam bem-vindos !!

"Click here and translate this page to English language"

domingo, novembro 20, 2005

DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA !!



Dia 20 de novembro, data do aniversário de Zumbi dos Palmares, é o Dia Nacional da Consciência Negra. Parabéns a todos os negros, que continuam lutando por uma igualdade racial, que a humanidade insiste em resistir. SOMOS TODOS IRMÃOS!!

Conheça aqui quem foi Zumbi e o que foram os quilombos, o projeto de recuperação da região do Quilombo de Palmares e os alguns quilombos que vem resistindo à passagem do tempo.

Quem foi Zumbi?
O líder do Quilombo dos Palmares lutou pela liberdade dos escravos até a morte. A infância do herói. O garoto Francisco, que se tornaria o Zumbi, nasceu em 1656, na cidadezinha de Porto Calvo, interior de Alagoas. Criado por padre Melo, aprende a ler e a escrever.
Tem aulas de Astronomia, Matemática, História da Bíblia e Latim. Aos 15 anos, foge para o Quilombo dos Palmares, maior refúgio de resistência dos negros à escravidão, localizado a 10 quilômetros do atual litoral de Alagoas.A vida em Palmares.
Quando Zumbi vai para Palmares, o quilombo é uma autêntica república negra. A comunidade cria gado e planta mandioca e cana-de-açúcar. O que sobra da colheita é trocado com a vizinhança por sal, pólvora e armas de fogo. Para se defender dos portugueses, Palmares cria uma organização militar liderada pelo tio de Zumbi, Ganga Zumba.Francisco se torna Zumbi. Aos 19 anos, Francisco auxilia o tio em várias batalhas contra os portugueses, tornando-se o mais jovem general do Brasil.
O guerreiro muda então seu nome para Zumbi, que significa em dialeto afro grande chefe. Sob sua liderança, os quilombolas vencem várias batalhas contra a coroa portuguesa. Para conter tantas vitórias, o governo colonial forma o maior contingente imperial de soldados para enfrentar o quilombo.
A guerra dura mais de cem anos.Ganga Zumba cai do poder. Uma das passagens mais conhecidas dessa guerra é o momento em que Ganga Zumba assina um acordo de paz com o governo da Província de Pernambuco em troca de terras no vale do Curcaú.
Zumbi não aprova os termos do acordo: só teriam liberdade os que haviam nascido em Palmares.
Escravos fugidos teriam de ser devolvidos. Ganga Zumba foge para as terras oferecidas pelo governador. Mais tarde é assassinado. Zumbi fica no lugar do tio e se torna o rei de Palmares.A morte.
Em 1675 Zumbi se fere em combate e fica manco. Apesar da deficiência física, não desiste de comandar as batalhas contra a coroa portuguesa. Depois de várias vitórias, Palmares perde a batalha final: a capital do quilombo – chamada Macaco – é tomada pelo bandeirante Domingos Jorge Velho.
Zumbi consegue fugir, mas, traído por um de seus companheiros, é surpreendido em seu esconderijo.
Assassinado, tem a cabeça cortada e exposta em postes na capital e em muitos vilarejos de Pernambuco, para lembrar aos escravos o destino dos que tentavam se rebelar contra a escravidão.

FOTO: Comunidade negra ainda vive no antigo Quilombo de Ivaporanduva, no vale do Ribeira-Estado de São Paulo.

O que restou dos quilombos

A Fundação Palmares estuda comunidades que vivem em antigos quilombos

Comunidades negras.

No Brasil existem ainda 724 comunidades negras vivendo em locais de antigos quilombos. São cerca de dois milhões de descendentes de quilombolas morando em comunidades isoladas. A maioria sobrevive de plantações de alimentos e da pesca.
A Fundação Cultural Palmares – entidade ligada ao Ministério da Cultura – já reconheceu 32 comunidades remanescentes de quilombos. Mas apenas 18 delas receberam o título de posse definitiva da terra. De acordo com a Constituição brasileira, os descendentes dos escravos alojados em áreas de quilombos têm direito à posse da terra.
AddThis Social Bookmark Button

1 Comments:

  • At 10:29 AM, Blogger Unknown said…

    ok...gostei mto doo ke sta postadoo aki..me ajudouu na malditah peskisa dah eskolah.

     

Postar um comentário

<< Home