>

AMOR NATURAL CULINÁRIA

Este é o lugarzinho do AMOR NATURAL CULINÁRIA, TREINAMENTOS E SERVIÇOS. Aqui vou postar receitas, dicas de culinária nacional e internacional,enologia, etiqueta, economia doméstica e tudo de importante para os amantes da gastronomia, além de literatura, notícias importantes,fotos e desenhos e tudo que possa interessar aos amigos que me visitam ! Sejam bem-vindos !!

"Click here and translate this page to English language"

sexta-feira, novembro 25, 2005

NOZES 4 - PRALINÉ DE NOZES!!


PRALINÉ DE NOZES

Leve ao fogo baixo uma panela com 250g de açúcar e 250 ml de água e cozinhe, sem parar de mexer, até o açúcar derreter. Aumente o fogo e cozinhe, sem mexer, por 5 minutos, ou até obter uma calda média ou ponto de crosta dura.
Continue a cozinhar, sem mexer, por mais 5 minutos ou até a calda escurecer um pouco e ganhar uma cor dourada.
Junte 150g de nozes e retire imediatamente do fogo.
Despeje sobre papel manteiga untado com 1 colher (sopa) manteiga e espalhe com a espátula, untada previamente com manteiga.
Assim que esfriar, quebre a PRALINÉ com cilindro de abrir massa.
Outra opção é quebrar em pedaços grandes e triturar no processador de alimentos.
Use a PRALINÉ picada para servir com sorvetes, bolos ou em recheios.
Rendimento: 600g de PRALINÉ.

DICAS PARA ACERTAR O PONTO DA CALDA
- O ponto de crosta dura pode ser observado quando a calda atinge 145°C. Outra maneira de observar é quando se coloca um pouco de calda num recipiente com água fria e ela forma uma casquinha quebradiça. Se continuar o fogo, obtém-se rapidamente um caramelo.

- Quando passa o ponto da calda (crosta dura) e ganha uma cor mais escura obtém-se o caramelo. Não deixe escurecer muito, evitando que a calda fique com um gosto amargo.
AddThis Social Bookmark Button