>

AMOR NATURAL CULINÁRIA

Este é o lugarzinho do AMOR NATURAL CULINÁRIA, TREINAMENTOS E SERVIÇOS. Aqui vou postar receitas, dicas de culinária nacional e internacional,enologia, etiqueta, economia doméstica e tudo de importante para os amantes da gastronomia, além de literatura, notícias importantes,fotos e desenhos e tudo que possa interessar aos amigos que me visitam ! Sejam bem-vindos !!

"Click here and translate this page to English language"

quarta-feira, junho 07, 2006

ETIQUETA NA MESA - QUE TAL CAPRICHAR NO DIA DOS NAMORADOS E SEMPRE!!


ETIQUETA
DICAS BÁSICAS DE ETIQUETA À MESA

Além de sopa pode ser servido em prato fundo: Massas com molho. Nesse caso o prato fundo vai à mesa sobre um prato raso, sobremesas cremosas, risotos e mocotó.

Quando for servir o café, arrume as xícaras, com a base no pires, e o bule na bandeja. Caso a dona da casa não queira colocar o bule na badeja, as xícaras poderão ser levadas com o café já servido. Ofereça o café sempre sem açúcar.

Em mesas finas não há paliteiros. O ideal é deixar os palitos visíveis para os convidados no banheiro social.

As taças de champagne devem ser servidas só pela metade para a bebida não esquentar antes de chegar ao fim.
Se o pedaço de frango tiver osso, não hesite pegue-o com a mão. Se não tiver, corte-o normalmente com a faca.

Não utilize faca para comer massas. Enrole o macarrão no garfo, com a ajuda de uma colher. No caso de uma lasanha corte-a com o garfo.

Pode ser usado talher próprio para comer peixe. Mas se o peixe for frito, utilize apenas o garfo. Ao mastigar um peixe com espinha não perca a classe. A forma mais sutil de se livrar dela é cobrir a boca com a mão esquerda em forma de concha, pegar a espinha com os dedos polegar e indicador e colocá-la num canto do prato.

Para comer pudim, sorvete ou creme use sempre a colher e se precisar de uma ajuda use o garfo.

Tanto a azeitona como as frutas que enfeitam a borda do copo de um drinque podem ser comidas. O melhor é fazê-lo rapidamente para que não se torne incomodo tomar a bebida.

Não é delicado interromper a refeição de ninguém em um restaurante. Quando a intimidade é grande, cumprimente rapidamente, sem pegar na mão ou fazer as pessoas se levantarem.

Pegue os salgadinhos com a mão, o guardanapo serve apenas para limpar os dedos e os lábios antes de levar o copo à boca. Os guardanapos não devem ser trocados a cada novo salgado.

Caso você morda um salgadinho e o queijo insiste em esticar, o ideal é cobrir a boca com um guardanapo para poder partir o queijo com os dentes e remover o excesso com o próprio guardanapo.

Quando terminar de comer, coloque os talheres paralelamente sobre o prato. Tanto faz que seja na horizontal, diagonal ou na vertical, mas mantenha a faca acima do garfo ou à direita.

Se você estiver jantando em casa de amigos e o prato principal tiver o ingrediente que você tem alergia, aceite apenas os acompanhamentos, sem fazer alarde. Se a dona da casa perceber, diga a verdade. Mas se o problema for não gostar da comida, peça para servirem pouco e coma somente a guarnição. Para disfarçar toque a comida os talheres.

Se precisar ir ao banheiro no meio de um jantar, peça licença à pessoa que estiver sentada ao seu lado, tomando o cuidado de não interrompê-la se ela estiver falando.

Caso esteja resfriada e precise espirrar, coloque a mão em concha sobre o nariz e os lábios e tente espirrar sem fazer barulho, mantendo a boca fechada
.

Image Hosted by ImageShack.us

ETIQUETA - COMO SERVIR BEBIDAS
Limpe cuidadosamente o gargalo das garrafas com um pano úmido, porém deixe para abrí-las à mesa (exceto vinho tinto).
O vinho tinto deve ser servido em jarras e numa temperatura suave. É o que se chama decantar o vinho : passar de uma garrafa para outra, a fim de expô-lo.
Vinho branco deve ser servido na própria garrafa, levemente gelado. Acompanha: frutos do mar, aves e massas e, hoje, é grandemente usado para aperitivos.
Os vinhos doces e ou licores nunca devem ser gelados. Em uma refeição os licores são servidos depois do café.
Segure sempre a garrafa pelo gargalo ao derramar-lhe o conteúdo nos copos e, nunca, pelo seu bojo.
Nunca encha um copo até a boca. Copos de vinho tinto devem ser servidos até 2/3 e de vinho branco, apenas até a metade. Os refrigerantes e água também devem ser servidos até ¾ do copo. A única bebida que permite copo cheio é a cerveja.

ORGANIZAÇÃO DA MESA
Mesmo que não seja costumeiro você organizar vários jantares, irá se deparar com a seguinte situação:UM JANTAR ESPECIAL PARA O DIA DOS NAMORADOS, E AGORA??!! E então, como servir?
É sempre assim, quando pensamos NAS DATAS ESPECIAIS, toda nossa preocupação vai para os presentes, as comidas, as bebidas, enfim, são muitos os preparativos que acabamos não dando a devida atenção para a mesa.
E é ao redor dela que nos sentamos e passamos momentos agradáveis de confraternização.
Então, preste atenção nestas dicas, e capriche na mesa:

O básico:
Para compor uma mesa básica, você só precisa de: pratos, copos, talheres e uma toalha (seja ela de linho ou de algodão).
Se você não tiver guardanapos de tecidos, não há problemas em oferecer aos seus convidados bonitos modelos de papel.
Para servir bebidas você precisa somente de dois copos em vez de todas as taças e copos da mesa clássica.
“Sendo um para água e outro para suco, refrigerante ou vinho”
Para quem tem todas as peças é fácil compor uma mesa, porém, a criatividade substitui a falta de alguma coisa.


Detalhes que fazem a diferença:
Quando estamos em um jantar em família ou entre amigos, não há que nos preocuparmos em obedecer a todas as regras, mas alguns cuidados são necessários em qualquer ocasião. Veja a seguir alguns deles:

TOALHA OU JOGO AMERICANO
Pode-se escolher, já que os dois ficam muito bem.
“Uma toalha com motivos natalinos é tão charmosa quanto usar jogos americanos verdes e vermelhos.
Se o jogo americano não suportar todos os utensílios de uma refeição completa, utilize toalhas. Para situações formais, prefira toalha de linho branco, com ou sem sobretoalha de renda – também branca.
Os jogos americanos são mais práticos e, por isso, ideais para o dia-a-dia.

PRATOS
Além do prato raso, a famílias que costumam se servir de uma sopa na entrada, devem deixar colocados sobre a mesa também os pratos fundos. Se, ao invés da sopa for servida uma salada, deve-se utilizar um prato menor e raso, como os de sobremesa.
Coloque o prato em que será servida a refeição principal embaixo do prato de entrada, que tento pode ser a salada ou a sopa.
Se você quiser dar um toque de requinte à sua mesa, coloque o SOUSPLAT sob o prato principal – ele é um utensílio meramente decorativo, tem um formato de um prato, mas serve somente como suporte para os pratos que realmente serão utilizados.
Nota: Nunca coloque os pratos virados para baixo!

Image Hosted by ImageShack.us
TALHERES
Devem estar na seqüência dos pratos salgados que serão servidos, sempre de fora para dentro.
Os garfos ficam do lado esquerdo, as facas(com as lâminas viradas para dentro na direção do prato).
Além disso, se houver a necessidade de colher de sopa, coloque-a do lado direito, depois da faca.
Os talheres da sobremesa devem ser colocados em frente ao prato(acima), além da colher e do garfo, dependendo da sobremesa, se faz necessária também uma faca.
Os talheres de peixe, quando indispensáveis, acompanham a distribuição das facas e garfos.

Image Hosted by ImageShack.us

TAÇAS E COPOS
O copo para água precisa estar sempre presente. Também devem ser levados à mesa taças de champanhe e vinho. O refrigerante pode ser tomado no copo próprio para água.
Os copos devem estar sempre do lado direito.
Coloque o copo de água próximo ao prato, depois o de vinho branco, e por último o de vinho tinto.
A taça de champanhe (se for utilizada) deve ficar à frente dos demais, entre os copos de água e vinho branco.
Quais as diferenças entre copos e taças? Esses utensílios se diferenciam de acordo com o tipo de bebida a ser servida, porém algumas manias são tidas como regras. Por exemplo, o whisky é servido em copos baixos e largos pelo conforto e os consumidores aliaram isto a bebida, exigindo copos com fundos grossos e pesados, porém esta forma não interfere na qualidade da bebida. Um bom vinho deve sempre ser servido em taças, pois há de se respeitar e resguardar a temperatura do mesmo. As taças com vinho devem ser seguradas pelas hastes para não sofrer a interferência do calor das mãos.


GUARDANAPOS
O guardanapo de pano dá um toque mais refinado à mesa. Coloque-o dobrado do lado esquerdo ou sobre o prato.
Atenção: eles nunca devem ficar sobre os talheres!!
Para alegrar a mesa, enfeite o guardanapo com uma fitinha de cetim (dando um lacinho), ou com as tradicionais argolas de madeira e metal, ou até mesmo, com um galhinho de hortelã preso com barbante bem fino.




FLORES E VELAS
Para decorar com flores, utilize apenas arranjos baixos, pois caso contrário, impedirá a visão daqueles que estão à mesa.
No caso de velas, elas não devem ser perfumadas, e sempre colocadas em castiçais próprios para este fim, de diversos materiais e estilos.
Cuidado para não dispor valas em demasia e acabar incomodando seus convidados com a fumaça.

O MAIS IMPORTANTE PARA QUE SUA MESA SEJA UM SUCESSO NÃO É SOMENTE A ETIQUETA. O VERDADEIRO REQUINTE À MESA SÓ É CONQUISTADO SE VOCÊ SOUBER DEIXAR SEUS CONVIDADOS E, INCLUSIVE VOCÊ MESMO(A), À VONTADE.
E, POR ÚLTIMO, CAPRICHE NA DECORAÇÃO DAS RECEITAS QUE SERÃO SERVIDAS.

VEJA A DISTRIBUIÇÃO DOS ELEMENTOS CORRETAMENTE À MESA

Image Hosted by ImageShack.us
Figura 1

A disposição dos talheres junto ao prato, e a posição dos copos e do pratinho de pão seguem o esquema desta figura(1).
Uma refeição completa compreende vários pratos e esta é a razão de tantos talheres, e de eles variarem de forma e tamanho, como mostra a figura .
Na figura estão dispostos os talheres para um almoço ou jantar informal de quatro pratos:
a ostra como aperitivo, uma sopa ou caldo como entrada, o primeiro prato e o prato principal.
Os copos são para água e duas qualidades de vinho.
A ordem dos talheres e dos copos é a mesma em que os pratos serão servidos: os primeiros talheres a serem usados são os mais afastados do prato.
O pequeno garfo de três dentes (1) é o usado para comer ostras;
a colher (2), para a sopa;
a faca e o garfo mais externos (3 e 4) serão para o primeiro prato, geralmente uma carne branca como peixe ou frango. Se for peixe, esse jogo de talheres será trocado pelo que é próprio para comer peixe.
A faca e o garfo mais próximos do prato (5 e 6) são para o prato principal.
Os demais talheres e utensílios são a faca de manteiga (7);
o guardanapo (8);
o sous plat ou prato de serviço (9);
o prato de pão (10);
e os copos, o de pé maior (11),para água;
o copo médio (12) para o vinho tinto que acompanha o prato principal;
e o copo de pé menor (13), para o vinho branco que acompanha o primeiro prato.

O prato de serviço ou sous-plat (pron. suplá ­ do francês, significando "debaixo ou sob o prato") funciona como uma bandeja para os pratos de refeição. Em geral utilizado apenas em ocasiões formais e nos bons restaurantes, era originalmente apenas de prata, mas hoje os materiais variam, sem perder sua característica de robustez.
Sobre ele é colocado o prato de sopa e, na seqüência, o primeiro prato e o prato principal. É removido junto com este último, antes da sobremesa.
A taça da sobremesa terá seu próprio prato de serviço por baixo. Neste caso, a colher, ao final, é deixada sobre esse prato de serviço, e não na taça em que a sobremesa foi servida.

Image Hosted by ImageShack.us
Figura 2

O talher usado nunca é deixado sobre o forro da mesa. Nos intervalos em que não está a ser usada, a faca é deixada obliquamente em dois pontos de apoio sobre a borda do prato em uso, na posição da corda de um arco, a ponta para o lado mais afastado do prato e o cabo na borda direita.
Se você descansa ambos os talheres por algum motivo, como para usar o guardanapo, partir o pão, etc., o garfo é colocado fazendo um triângulo com a faca, esta na posição oblíqua já descrita da corda de um arco de flecha, e o garfo direcionado para a frente, com o cabo voltado para você (Fig. 2).

Image Hosted by ImageShack.us
Figura 3

Durante uma troca de pratos, ou se a pessoa estende o prato para facilitar ser servida, ou se vai ao bufê servir-se uma segunda vez, os talheres usados não devem ser deixados sobre a toalha da mesa. É igualmente ruim sujar o sous plat ou prato de serviço com alguma partícula ou gordura dos talheres. Existem vários tipos de descansos para talheres, em metal e mesmo esculpidos em ágata, para serem usados nesses momentos (fig. 3). Se não houver descansos para talheres, a pessoa deve retê-los consigo, segurando-os juntos, na mão esquerda., em posição horizontal ao nível da mesa, e não na vertical.

O que nesse caso se aplica aos talheres, aplica-se também aos pauzinhos, na comida japonesa. Porém, como os pauzinhos são redondos, o descanso é côncavo, na forma de lua crescente; para os talheres ele pode ser horizontal, mas o modelo arqueado é mais seguro para evitar que as peças caiam sobre a toalha.


Image Hosted by ImageShack.us
Figura 4

Ao terminar uma refeição, a pessoa deixa o garfo e a faca unidos em paralelo, dentro do prato, com os cabos apoiados na borda do lado direito, aproximadamente na direção 4:20 horas. A etiqueta recomenda que o lado cortante da faca esteja voltado para o interior do prato e o garfo com os dentes para cima (Fig. 4). É considerado reprovável deixar os talheres inclinados, com as pontas apoiadas nas bordas, do lado de fora e de cada lado do prato, como as asas abertas de uma ave.

Os talheres de sobremesa são trazidos à mesa junto com o prato de sobremesa. Mas podem também ser deixados sobre a toalha desde o início da refeição, colocados logo acima do prato de serviço, linearmente entre o pratinho de pão (ou de manteiga) e os copos. Os cabos da colher e da faquinha de sobremesa são voltados para a direita e o cabo do garfo para a esquerda.
A taça da sobremesa terá por baixo seu próprio prato de serviço. Neste caso, a colher utilizada é deixada, ao final, sobre esse prato de serviço, e não na taça em que a sobremesa foi servida.
Escolher e utilizar corretamente os talheres é fundamental para as boas-maneiras à mesa.


Fonte:Rubens Queiroz Cobra
AddThis Social Bookmark Button

4 Comments:

  • At 4:05 PM, Anonymous Anônimo said…

    Adorei as suas dicas.
    Vou usar para ensinar os meus empregados.
    Está muito bem explicado.
    Obrigada.
    Ana

     
  • At 3:28 PM, Anonymous Anônimo said…

    Ótimas as orientações, estava com algumas dúvidas.Adorei as explicações,mostra que saber de etiqueta é simples.Obg

     
  • At 12:11 PM, Anonymous Anônimo said…

    Nunca me preocupei muito com etiqueta à mesa, embora tenha me adaptado a maneiras corretas de fazê-la... Mas hoje, senti a necessidade de conhecer mais um pouco sobre o assunto. Estou muito contente e satisfeita com o que vi aqui na página.

     
  • At 9:56 AM, Anonymous Anônimo said…

    Vou fazer um jantar comemorativo para alguns amigos e gostei muito das suas dicas, mas ainda tenho uma dúvida: A xícara para o cafezinho fica na mesa ou vem depois de retirados os pratos, se fica qual é a sua posição e onde fica a colhercinha do café.

    Obrigada

     

Postar um comentário

<< Home