>

AMOR NATURAL CULINÁRIA

Este é o lugarzinho do AMOR NATURAL CULINÁRIA, TREINAMENTOS E SERVIÇOS. Aqui vou postar receitas, dicas de culinária nacional e internacional,enologia, etiqueta, economia doméstica e tudo de importante para os amantes da gastronomia, além de literatura, notícias importantes,fotos e desenhos e tudo que possa interessar aos amigos que me visitam ! Sejam bem-vindos !!

"Click here and translate this page to English language"

quinta-feira, setembro 28, 2006

BANANA - PREFERÊNCIA NACIONAL, SAUDÁVEL, NUTRITIVA E MEDICINAL!!

Amor Natural


Amor Natural

Amor Natural

DIA 22/SETEMBRO FOI COMEMORADO O "DIA DA BANANA", ESTA FRUTINHA MÁGICA EM NOSSA ALIMENTAÇÃO. VAMOS HOMENAGEÁ-LA FALANDO NELA, QUE NA CULINÁRIA OU NA TERAPÊUTICA É UMA GRANDE PEDIDA!!

Banana:
Preferência Nacional

Planta com caule suculento e subterrâneo, cujo "falso" tronco é formado pelas bases superpostas das folhas. Folhas grandes de coloração verde-clara e brilhantes. Flores em cachos que surgem em séries a partir do chamado "coração" da bananeira.
Rica em fósforo, ferro, potássio e vitaminas A, C e B2, a banana é uma das frutas mais nutritivas do planeta. Considerada um dos alimentos básicos mais importantes do mundo, ela representa hoje grande parte da nutrição diária de aproximadamente 400 milhões de pessoas em mais de 100 países. Fonte de potássio e importante mineral, ela atua no equilíbrio de líquidos e sódio no organismo. Se ingerida de forma balanceada, a banana ajudar a evitar problemas como câimbras, depressão e estresse, além de reduzir a incidência de derrame e doenças relacionadas à pressão sanguínea, como a hipertensão.

A BANANA EM NÚMEROS
- 6,5 milhões de toneladas de bananas são produzidas anualmente no Brasil. O País é o 2º maior produtor - perde somente para Índia

- 1 milhão de toneladas são produzidas por ano só no Estado de São Paulo

- 200 mil toneladas são exportadas anualmente


Fonte: Instituto de Economia Agrícola do Estado de São Paulo

Amor Natural

Indicações e Usos
Por volta de 1634 e 1644 na cidade de Pernambuco durante a ocupação holandesa um medico e naturalista e cientista formado na França Guilherme Piso, ajudou a fixar no imaginário dos Europeus as qualidades afrodisíacas e medicinais da fruta, como também ajuda a curar e previnir males físicos e psicológicos.

Contendo sua caloria na polpa da fruta, principalmente sob forma de glicose, sacarose, frutose e amido que consumido o corpo transformara em energia, a banana supera algumas frutas como: a pêra, a cereja, o pêssego ou a maça em teor de proteínas e lipídios.

A banana apresenta propriedades medicinais constantes recomendadas em tratamentos de colite, cálculos biliares, problemas do intestinos e estômagos.

A banana é apreciada nos mais distantes pontos do planeta ocupando o primeiro lugar entre as plantas alimentícias tropicais. Remédio natural, sua polpa é particularmente eficaz nas diarréias infantis graves, sendo recomendada em casos específicos, como:

Pressão Sangüínea
A grande quantidade de potássio e pouco sal fazem da banana um alimento ideal o combate a pressão alta, diminuindo a incidência de infartos. Algumas pesquisas diz que comer banana regularmente ajuda a reduzir o risco de ataques cardíacos. Uma banana média, daquelas conhecidas como banana prata fornece 115g com média de um terço das necessidades diárias de potássios.

Prisão de Ventre
Rica em fibra, a banana ajuda a restaurar e normalizar a ação do intestino, dispensando o uso de laxantes.

Câimbras
Comuns entre os atletas, essas dolorosas contrações espasmódicas dos músculos podem ser atenuadas com bananas, devido a grande quantidade de potássio, que mantém o equilíbrio Hidroeletrolitico do organismo. O magnésio, também presente em elevada porcentagem, que regula o metabolismo, mais conhecido como enzimas.

Úlcera
Segundo uma pesquisa na Austrália, a banana tem uma função protetora em si. A banana é capaz de estimular a reprodução das células da parede estomacal, deixando mais grossa e forte, ajudando, desse modo, a frear a formação da úlcera.

Depressão
Como as bananas contém tripotofano, um tipo de proteína que o corpo converte em serotonina, proporciona relaxamento, melhorando o humor e o bem estar, auxiliando a minimizar os efeitos do stress, dificultando que a depressão se instale.

Ressaca
Uma das maneiras mais fáceis de curar o problema é tomando uma vitamina de banana adoçada com mel que alivia o estômago, enquanto o mel ajuda a elevar o nível de glicose do sangue.

Tabagismo
As bananas são recomendadas para as pessoas que estão tentando parar de fumar devido a presença de vitaminas C, A1, B3 E B12, junto com o potássio e o magnésio, ajudam o organismo a recuperar-se dos efeitos da ausência da nicotina.

Picadas de mosquito e queimaduras
Deve-se colocar na área afetada a parte inteira de uma casca de banana fresca e em boas condições. Prende-se a casca ao ferimento sem contudo apertá-la, remova o curativo a cada duas ou três horas é surpreendente como ela consegue reduzir o inchaço e a irritação.

Tensão pré-menstual
As vitaminas B e C presentes na banana, não regulam o nível de açúcar do sangue, suavizando os sintomas da tensão. A fruta deve ser consumida diariamente nos dez dias que antecedem a menstruação.

Verrugas
Fixar um pedaço da parte interna da casca da banana com esparadrapo na verruga e trocar o curativo regularmente. A final de alguns dias a verruga terá sumido.

Amor Natural

Processamento de banana verde passo a passo
O que muita gente desconhece é que sua polpa, cozida, tirada do fruto ainda verde, é capaz de aumentar o volume dos pratos, sem alterar o sabor dos alimentos em que é adicionada. Batizada de “biomassa de banana”, a polpa, descoberta por Heloísa de Freitas Valle, criadora da Associação Brasileira de Fomento à Banana Verde (AFBV), pode ser agregada à maioria das receitas do cotidiano, do café à sobremesa. E não é só a polpa da fruta que pode ser aproveitada. A casca, rica em fibras e proteínas vegetais, também pode ser utilizada para incrementar iguarias como arroz, carne, bolos e pães.

1.Como Preparar
O primeiro passo a ser seguido por aqueles que desejam preparar a biomassa é lavar as bananas verdes com casca, usando esponja e água e sabão. Depois da lavagem, é necessário colocar as frutas, ainda com casca, dentro de uma panela de pressão com água fervente e cozinhá-las cobertas com água por 20 minutos.

A panela deve ficar no fogo somente nos primeiros oito minutos. Após este período, é necessário tirar a panela do fogo e deixar a pressão continuar processando as bananas. É importante deixar o vapor escapar de forma natural, e não forçar o processo abrindo a panela debaixo da torneira, por exemplo. Ao término do cozimento, mantenha as bananas na água quente e vá descascando
uma a uma aos poucos.

Descascadas, elas devem ser passadas de imediato em um processador elétrico (que pode ser um liquidificador ou um multiprocessador, por exemplo) até formar uma pasta espessa.

Esta pasta, batida, é a biomassa bruta da polpa. Se não for usado de imediato, o produto deve ser guardado em geladeira dentro de um saco plástico bem fechado, podendo ser conservado por no máximo oito dias. Se tempo de uso pode se estender em até 4 meses se for guardado no congelador, mas, neste caso, será necessário um eprocessamento da biomassa.

Outras biomassas podem ser feitas com a casca da fruta (biomassa de fibra) e com toda a fruta – polpa + casca (biomassa integral). Dependendo do prato a ser preparado, estas biomassas podem ser transformadas, com o acréscimo de leite ou água.

A preparação da biomassa de fibra, feita com a casca da fruta, exige a preparação de uma solução preparada com 1 litro de água e o suco de dois limões. Depois de cozidas, as cascas devem ficar imersas neste líquido por aproximadamente 40 minutos. Após este período, ela pode ser transformada em biomassa – com o auxílio de um processador – ou ser usada como legume ou em pratos como viradinhos e farofas. A seguir, apresentamos algumas receitas que usam a biomassa em seu preparo. Bom apetite.

2.Lave as bananas verdes não climatizadas com casca, uma a uma, utilizando esponja com água e sabão e enxágue bem. Numa panela de pressão com água fervente (para criar um choque térmico) cozinhe as bananas verdes com casca, cobertas com água, por 20 minutos. Desligue o fogo após os primeiros 8 minutos e deixe que a pressão continue cozinhando as bananas. Espere o vapor escapar naturalmente. Não force o processo abrindo a panela debaixo da água da torneira, por exemplo. Ao término do cozimento, mantenha as bananas na água quente da panela. Vá aos poucos tirando as cascas da polpa, que deve ser passada imediatamente no processador. É importante que a polpa esteja bem quente para não esfarinhar. Processe até obter uma pasta bem espessa. O produto que sai do processador é a biomassa bruta da polpa. Se não for utilizar imediatamente, guarde a polpa em um saco plástico hermeticamente fechado na geladeira, onde se conservará por no máximo 8 dias. Pode ser guardada por 3 a 4 meses no congelador, mas necessitará de um reprocessamento para ser utilizada. (Fonte: Gazeta Mercantil, 13/06/03 - Livro: Yes, Nós Temos Banana - Heloisa de Freitas Valle e Márcia Camargos - Ed. Senac)

Amor Natural
ALGUMAS RECEITINHAS SAUDÁVEIS
COM BIOMASSA E BANANA:

ARROZ À BRASILEIRA: 2 xícaras de arroz branco ou integral, 1 lata de ervilha, 1 lata de milho verde, 1/2 de casca de banana verde cozida e picada em cubinhos, 50g de queijo ralado, 1 colher (sopa) margarina, 2 cenouras cruas e raladas (opcional), sal a gosto. Preparo: cozinhe o arroz normalmente. Em um recipiente refratário despeje o arroz cozido. Acrescente o milho, a ervilha e a casca da banana cozida. Misture bem e bom apetite.

BOLO DE CHOCOLATE: 2 3/4 xícaras (chá) de farinha de trigo, 2 xícaras (chá) de açúcar, 1 xícara (chá) de achocolatado, 1 xícara (chá) de biomassa de banana verde, 1 xícara (chá) de leite de soja ou de vaca, 1 xícara (chá) de óleo de canola, 2 ovos grandes, 1 colher (sopa) de fermento em pó. Bata no liquidificador o leite, o óleo e os ovos até obter uma massa homogênea. Acrescente a biomassa e bata novamente. Aos poucos, adicione essa mistura numa vasilha onde foram juntados a farinha de trigo, o achocolatado e o açúcar.

Coloque o fermento em pó e mexa. Transfira a massa para uma forma untada com manteiga e farinha de trigo e asse em forno médio (180ºC) e pré aquecido, por 30 minutos, em média. Use a mesma receita para fazer brownies, mas reduza a quantidade de farinha trigo para 1 1/2 xícara.

NHOQUE DE BANANA VERDE
INGREDIENTES:
500 grs de biomassa (banana nanica verde) gelada
1 colher (sopa) de maionese
farinha de trigo, suficiente para polvilhar a mesa e dar ponto à massa
30 grs de açafrão em pó
50 grs de queijo ralado
MODO DE PREPARO:
Numa mesa ou mármore, misturar a biomassa com a maionese. Misturar as 30 grs de açafrão na farinha de trigo e ir polvilhando a massa até dar ponto de enrolar. Cortar a massa em formato de nhoque, cozinhar em água fervente com um fio de óleo como no método convencional.
MOLHO:
250 grs de biomassa de banana verde
520 grs de polpa de tomate
1 tablete de caldo de carne
1 pimentão vermelho pequeno
MODO DE PREPARO:
Colocar o molho com o caldo de carne para ferver. Enquanto isso, bater no liquidificador o pimentão sem semente com água e acrescentar a biomassa batendo tudo. Quando a polpa do tomate estiver fervendo acrescente essa mistura, sal e ervas a gosto e deixar ferver. Acrescentar a massa do Nhoque. (Se desejar acrescente casca de banana verde cozida e picada ao molho, é rica em fibras)
RENDIMENTO: 5 porções

NUGGETS DE FRANGO COM BIOMASSA
INGREDIENTES:
500 grs de biomassa
300 grs de peito de frango desfiado
1 tablete de caldo de galinha
Sal a gosto
500 grs de farinha de rosca
MODO DE PREPARO:
Misturar o peito de frango já salgado e temperado com caldo de galinha, a biomassa ainda quente. Fazer “bolinhos”, achatar com as mãos e empanar passando no ovo batido e depois na farinha de rosca.
Fritar e servir ainda quente.
RENDIMENTO: 50 unidades

BRIGADEIRO DE BANANA VERDE
INGREDIENTES:
1 lata de leite condensado
a mesma medida de leite de vaca fresco
a mesma medida da lata de leite condensado de biomassa (+ou- 500 grs)
50 grs de margarina
200 grs de chocolate em pó
200 grs de chocolate granulado
MODO DE PREPARO:
Numa panela misturar todos ingredientes, levar ao fogo até soltar do fundo da panela, dando ponto para enrolar docinhos.
Despejar em uma bancada, deixar esfriar e enrolar no processo tradicional de preparo de brigadeiros e passar no chocolate granulado.
RENDIMENTO: 50 porções de 50 grs (130 docinhos padrão de festa)

PÃEZINHOS DE BANANA
INGREDIENTES:
Massa:
1 tablete de fermento fresco para pão
¼ de xícara (chá) de leite desnatado
1 gema para pincelar
¼ de xícara (chá) de água morna
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de adoçante para forno e fogão
Recheio:
3 bananas maduras
1 colher (sopa) de adoçante para forno e fogão
½ colher (sopa) de canela em pó
MODO DE PREPARO:
Massa:
Em uma tigela, dissolva o fermento no leite e na água. Acrescente a farinha de trigo e o adoçante. Misture até obter uma massa homogênea. Se necessário, adicione mais leite ou água aos poucos. Cubra a massa com um pano e deixe crescer até dobrar de volume.
Recheio:
Amasse as bananas com um garfo e junte o adoçante e a canela. Divida a massa em 15 partes e abra cada uma delas. Espalhe o purê de banana e feche os pãezinhos. Transfira os pães para uma assadeira untada e deixe crescer até dobrar de volume novamente. Pincele com a gema e asse em forno médio pré-aquecido até dourar.
RENDIMENTO: 15 unidades

GELÉIA DE CASCA DE BANANA
INGREDIENTES:
1 Kg de casca de banana
1 kg de açúcar
1 colher (sopa) de caldo de limão
1 xícara (chá) de água
MODO DE PREPARO:
Levar para cozinhar as cascas com água e quando amolecer, bater no liquidificador. Depois, colocar em uma panela, acrescentar o açúcar e o limão e voltar ao fogo para cozinhar, mexendo de vez em quando, no início, e depois mexer sempre até soltar do fundo da panela. Retirar da panela e deixar esfriar.
RENDIMENTO: 20 porções
Nutrientes: cálcio, fósforo, ferro, vitaminas A, B1 e B2, niacina, potássio, sódio, proteína, sacarose, riboflavina.

Fontes: Site Ana Costa e acervo pessoal.


Amor Natural

Yes! Nós temos bananas
Bananas pra dar e vender
Banana menina tem vitamina
Banana engorda
E faz crescer

Vai para a França o café
Pois é!
Para o Japão o algodão
Pois não!
Pro mundo inteiro
Homem ou mulher
Bananas para quem quiser

Mate para o Paraguai
Não vai
Ouro do bolso da gente
Não sai
Somos da crise
Se ela vier
Bananas para quem quiser

Autores: Braguinha e Alberto Ribeiro


Amor Natural

AddThis Social Bookmark Button

1 Comments:

  • At 4:38 AM, Blogger Unknown said…

    Oi.. Meu nome é Silvia e tenho que mudar meus hábitos alimentares, eliminando o glutem e a leite e derivados. Fis a biomassa me casa mas n tenho receitas de como ulitizá-la em receitas sem glutem e sem leite. Vc teria alguma para postar aki?
    Adorei o blog! parabéns!
    felicidades!
    sí ;)

     

Postar um comentário

<< Home