24 DE JUNHO - SÃO JOÃO - FESTA FOLCLÓRICA BRASILEIRA!!
As Tradições e Costumes Juninos
São João Batista ,filho do Sacerdote Zacarias e de Isabel - Prima de Nossa Senhora . Nasceu na Cidade de Judá .Chamaram-no "Batista" porque batizou Cristo, e o "Percussor" porque pregou imediatamente antes de Jesus Cristo , o anunciando.São João é o santo mais festejado. No dia 24 de junho sua Festa é comemorada com muito Forró , tal fato faz com que seja conhecido como " Santo Festeiro ". No nordeste acontecem várias festas em sua homenagem. Possui fama de santo casamenteiro e de ter o poder de encontrar objetos perdidos; além de ser o protetor dos casados e enfermos principalmente, no que se refere a dor de cabeça e de garganta. É só pedir com fé, que ele atende. São João é festejado com os símbolos que evocam o seu nascimento : fogueira, mastro, fogos, capelinha, palha e manjericão.As Pessoas Soltam Fogos de Artifícios ,pois segundo a lenda ,estes Fogos servem para "acordar São João", daí muitas pessoas ao soltar os Fogos gritam: "Acorda São João !!!"O formato de sua fogueira é de uma pirâmide com a base arredondada.
ADIVINHAÇÕES
O que mais se usa fazer na noite de São João são as adivinhações,principalmente relacionadas a assuntos amorosos,como futuro marido etc, veja algumas:
1. Plantar, à meia-noite, três cabeças de alho cada uma correspondendo a um pretendente, no dia seguinte, a que tiver nascido será o nome do futuro marido.
2.Pouco antes da meia-noite, quebram um ovo num prato novo(que nunca foi utilizado)que está colocado sobre uma toalha nova(que nunca foi utilizada). A meia-noite, acende-se um pau de fósforo de uma caixa nova(que nunca foi utilizada)olhando para o prato. Se tiverem que se casar, aparecerá a figura de um noivo, Se tiverem de morrer, aparecerá uma rede e se tiverem que viajar, um navio.
3.A agulha também serve para adivinhação. Basta colocá-la num prato cheio d'água. Se ela afundar, a moça não se casa aquele ano, mas se boiar é bom ir preparando o enxoval.
4.O tronco de bananeira ,pega-se uma faca tipo "Peixeira"(que nunca foi utilizada)e enfia no tronco durante a meia noite. No dia seguinte, se lá estiver o figura de um navio, é viagem. Se estiver uma cruz, é morte. Mas se aparecer uma flor, um altar ou uma igreja, o casamento é garantido.Se uma letra é a primeira letra do nome de quem vai se casar
LEVANTAMENTO DO MASTRO DE SÃO JOÃO
O Levantamento do Mastro de São João se da no anoitecer da véspera do dia de São João .
O Mastro é composto por uma madeira ( uma Árvore) , que deve ser resistente , roliça , uniforme e lisa, e uma Bandeira , transformada em um triângulo ou caixa , com três faces ,podendo aparecer os três Santos festejados no mês de Junho: Santo Antônio, São João e São Pedro .
A Bandeira é colocada no topo da madeira ,cada face da Bandeira é pintada com a figura dos três Santos , ou apenas dois , porém pode ser a mais simples de um quadrado de madeira com a figura do São João do carneirinho.
Na véspera do dia de São João , em hora determinada ,o Capitão do Mastro (responsável direto pelo Mastro ) com o Mastro, e o Alferes da Bandeira (responsável direto da Bandeira) com a Bandeira, saem de suas casas acompanhados pelos devotos seguem em direção para onde o Mastro deve ser levantado . Na hora da colocação da Bandeira no Mastro ,diz a tradição que esta Bandeira deve ser colocada por uma criança que lembre as feições do Santo.Depois de colocada a Bandeira ,deve-se cavar um buraco para colocá-lo, algumas vezes o Padre costuma aparecer fazer orações e benzer o Mastro de São João.Também é de costume prender ao mastro milhos ,laranjas.
A LAVAGEM DO SANTO:
Quem lava o Santo(a Imagem do Santo) é o Padrinho de São João (fiel que desta forma realiza o pagamento da sua graça alcançada),em alguns locais as pessoas procuram vestir-se como São João, percorrem alguma ruas antes de chegar ao local.
A Lavagem geralmente é feita à Meia - noite em um Rio ,Riacho , Lagoa ou Córrego ,sendo feita através de uma cuia , caneca ou concha , o Padrinho dentro da água recebe da Madrinha a imagem do Santo , canta-se orações , então lava-se o Santo e entrega-o a Madrinha , que o enxuga com uma toalha de linho . Depois é colocado no andor e a procissão retorna a casa da festa.A lavagem do Santo abençoa a água , para que seja abundante no ano seguinte, é costume banhar os pés , rosto, mãos, e outras partes do corpo com o intuito de proteção e se alguma pessoa olhar a sua imagem refletida na água iluminada pelas velas da Procissão ,não estará vivo até a procissão do ano seguinte.
O ARRAIÁ
O Arraial ou Arraiá (como dizem as pessoas da roça) é uma forma de se resgatar os costumes de como se comemoram as festas Juninas na Roça(zona Rural) , consiste no seguinte, o lugar é todo enfeitado com bandeirolas( mais comuns nas cores azul,verde,amarelo,vermelho), palhas de coqueiro ou Nicuri ou Licuri (espécie de palmeira),balões, fogueiras. Nestes locais que servem como uma míni-cidade totalmente voltada para a festa, as Quadrilhas apresentam-se ,é comum haver a apresentação do casamento na roça (no qual o noivo é obrigado pelo pai da noiva a se casar),as crianças se vetem de caipiras ,à festas e comemorações aos Santos Juninos.
Para maior alegria das festas juninas, não podem faltar os jogos, brincadeiras , para temperar o ambiente.
Brincadeiras tais como: corrida da porca untada, quebra pote, pescaria, Pau de sebo,corrida do ovo na colher,entre outros. Um dos pontos altos das festas juninas são as comidas e bebidas típicas, que dão água na boca; bolo de fubá, biscoito de polvilho, quentão, caldos, doces de abóbora,milho cozido,milho assado,licor de diversos sabores.Outra característica fundamental é a presença de fogueiras .
CASAMENTO NA ROÇA:
O casamento na roça, uma teatralização que, quase sempre, acompanha e integra uma festa junina, não possui,necessariamente, um modelo único. Cada grupo o recria ao seu bel-prazer, utilizando, para tanto, o seu próprio potencial criativo, as pessoas e as condições materiais.
Apesar desta variação, há personagens que quase nunca faltam: o noivo e a noiva e o padre não podem faltar. A noiva, quase sempre já em estado avançado de gravidez. Os pais da noiva, principalmente o pai, armado com uma espingarda de socar(que coloca munição pela boca), para forçar o noivo a cumprir o seu dever. Os pais do noivo, uma namorada também do noivo, que tenta,na última hora, não deixá-lo casar, amigos e amigas do casal, estão sempre presentes. Não faltando também, é claro, o pau-d'água do lugar. com sua garrafa no bolso da calça. E o padre, evidentemente. Como se pode ter casamento na roça sem o seu vigário? Bonachão e transformando-se na figura mais importante da festa, contando, para isso, com a importante
contribuição do sacristão ou de uma "beata ajudante nas cerimônias.
DEPOIS DESTA GOZAÇÃO COM OS POLÍTICOS E BRASÍLIA
NAS FESTAS JUNINAS, VEM AÍ A SEGUIR MAIS RECEITINHAS
PARA O ÚLTIMO FINAL DE SEMANA DE ARRAIÁ!! QUE PENA!!
2 Comments:
At 7:37 AM, ester said…
Este comentário foi removido pelo autor.
At 7:38 AM, ester said…
Muito legal este site me ajudou muitoo a fazer o meu trabalho de escola
Postar um comentário
<< Home