>

AMOR NATURAL CULINÁRIA

Este é o lugarzinho do AMOR NATURAL CULINÁRIA, TREINAMENTOS E SERVIÇOS. Aqui vou postar receitas, dicas de culinária nacional e internacional,enologia, etiqueta, economia doméstica e tudo de importante para os amantes da gastronomia, além de literatura, notícias importantes,fotos e desenhos e tudo que possa interessar aos amigos que me visitam ! Sejam bem-vindos !!

"Click here and translate this page to English language"

sexta-feira, dezembro 30, 2005

ANO NOVO - TRADIÇÕES, SUPERSTIÇÕES, MODA, CEIA!!



CURIOSIDADES E TRADIÇÕES DO REVEILLON - ANO NOVO!!

É meia-noite no mundo, noite de 31 de dezembro.
E, respeitadas as diferenças de fuso horário, promessas são feitas, desejos pensados, mal-entendidos superados.
Momento mágico em que queremos acreditar que a mudança da folhinha no calendário pode dar um nossa vida.
Aos nossos sonhos.
Se as superstições dão resultados ou não, não importa.
A gente quer mais é começar o ano com o pé direito e, por pé direito, entenda-se muita festa e alegria.
Mesa farta, música, amigos e parentes por perto, cada um de nós faz pequenas "mágicas" para garantir que o ano seja perfeito.

Finalmente, o Reveillon - (Acordar) - Pobres e ricos confraternizando a chegada do Ano Novo. Oferendas a Iemanjá são feitas em grande parte do litoral brasileiro.
Como este costume, há também a simpatia das águas.
Se você mora perto das águas, leve rosas brancas, perfume e muita moeda, jogando tudo com muita fé nas águas do mar.


CEIA DE ANO NOVO
Para se ter sorte no ano-novo, vale tudo! Quem nunca experimentou fazer uma simpatia para atrair mais sucesso e bom augúrio?
Ou até mesmo ficar com o pé direito apoiado no chão, ou na praia, pulando sete ondas do mar... Mesmo que muitos afirmem ter ceticismo, a quantidade de pessoas que praticam estas crendices somente reforçam a superstição.
Mas é na cozinha que encontramos as mais saborosas superstições para o último dia do ano. Frutas, bebidas e alguns ingredientes são indicados e devem ser incorporados a ceia especial. Crenças à parte, vale a pena experimentar esses pratos, ainda que seja pelo simples prazer de degustar algumas delícias.

Ceia de Ano Novo traz, em sua comida e sua forma de servir, muitos significados.
A começar pela fartura, pela imensa quantidade de comida que geralmente encontramos à mesa nessa ocasião, que reflete não só um momento de abundância e felicidade, mas o desejo de que as mesmas se repitam em todo o ano que está por vir.
Os pratos servidos também têm seus significados e tradições. Eles variam de acordo com o país e cultura.
Abaixo, uma lista com os alimentos que são servidos nas ceias ou que carregam alguma significação na passagem do ano:

Arroz
O arroz é uma semente e simboliza a riqueza, a abundância e a fertilidade. Coréia, Japão, Líbano e Dinamarca acreditam que esse é um alimento que traz muita sorte. O Líbano tem ainda uma outra curiosidade, é costume desse povo comer apenas alimentos brancos na noite da passagem do ano.

Aves
Passe longe de frango, peru, faisão ou qualquer tipo de ave se quer ter algum sucesso no ano que vem! As aves ciscam para trás e, para os supersticiosos, isso indica retrocessos e atraso de vida.
Sendo assim, fariam a felicidade voar embora. É aconselhável preparar carnes como boi, cordeiro, e principalmente porco, animal que fuça e empurra a terra para frente.
Prepare também peixes como atum, bacalhau e salmão , considerados peixes .


Champanhe
Essa bebida também é feita com uvas, e é uma bebida que não pode faltar na ceia e no brinde de Ano Novo. O champanhe “verdadeiro” é originário de uma região da França, e sua pureza e qualidade são reconhecidas no mundo todo. O único problema é que essa é uma bebida cara, mas você pode substituí-la por espumantes nacionais ou importados, de quase igual qualidade e mais baratos.

Lentilhas
A lentilha é sinal de boa sorte, principalmente para os italianos. No Brasil e no Chile, algumas pessoas acreditam que a lentilha deve ser a primeira coisa a ser consumida na ceia, logo após a meia-noite, para que não falte dinheiro durante o ano que está chegando.

Porco e leitão
O porco está sempre andando e fuçando para frente e, por isso, é visto como um animal de prosperidade. Além disso, seu alto teor de gordura nos remete à fartura e à riqueza.

Romã
A romã é símbolo de fartura e fertilidade. Ela é uma fruta que tem muitas sementes, que simbolizam o nascimento e a abundância. No Brasil, a tradição manda que se segure três sementes dessa fruta nos dentes à meia-noite, pedindo dinheiro para o ano seguinte. As sementes devem ser guardadas durante todo o ano, dentro da carteira e envolto em papel branco.



Uvas
A uva é a fruta mais conhecida por trazer boa sorte no Ano Novo. Para isso, você deve comer 12 uvas, uma para cada mês do ano. Aproveite e faça um pedido para cada uma que comer.



Vinho
O vinho é feito de uvas, que por si só já carregam uma significação positiva e otimista. Na passagem do ano, faça um brinde ao ano que nasce e beba o vinho em copos de cristal.



Frutas secas ou cristalizadas:
A tradição manda comer pêssego, figo, amêndoa ou avelã para se ter mais sorte e fortuna.



ANO NOVO - SIMPATIAS E SUPERSTIÇÕES

AS CORES DO ANO NOVO
Começar o ano-novo de branco já é tradição, a cor simboliza a paz, desejo universal. Para quem quer variar um pouco e sair do convencional há outras opções.

Segundo especialistas, as cores que regem 2006 são: vermelho (escuro), marrom, preto e cinza.
Então, por que não investir nelas? Preto? Cinza? Deixe de lado o preconceito e comece o ano diferente!
Você quer, em 2006, prorizar os estudos? Vista-se de preto!
Tem pressa em que algo se resolva logo? Aposte no vermelho escuro!
Quer usar mais a razão? Vista-se de verde!
Gastou muito em 2005? Inicie o ano-novo de cinza! O preto está relacionado à sexualidade, além de indicar apreço ao estudo e conhecimento.
O vermelho escuro representa o desejo de colocar algo em prática rapidamente;
o marrom está associado à humildade, indica o desejo de "ter os pés no chão".
O cinza é a cor ligada à economia, modéstia. É bom lembrar, ainda, que o vermelho é a cor que melhor representa a paixão, o amor.
O amarelo e o dourado são as cores da fortuna, alegria e prosperidade.
O verde traz saúde e riqueza, o azul a serenidade e amor e o lilás simboliza espiritualidade. Portanto, reflita sobre as suas metas para 2006 e só depois decida as cores com as quais deseja passar a virada do ano. Um ótimo recomeço!




A MODA MUDA PRA DAR SORTE

CALCINHA OU CUECA NOVAS:
Dão sorte no amor, porque deixam os mal-entendidos para trás. São recomendadas principalmente para quem está começando namoro, para garantir o futuro.

ROUPA BRANCA: é um hábito relativamente recente, trazido para o Brasil com a popularização das religiões africanas. O branco representa luz, pureza, bondade.

QUALQUER PEÇA AMARELA: pode ser uma peça íntima, um lenço, uma faixa ou um pequeno lacinho amarelo (que deve ficar sempre na sua bolsa). O amarelo representa o poder do ouro e, dizem, atrai dinheiro.

UMA NOTA DE DINHEIRO DENTRO DO SAPATO: os orientais dizem que a energia entra no nosso corpo pelos pés. Vai daí, o dinheiro no sapato atrai mais e mais riquezas.

LENÇÓIS NOVOS: a dica é especial para recém-casados. Dizem que os lençóis novos, na primeira noite de ano, deixam as possíveis ameaças do ano passado na máquina de lavar. (CRUZ, 89).

Comer lentilha, pular as sete ondas, tomar champagne, mas com que cor de roupa passar a virada do ano? Vestir-se já é uma tarefa árdua para as mulheres e essa função, na virada do ano, fica mais difícil ainda.



A MEIA NOITE DEPOIS DOS ABRAÇOS, HÁ MUITO O QUE FAZER

PULAR SÓ COM O PÉ DIREITO.
Você estará atraindo boas coisas para a sua vida, pois, segundo a Bíblia, tudo que está à direita é bom.

JOGAR MOEDAS, da rua para dentro de casa (se você mora no térreo, por favor). Dizem que atrai riqueza para todos que moram no lugar.

DAR TRÊS PULINHOS, com uma taça de champanhe na mão, sem derramar uma gota. Depois, jogar todo o champanhe para trás, de uma vez só, sem olhar. Você deixa para trás tudo de ruim. E não se preocupe em molhar os outros: quem for atingido pelo champanhe terá sorte garantida o ano todo.

SUBIR NUM DEGRAU numa cadeira, enfim, em qualquer coisa num nível mais alto. Diz o folclore que isso dá impulso a sua vontade de subir na vida. Comece, é claro, com o pé direito.

FAZER BARULHO: é uma forma de afugentar os maus espíritos que os povos antigos praticavam. Vale apito, batucada, bater panelas, desde que seja exatamente à meia-noite. Dizem que não há mal que resista.

ACENDER VELAS NA PRAIA ou jogar rosas nos espelhos de água, em intenção de Iemanjá. A deusa africana protege seus fiéis, com saúde, amor e dinheiro o ano todo, dia o candomblé.
Há ainda o belo costume de receber o Ano Novo com fogos de artifícios, sinos tocando e muita música, tudo à meia-noite. Enfim os desejos, pedidos, simpatias e sonhos sonhados.


SUPERSTIÇÕES

- Não é bom passar o Ano Novo com os bolsos vazios.
- Comer doze uvas verdes, à meia-noite do Ano Novo, para ter dinheiro em todos os meses do ano, também é bom.
- Guardar em lugar seguro, para ninguém achar, a tampa da garrafa de "champagne" usada na festa de Ano Novo, que tenha feito muito barulho, chama dinheiro.
- Defumar a casa, no fim do Ano e véspera do Ano Novo, com um defumador feito com carvão, xerém e açúcar, além de chamar a sorte e dinheiro, tira, também, o azar do ano velho.
- No dia de Reis (6 de janeiro), colocar três caroços de romã dentro da carteira, para ter dinheiro durante o Ano Novo.


AddThis Social Bookmark Button

3 Comments:

  • At 12:29 PM, Anonymous Anônimo said…

    oi
    adorei muito esse site
    mais vou dar uma dica vcs podem atualizar,colocar coisas novos como por exemplo
    jogar a taça do ano novo na rua chama energias positivas e dinheiro

     
  • At 4:30 PM, Anonymous Anônimo said…

    Nossa adourei, era isso mesmo que estava procurando, parabéns pra quem o criou!

     
  • At 4:30 PM, Anonymous Anônimo said…

    A pessoa que escreveu a acima chama-se Jucilene, meu e-mail é a_jucilene @yahoo.com.br

     

Postar um comentário

<< Home