>

AMOR NATURAL CULINÁRIA

Este é o lugarzinho do AMOR NATURAL CULINÁRIA, TREINAMENTOS E SERVIÇOS. Aqui vou postar receitas, dicas de culinária nacional e internacional,enologia, etiqueta, economia doméstica e tudo de importante para os amantes da gastronomia, além de literatura, notícias importantes,fotos e desenhos e tudo que possa interessar aos amigos que me visitam ! Sejam bem-vindos !!

"Click here and translate this page to English language"

sexta-feira, abril 28, 2006

SAIBA TUDO SOBRE AS BATATAS - DICAS E RECEITAS!!

BATATAS (1)

Variedades
Há mais de 50, e as mais conhecidas são: Doce, inglesa dos tipos: Baraka, Dessiré, Ágata, entre outras.

Benefícios
É fonte de energia. Pode amenizar dores de estômago e enfermidades do intestino.
O suco de batatas cruas, tomado, de vez em quando, em jejum, combate úlceras de estômago, duodeno e intestinos.
A água de batatas ajuda a dissolver e expulsar substâncias venenosas contidas no aparelho digestivo.
É rica em carboidratos, vitaminas C e B, em menor quantidade.

COMO COMPRAR:
Dê preferência às batatas com casca e polpas amarelas. A casca deve estar lisa, com poucos pontos pretos. Evite comprar batatas brotadas, pois elas têm menor durabilidade e menor capacidade nutritiva.

DICAS DE CONSERVAÇÃO:
Em temperatura ambiente, pode ser conservada de 15-20 dias. Na geladeira, conserve por 2 semanas, mas, se possível, evite guardá-la no frio, pois, quando mantida sob temperatura muito baixa, a batata fica com um sabor adocicado e escurece na hora de fritar.

DICA: Para que a batata não perca seus nutrientes durante o cozimento, lave-a, sem descascá-la e sem cortá-la, leve ao fogo com água suficiente para cobri-la, e só após o cozimento tire a casca e corte-a.

ALGUMAS RECEITAS COM BATATAS:
Como amanhã é dia 29 do mês de abril, dia de se comer NHOQUE DA SORTE (para quem acredita, claro!), incluí algumas receitas do prato como sugestão aos amigos! BOM APETITE!!!

Amanhã voltarei com receitas interesantes com batata doce. Não perca!!


Batatas recheadas no microondas
Ingredientes para 4 pessoas
2 batatas cortadas pela metade, no sentido do comprimento
2 colheres, de sopa, de manteiga ou margarina
4 colheres, de sopa, de um dos recheios abaixo

Recheios: (cada um rende 4 colheres, de sopa)

Queijo dourado: 2 colheres, de sopa, de cenoura ralada + 2 colheres, de sopa, de queijo cheddar ralado + 1 colher, de sopa, de cebolinha verde picada + 1/2 colher, de chá, de molho pronto para salada

Cebolas crocantes: 2 colheres, de sopa, de nozes picadas + 2 colheres, de sopa, de aipo picado + 2 colheres, de sopa, de pó para sopa de cebola + 1 colher, de sopa, de salsa picada

Bacon crocante: 2 fatias de bacon frito picado + 1 ovo cozido picado + 1 colher, de chá, de cebolinha verde picada + 1 colher, de chá, de páprica

Italiano: 1 colheres, de sopa, de azeitonas picadas + 2 colheres, de sopa, de champignons em conserva picados + 1 colher, de sopa, de queijo parmesão ralado + 1/2 colher, de chá, de orégano

Modo de Fazer
Prepare o recheio
Faça cortes no lado cortado de cada batata, horizontalmente, com 1/2 cm de profundidade, a cada 1 cm de intervalo. Faça os mesmos cortes no sentido vertical, formando um xadrez. Coloque a manteiga ou margarina em um prato, leve ao microondas por 45 segundos na potência ALTA (100%) para derreter.
Coloque as batatas no prato, com as faces cortadas para baixo, sobre a manteiga derretida. Cubra com plástico, leve ao microondas por 8 - 10 minutos na potência ALTA (100%) ou até as batatas ficarem macias.
Na metade do cozimento, retire o prato e vire as batatas com a casca para baixo. Cubra com outro plástico. Coloque o recheio escolhido sobre as batatas. Leve novamente ao microondas, na potência ALTA (100%) por 1 - 2 minutos, até que o recheio fique quente.


NHOQUE À NOSSA MODA (NHOCÃO)
Ingredientes:
1/2 kg de batatas cozidas em água e sal
01 colher (sopa) de margarina noz-moscada pimenta do reino a gosto
01 ovo
03 colheres (sopa) de maizena
05 colheres (sopa) de farinha de trigo
02 colheres (sopa) de queijo ralado.
Recheio:
200 gr. de presunto em fatias
200 gr. de mussarela em fatias
02 ovos cozidos picados (opcional) molho de tomate a gosto.
Modo de Preparo:
Passe as batatas ainda quentes no espremedor. Junte a margarina, a noz-moscada, a pimenta do reino, o ovo e amasse. Adicione aos poucos a maizena, a farinha e o queijo ralado. Abra a massa com as mãos sobre uma mesa enfarinhada, formando um retângulo. Espalhe as fatias de presunto, mussarela e os ovos. Enrole a massa formando um rocambole. Coloque sobre um guardanapo e amarre as duas pontas do lado (como bala). Cozinhe em bastante água fervente com sal por 35 minutos. Retire o rocambole do guardanapo e coloque sobre uma travessa. Cubra com molho de tomate quente e sirva.


NHOQUE DE BATATA
Ingredientes:
02 kg de batata
2 1/2 xícaras de farinha de trigo
03 ovos manteiga queijo parmesão ralado
água
sal
Modo de Preparo:
Cozinhe as batatas com casca. Descasque-as e passe-as pelo espremedor. Junte a farinha e os ovos, amasse bem.
Faça rolinhos da grossura de um dedo, corte-os em pedacinhos de cerca de 3 cm., polvilhe com farinha de trigo e passe cuidadosamente cada um deles nas costas de um ralador, pressionando ligeiramente com o polegar. Leve ao fogo uma panela grande com água e sal, espere ferver e vá pondo, aos poucos, os nhoques. À medida que forem subindo à tona, retire-os com uma escumadeira. Disponha-os em uma travessa polvilhada com queijo ralado, tempere-os com manteiga derretida, ou com molho de tomate.
Observação: A quantidade de farinha de trigo depende da maior ou menor absorção da batata. Para testar, leve ao fogo uma panelinha com água, espere ferver e ponha um rolinho de massa para cozinhar. Se não desmanchar, é porque a consistência está boa, se for preciso aumente um pouco a farinha.

Nhoque de forno
Ingredientes:
1 kg de batata cozida e espremida (cozinhe com sal)
02 colheres (sopa) de maizena (cheias)
02 colheres (sopa) de margarina
02 ovos inteiros
1 xícara (chá) de leite fervendo
01 colher (sopa) fermento em pó
04 colheres (sopa) farinha de trigo (cheias)
01 pacote de queijo ralado.
Modo de preparar:
Amasse bem as batatas cozidas e coloque metade da massa em um pirex. Cubra com fatias de presunto e mussarela. Cubra com a massa restante. Leve para assar por 1/2 hora. Retire do forno e fure com um garfo. Cubra com molho vermelho e leve novamente ao forno para assar.

PUDIM DOCE DE BATATA
01 lata de leite condensado

03 xícaras (chá) de batata cozida passada no espremedor
01 caixinha de gelatina branca em pó, sem sabor
200 gr de coco ralado
200 gr de ameixa seca

açúcar
Modo de Preparo:
Faça uma calda grossa de açúcar com água, juntando as ameixas. Reserve.
Dissolva a gelatina em 4 colheres (sopa) de água morna e bata no liqüidificador junto com os outros ingredientes.
Separe as ameixas com a calda.
Unte a fôrma.
Coloque a massa do pudim e deixe descansar na geladeira por 2 horas.
Desenforme e enfeite com as ameixas.
AddThis Social Bookmark Button