>

AMOR NATURAL CULINÁRIA

Este é o lugarzinho do AMOR NATURAL CULINÁRIA, TREINAMENTOS E SERVIÇOS. Aqui vou postar receitas, dicas de culinária nacional e internacional,enologia, etiqueta, economia doméstica e tudo de importante para os amantes da gastronomia, além de literatura, notícias importantes,fotos e desenhos e tudo que possa interessar aos amigos que me visitam ! Sejam bem-vindos !!

"Click here and translate this page to English language"

terça-feira, janeiro 31, 2006

DIETA DO SANGUE PARTE II - PARA CLARET E OUTROS AMIGOS!


Olá amigos,
Completando algumas informações já postadas na sexta-feira sobre a DIETA DO SANGUE, e atendendo minha amiga do Orkut - Claret Nogueira, apresento abaixo uma descrição mais completa da Dieta - ainda sem comprovação por algumas áreas científicas - mas muito utilizada para emagrecimento e melhora de algumas doenças genéticas e a saúde em geral!
As melhores fontes são o livro mencionado abaixo do Dr.D'Adamo - A DIETA ESTÁ NO SEU SANGUE ( o preço é aproximadamente R$ 20,00 na internet) e o e-mail de Eva Hermman – naturopata especializada na Dieta do Sangue: spaurbano@pop.com.br
Vou continuar as postagens com soja e outros produtos naturais recomendados nestas e em outras dietas! Um beijão, aproveite a postagem se for útil Claret e todos os amigos!!


Você acredita na dieta do tipo sanguíneo?

No livro, o autor Peter D´Adamo pretende persuadir os leitores de que cada tipo sangüíneo reage melhor a certos tipos de alimentos e absorve mal outros.
Por exemplo, os organismos do tipo A seriam vegetarianos e não reagem bem ao consumo de carne.
E afirma também que certas doenças, principalmente gastroenterológicas, são causadas por contrariar essa tendência natural dos tipos sangüíneos.
Uma das justificativas para a teoria se baseia em estudos antropológicos sobre a evolução humana. Pesquisas sugerem que os diferentes tipos sangüíneos surgiram como adaptações do organismo às mudanças nos estilos de vida, desde a sociedade da caça até os agricultores, pastores e comerciantes.

O primeiro tipo sangüíneo existente era o tipo O, do homem nômade e caçador.
Por isso, o Dr. D'Adamo sugere que pessoas com esse tipo sangüíneo adaptam-se melhor às carnes e laticínios, assim como fizeram seus antepassados caçadores.

Ao se tornar sedentário e agricultor, alguns homens sofreram mutação e deram origem ao alelo do tipo sangüíneo A. Conclui-se, portanto, que os vegetais simbolizam a melhor forma de alimentação dos que apresentam tipo sangüíneo A.

O gene do tipo B seria uma adaptação à alimentação e à vida nas cidades, em que o escambo predominava.

Para os indivíduos desse tipo, assim como o tipo AB, haveria uma combinação de alimentos entre carnes e vegetais, os quais aproveitariam melhor. Além dessas evidências antropológicas, o Dr. D'Adamo, continuando o trabalho de seu pai, alega que acompanhou as reações químicas de assimilação dos nutrientes no sangue.
E apresenta também estudos psicológicos que associam diferenças de comportamento ao tipo sangüíneo. A idéia, aparentemente, é única e revolucionária. Mas há muitos questionamentos, inclusive de quem pratica a dieta.
Por exemplo, para cada tipo sangüíneo, herdamos dois genes alelos: um do pai e outro da mãe. Algumas vezes, os alelos exercem os papéis dominante e recessivo.
Por exemplo, os tipos sangüíneos AO e BO, são variações dos tipos sangüíneos A e B, em que o alelo O torna-se recessivo. Assim como existem os que herdam dois alelos A, formando o sangue AA, outra variação do tipo A.
No caso do sangue O, tanto pai quanto mãe doaram ao filho o alelo O. Essas importantes peculiaridades não foram consideradas pelo Dr. D'Adamo em seu livro, mas são ponderadas nas dietas recomendadas pelo Dr. Sérgio Teixeira, homeopata, revisor da edição brasileira do livro do Dr. D'Adamo e autor de "A Dieta Está no seu Sangue", também pela Campus.
E não é só isso. O próprio Sérgio questiona se certas informações reveladas nos livros não seriam precipitadas. "O primeiro livro do Dr. D'Adamo apresenta a soja como benéfica para pessoas do tipo B. No último, ele já a mostra como nociva", contesta.
Por essas e outras, apesar de todo esse alarde em torno do livro, ainda é cedo para receber o respaldo da comunidade científica. "É preciso maior comprovação científica para que possa se confirmar um estudo novo", afirma o presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia, Dr. Amélio de Godoy Matos, por intermédio da assessoria de imprensa.



O QUE É A DIETA DO SANGUE!!
"A Dieta do Sangue se baseia nos costumes e hábitos alimentares da espécie humana. Há 40 mil anos, o ancestral do homem vivia da caça e da coleta de frutas. Seu sangue era do tipo O. Quando uma mudança genética gerou o grupo A, há 25 mil anos, a agricultura já fornecia grãos e cereais à dieta humana. O tipo B (15 mil anos) originou-se entre tribos que já tiravam leite de animais. Já o sangue AB, mais recente (3 mil anos), combinava vários aspectos de seus antecessores. Essas características definem o que comer, o que evitar e como se excercitar de maneira correta, como mostro abaixo:

TIPOS SANGUÍNEOS E ESPECIFICAÇÕES:
Tipo O
O que comer: carnes de caça, de vaca, fígado, aves, frutos do mar, peixes, brócolis, espinafre e frutas.
O que evitar: trigo (pães, germe, farelo), leite e derivados, lentilha, milho, couve-flor e repolho. Exercício ideal: exercícios aeróbicos vigorosos (corrida, caminhada em ritmo acelerado, natação, ciclismo, step, ginástica aeróbica, dança)

Tipo A
O que comer: verduras, alimentos à base de soja, peixes, aves, cereais, frutas (especialmente abacaxi)
O que evitar: carnes vermelhas, leite e derivados, feijões (Nâo sou muito fã de carnes vermelhas, nem de feijão, mas não dá pra viver sem leite e derivados)
Exercício ideal: atividades relaxantes, que facilitam a concentração, como ioga, hidroginástica e caminhadas leves, três vezes por semana, de 45 a 60 minutos.

Tipo B
O que comer: carnes vermelhas, peixes, laticínios magros, ovos, verduras e frutas. O que evitar: trigo, milho, lentilha, amendoim e gergelim.
Exercício ideal: exercícios moderados, como ciclismo, tênis, caminhadas e natação, 3 vezes por semana por 1 hora.

Tipo AB
O que comer: frango e peixe, frutos do mar, laticínios magros, leguminosas, cereais, frutas, especialmente o abacaxi, e verduras.
O que evitar: carnes vermelhas, milho e feijão.
Exercícios: atividades leves, que acalmem e relaxem, como hidroginástica e ioga, três vezes por semana, por 45 minutos.

" Achei legal, não apenas para quem quer emagrecer , mas para manter o peso, ou apenas, cuidar da saúde.

ALGUMAS SUGESTÕES DE RECEITAS SAUDÁVEIS RECOMENDADAS:

CUCA INTEGRAL
Ingredientes
2 xícaras farinha de trigo branca comum

2 xícaras farinha de trigo integral orgânica
1 xícara açúcar mascavo
1 colher de fermento biológico
200 gramas de coco ralado
½ xícara de óleo de milho ou manteiga de vaca
2 colheres de raspas de limão
1 colher (chá) canela moídaágua morna
Modo de preparo:
Misture os ingredientes secos, acrescente o óleo e vá esfarelando até misturar bem. Em seguida, acrescente o líquido e vá mexendo até formar uma massa homogênea (a consistência é um pouco mais dura de massa batida). Deixe levedar por uma hora, misture novamente e coloque na forma previamente untada e polvilhada com farinha. Cobertura de Farofa
4 colheres de açúcar mascavo4 colheres de farinha comum2 colheres de farinha trigo integral1 colher de gergelim branco integral8 colheres de óleo de milho4 colheres de raspas de laranja1 colher rasa de canela moída
Misture todos os ingredientes até formar "bolinhas".
Coco
Doure o coco com um pouco de açúcar mascavo em uma pitada de leite de coco ou de soja. Em seguida, coloque esta mistura sobre a massa ou faça pequenas canaletas. Depois, cubra com a farofa, deixe crescer o dobro e asse em forno médio por 40 minutos, mais ou menos.


FEIJOADA VEGETARIANA
Cozinhar feijão preto com água e sal, como uma feijoada convencional. Apenas mudar os ingredientes para temperar, que podem ser substituídos por: couve-flor, moranga cabotiá, cebola ou alho, nabo, cenoura, aipo, pimentão de todas as cores, rabanete, pimenta Jamaica, batata cará ou baroa, salsicha vegetal ou carne vegetal ou glúten. Estes ingredientes devem ser refogados separadamente por cinco minutos, mais ou menos, com um pouco mais de óleo. Acrescentá-los ao feijão e ferver aproximadamente durante mais meia hora. No final, ao servir, acrescentar temperos verdes – sempre um tipo apenas: cebolinha verde, nirá ou salsa.


NÊGA MALUCA INTEGRAL
Ingredientes
Massa:
1 xícara açúcar mascavo

½ xícara de óleo de milho, girassol ou canola
1 ovo
1 xícara de leite de soja
2 colheres de cacau
1 colher de fermento químico
1 xícara farinha de trigo comum
1 xícara farinha de trigo integral
1 pitada de sal
Cobertura e Recheio:
2 xícaras de açúcar mascavo3 xícaras de água3 colheres (sopa) de leite de soja em pó2 colheres (sopa) de cacau3 colheres (sopa) de maizena1 pitada de sal

Modo de Preparo:
Massa:
Misture todos os ingredientes líquidos no liquidificador e bata até formar um creme homogêneo. Em seguida, acrescente, aos poucos, os demais ingredientes. Asse em forno médio por 35 minutos, em forma redonda de abrir.
Cobertura e Recheio:
Misture todos ingredientes até formar um creme homogêneo. Separe a metade para cobrir o bolo já frio e a outra metade para rechear.
AddThis Social Bookmark Button

12 Comments:

  • At 7:31 AM, Anonymous Anônimo said…

    OLÁ,
    ACHEI MUITO MEIGO O SEU BLOG,
    BEM DIVERTIDO E CHEIO DE ÓTIMAS
    INFORMAÇÕES PARA A NOSSA SAÚDE.
    ADOREI A DIETA DO SANGUE.

    BEIJOS

    MARIA

     
  • At 2:52 PM, Anonymous Anônimo said…

    ok muito legal mesmo teu blog viu ta lindo e eu realmente queria saber o q podia ou n comer nas dieta muito legal beijos e muita sorte pra vc Cinthia brownthyn@hotmail.com

     
  • At 9:33 PM, Anonymous Anônimo said…

    Oii, adorei a materia, queria q vc me mandasse mais opções de alimento da dieta do tipo A!!
    Obrigado!!
    Beijinhuxxx Ana**

     
  • At 2:26 PM, Anonymous Anônimo said…

    Virgiia seu Blog ,traduz como a internet pode ser util de forma simples e direta.
    Muito bom.
    Estou encantada com essa Dieta do sangue,assisti o Globo Reporter e fiquei encantada como as decobertas.
    Sera que vc pode me indicar onde poderia conseguir a tabela de alimentos dos tipos de sangue AB e O negativo.

    Beijos no coração.

    Patricia Rosa Lara

     
  • At 2:25 AM, Anonymous Anônimo said…

    Oiiieee!
    Estava fazendo uma pesquisa e vim parar aki.
    Não pude deixar de comentar...Seu flog dá para perceber de longe q foi feito com mto amor...e ta lindooooooooo!
    Um super beijo

     
  • At 5:07 PM, Blogger jaze said…

    MUITO BOM O SEU BLOG,ME DEU NA IDEIA DE PROCURAR ALGO SOBRE DIETAS,E ENCONTREI VC, ESTÁ ÓTIMO AS INFORMAÇÕES. VOU DIVULGAR AOS AMIGOS
    ABRAÇOS.

     
  • At 5:59 AM, Anonymous Anônimo said…

    Olá! Seu blog é o máximo!
    Sou do tipo sanguíneo O e gostaria muito de saber se nãao posso comer ou devo evitr qualquer tipo de grãos, como o arroz, e tb leite e derivaods, pois alguns sites dizem que posso comer e outros que não posso.
    Se puder tirar minhaa dúvida, ficarei agradecida.
    Silvia

     
  • At 6:01 AM, Anonymous Anônimo said…

    Excelente Blog!

     
  • At 2:41 PM, Anonymous Anônimo said…

    Oi
    Estava procurando informaçoes sobre a dieta do sangue. O seu blog foi o mais claro e informativo de fato! Parabens
    Roberta

     
  • At 2:43 PM, Anonymous Anônimo said…

    Oi!!!eu tb entrei aqui atravez de uma pesquisa que estava fazendo pra saber sobre a dieta do tipo sanguineo...e realmente e impossivel nõ deixar um comentario...sua pagina é simplesmente linda!!!apaixonante!!!parabens mesmo!!!!
    Alessandra

     
  • At 3:55 PM, Anonymous Anônimo said…

    Maravilhoso,amei td o que vi...esta de Parabéns!!!!

    Rosi Gelamo

     
  • At 8:36 AM, Anonymous Anônimo said…

    entrei aqui em busca da dieta do sangue e realmente encontrei muita coisa, já comecei a fazê-la a 15 dias,mas emagreci só 1 kg, acho que é pela tensão de o diabetes se encontrar alterado, gostaria de saber mais sobre peixes de água doce para o tipo de sangue A, voces estão de parabéns, amei encontrar este espaço, beijos.

     

Postar um comentário

<< Home