>

AMOR NATURAL CULINÁRIA

Este é o lugarzinho do AMOR NATURAL CULINÁRIA, TREINAMENTOS E SERVIÇOS. Aqui vou postar receitas, dicas de culinária nacional e internacional,enologia, etiqueta, economia doméstica e tudo de importante para os amantes da gastronomia, além de literatura, notícias importantes,fotos e desenhos e tudo que possa interessar aos amigos que me visitam ! Sejam bem-vindos !!

"Click here and translate this page to English language"

sábado, agosto 27, 2005

MAIS UMA VEZ O ASSUNTO É QUEIJOS PARA COMBINAR COM OS VINHOS !!!


Complementando os capítulos sobre VINHOS, apresento um novo artigo, que versa sobre o assunto, interessante e importante para quem se interessa por QUEIJOS E VINHOS !!! Uma dupla que aquece as frias noites do inverno (difíceis no nosso clima tropical...). Aproveitem para namorar muito e degustar um queijo com vinho... Abraços,
obs.: detalhamos as combinações em capítulo anterior - Vinhos e Queijos, lembra ??

Queijos
O Brasil, mesmo no inverno, não é grande comedor de queijo. Perto dos franceses, somos camundongos inapetentes, com pouco queijo e uma ratoeira do tamanho da inflação.
Mas desde 1880, quando chegaram os primeiros queijeiros holandeses em Minas Gerais, a transferência de tecnologia do velho mundo não parou, e temos produtos que pouco devem aos originais. Sem falar nos nacionais: o catupiry, citado no Larousse des Fromages; o minas frescal; os queijos de cabra de Niterói e Nova Friburgo (RJ); o requeijão de Caruaru (PE).
O companheiro ideal é o vinho. Não precisa ser fantástico, caríssimo, o queijo dispensa o excepcional, aceita vinhos honestos...

ESCOLHA O SEU TIPO:

Consistentes
- Emmental
- Gruyère
- Tilsit com Kümmel (com erva doce)
- Provolone
- Parmesão defumado

Cremosos
- Brie
- Camembert
- Chevrotin (de cabra)
- Chamois-blue
- Chamois-dor
- Catupiry
- Requeijões nacionais
- Minas Frescal nacional

Amarelos Tradicionais
- Gouda
- Queijo Itálico
- Estepe (queijo lanche)
- Bola
- Muzzarela
- Prato

Picantes
- Port Salut
- Saint Paulin
- Roquefort
- Gorgonzola

Vinhos: Para degustar com queijos, tintos rascantes feitos de uvas cabérnet, merlot e petit sirah. Existem várias marcas nacionais e estrangeiras.

Erros Fatais
- Junto à garrafa de vinho e às taças, coloque sempre uma jarra d’água e copos. Uísque, cerveja ou até refrigerantes são essenciais em qualquer festa, mas não participam da mesa.

- Nunca sirva um prato quente na mesma mesa que os queijos. No maximo uma sopa de cebola ou aspargos. Uma combinação charmosa.

- Sobremesas doces jamais. Só frutas finas como cerejas, uvas, pêssegos, ameixas, ou secas tipo passas, damascos e ameixas secas.
AddThis Social Bookmark Button