>

AMOR NATURAL CULINÁRIA

Este é o lugarzinho do AMOR NATURAL CULINÁRIA, TREINAMENTOS E SERVIÇOS. Aqui vou postar receitas, dicas de culinária nacional e internacional,enologia, etiqueta, economia doméstica e tudo de importante para os amantes da gastronomia, além de literatura, notícias importantes,fotos e desenhos e tudo que possa interessar aos amigos que me visitam ! Sejam bem-vindos !!

"Click here and translate this page to English language"

quarta-feira, setembro 27, 2006

DIA DO IDOSO - TODOS NÓS PODEMOS CHEGAR À MELHOR IDADE!!!

Amor Natural

27 Setembro - DIA NACIONAL IDOSO

A Organização das Nações Unidas divide os idosos em três categorias: pré-idosos (entre 55 e 64 anos), os idosos jovens (entre 65 e 79 anos ou 60 e 69 anos, para quem vive na Ásia e na região do Pacífico) e idosos avançados (com mais de 70 ou 80 anos). O crescimento dessa população é um fenômeno mundial e, em vinte anos, o Brasil será o sexto país com o maior número de idosos no mundo.
Símbolo da ONUPor recomendação da ONU, o ano de 1999 foi considerado o
Ano Internacional do Idoso. Para a organização, o envelhecimento da população significa uma possibilidade de amadurecimento dos atos e das relações sociais, econômicas, culturais e espirituais da humanidade. Palavras como independência, participação, cuidado, auto-satisfação, possibilidade de agregar novos papéis e significados para a vida na idade avançada são, resumidamente, palavras-chave dentro de qualquer política destinada aos idosos, em qualquer parte do mundo. O Dia Internacional é comemorado dia 1º de Outubro.

Amor Natural

No Brasil, o Dia Nacional do Idoso foi estabelecido pela Comissão de Educação do Senado Federal, também em 1999, com o objetivo de conhecer os direitos e dificuldades dos idosos brasileiros. É comemorado no dia 27 de setembro. Em 2000, segundo o Censo, a população de 60 anos correspondia a 8,6% da população total. Segundo IBGE, os idosos brasileiros chegarão a 30 milhões em duas décadas, quase 13% da população. Entre as capitais, Rio de Janeiro e Porto Alegre se destacam com as maiores proporções.

Dado serve de alerta para governo e sociedades
Em 2002, a esperança média de vida ao nascer era de 71 anos, o que representa um aumento de 4,7 anos em relação a 1992. Contribuíram para esse envelhecimento, fatores como: melhorias na rede de saneamento básico e avanços na área de saúde por meio de programas de vacinação, novos medicamentos e da ampliação do sistema de assistência médica.
Apesar disso, ainda há muita desinformação, preconceito e desrespeito em relação às pessoas da terceira idade, principalmente nos países pobres ou em desenvolvimento. Os idosos brasileiros vivem graves problemas como a desvalorização de aposentadorias e pensões, depressão, falta de assistência e de atividades de lazer, abandono em hospitais ou asilos e o difícil acesso aos planos de saúde.

Amor Natural


Política Nacional do Idoso
A Constituição de 1988 foi a primeira a demonstrar preocupação em relação ao idoso. A Política Nacional do idoso, através da
Lei nº. 8.842, de 4 de janeiro de 1994, implementou os cursos de Geriatria e Gerontologia Social nas faculdades de Medicina. A Geriatria é uma especialidade médica que trata da saúde do idoso, enquanto Gerontologia é a ciência que estuda o envelhecimento. O Ministério da Saúde também iniciou campanhas anuais de vacinação do idoso contra a gripe, doença que atinge 11 milhões de pessoas no país. A Política criou condições para promover a longevidade com qualidade de vida, colocando em prática ações voltadas, não apenas para os que estão velhos, mas também para aqueles que vão envelhecer. Sua implantação estimulou a articulação dos ministérios setoriais para o lançamento, em 1997, de um Plano de Ação Governamental para Integração da Política Nacional do idoso. São nove os órgãos que compõem o Plano: Ministérios da Previdência e Assistência Social, da Educação, da Justiça, Cultura, Trabalho e Emprego, da Saúde, Esporte e Turismo, Transporte, Planejamento e Orçamento e Gestão.

Amor Natural

Voluntariado na Terceira Idade
O trabalho voluntário de idosos foi recomendado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2002, como uma força de desenvolvimento e envelhecimento ativo. Porém, somente 27% dos idosos em São Paulo pratica trabalho voluntário, segundo pesquisa de mestrado defendida na USP. O estudo envolveu 2.143 idosos da cidade, que representam o Brasil no Projeto Saúde, Bem-Estar e Envelhecimento (Sabe), da
Organização Panamericana de Saúde (Opas).
O trabalho voluntário está associado à assistência social, com casas de saúde e instituições voltadas aos excluídos. Essa prestação de serviços, chamada forma direta de voluntariado, inclui ainda ensino, transporte e administração, por exemplo. A outra forma de voluntariado, mais freqüente, é a indireta: doação de dinheiro, comida e roupas, por exemplo.O que é o CNDI?
O
Conselho Nacional dos Direitos do Idoso é um órgão vinculado à Secretaria Especial dos Direitos Humanos. Seu objetivo é supervisionar e avaliar as Políticas Nacionais do Idoso, estimular e apoiar tecnicamente a criação de conselhos de direitos para a pessoa idosa em todo país. O Conselho reúne-se a cada dois meses para discutir e dar encaminhamento às principais decisões relacionadas aos direitos da pessoa idosa. O CNDI é composto por 28 conselheiros e seu presidente é o subsecretário de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, Perly Cipriano.
Subsecretaria de Direitos Humanos

Criada pela Medida Provisória nº 259, de 21 de julho de 2005, a Subsecretaria de Direitos Humanos é o órgão da Secretaria-Geral da Presidência da República que trata da articulação e implementação de políticas públicas voltadas para a promoção e proteção dos direitos humanos. Conheça o
Plano de Ação Internacional para o Envelhecimento

Amor Natural
Alô Idoso
Uma Central de Atendimento destinada ao acompanhamento da problemática do idoso, que visa atendê-lo quando desrespeitado em seus direitos. Se você sabe de algum caso de maus-tratos, desrespeito ou abandono contra alguém da maior idade, denuncie: 0800.850022.

Amor Natural

Leia a entrevista com a assistente social Sandra Rabello, coordenadora dos projetos de extensão da UNATI/UERJ e coordenadora do Projeto Voluntariado na Terceira idade.

Fonte:portaldovoluntario

AddThis Social Bookmark Button