>

AMOR NATURAL CULINÁRIA

Este é o lugarzinho do AMOR NATURAL CULINÁRIA, TREINAMENTOS E SERVIÇOS. Aqui vou postar receitas, dicas de culinária nacional e internacional,enologia, etiqueta, economia doméstica e tudo de importante para os amantes da gastronomia, além de literatura, notícias importantes,fotos e desenhos e tudo que possa interessar aos amigos que me visitam ! Sejam bem-vindos !!

"Click here and translate this page to English language"

quinta-feira, agosto 25, 2005

NHOC - UM PRATO DELICIOSO (1)


No dia 29 de cada mês, muitas famílias têm o hábito de fazer uma refeição de NHOC, normalmente de batata.
Independentemente dos meus credos, aceito a idéia de uma tradição coletiva, de que degustar este prato, com a maior cédula que se tenha em casa sob o prato, faria com que esta família recebesse sorte na área financeira.
Resultados e tradições à parte, apresento agora diversos tipos de NHOC para que você meu amigo possa escolher o tipo que mais lhe agradar e variar. No mais, que isto traga muita sorte, são meus sinceros desejos ! Abrações !!!

NHOC TRADICIONAL DE BATATAS

Ingredientes
1 Kg de batas inglesas
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de margarina ou manteiga
1 colher (chá) de sal
2 gemas de ovos
Queijo ralado a gosto (opcional na massa)
Modo de Fazer
Cozinhar as batatas em água, e passar pelo escorredor ainda quentes. Deixar o purê obtido esfriar um pouco, e juntar os demais ingredientes. Misturar bem até formar uma massa uniforme e consistente (o tipo da batata influencia nesta consistência, mas não se deve acrescer muita farinha pois o resultado poderá ser oposto, e a massa poderá amolecer ou endurecer demais, dependendo da qualidade da farinha). Levar ao fogo uma panela com água – proporção de 5 L para cada massa - colocando um fio de óleo e sal, até ferver para cozinhar os nhoques.
Enfarinhar uma superfície, enrolando canudinhos de massa e cortando-os do tamanho desejado (existem também diversos tipos de nhoqueiras que dispensam o procedimento na superfície) jogando-os, com cuidado na água fervente, não muitos de cada vez, evitando que grudem. Quando os nhoques flutuarem na água fervente, estarão cozidos e prontos para serem retirados.
Daí para frente a sua criatividade irá dar o sabor final ao seu nhoc.
(Pode-se fazer o nhoc de carne, frango, camarão, com molhos ao sugo, bolonhesa, pesto, carbonara, molhos que deverão ser um capítulo futuro deste blog).
Rendimento: 10 porções
Tempo de Preparo: 90 minutos

OBSERVAÇÃO :É importantíssimo escolher as batatas certas para o nhoc. Prefira as pequenas, pois são menos “aguadas”. Uma sugestão, em caso de dúvidas sobre a qualidade das batatas é, em vez de cozinhá-las, asse-as com as cascas (devidamente limpas) por 30 minutos em forno pré-aquecido. Ao passá-las pelo espremedor, a casca ficará no utensílio. Agindo assim, o nhoc sairá delicioso e você precisará de pouca farinha.


NHOC DE BATATA PINGADO(Sem necessidade de enrolar)
Ingredientes
1 Kg de batatas inglesas
3 ovos
1.1/2 xícara de leite
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
Sal a gosto
1 lata de molho de tomate
Parmezão ralado

Modo de Fazer
1. Lave bem as batatas e cozinhe-as em bastante água. Depois, escorra-as e descasque-as, ainda quentes. A seguir passe-as pelo espremedor.
2. Em uma tigela, coloque a batata, os ovos, o leite, a farinha de trigo e sal, misture com a ponta dos dedos até obter uma massa homogênea.
3. Em uma panela com água fervente, vá pingando a massa às colheradas. Quando os nhoques subirem à superfície, retire-os com uma escumadeira e passe-os para uma fôrma refratária. Regue com o molho de tomate, polvilhe com o queijo ralado e misture bem. Aqueça por alguns minutos no forno e sirva a seguir. (o molho poderá ser os mesmos do item anterior, sendo que desta forma, pronto, o preparo torna-se mais rápida).


NHOQUES DIFERENTES
Ingredientes750g de purê de batatas
250g de presunto cozido, moído
250g de peito de frango cru, moído
2 colheres (sopa) cebola, ralada
1 ovo
2 colheres (chá) rasas de sal
Noz-moscada a gosto
Cerca de 200g de farinha de trigo para enxugar a massa.

Modo de Fazer
Misture todos os ingredientes até obter uma massa que não grude nas mãos. Faça os nhoques um pouco maiores do que habitualmente, usando um pouco mais de farinha na mesa, para enrolar a massa. Cozinhe em água fervente, temperada com sal e um fio de óleo.
Escorra e sirva bem quentes, com manteiga derretida e queijo parmezão ralado, sem acompanhamentos.

Rendimento: 6 porções
Tempo Preparo: 60 minutos



NHOC DE QUEIJO (Massa cozida sem batata)
A MASSA PODERÁ OPCIONALMENTE SER PREPARADA NO MICROONDAS
Ingredientes
1 xícara (chá) de leite
1 xícara (chá) de água
100 g de manteiga ou margarina
1 colher (chá) de sal
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara(chá) de queijo parmezão ralado
Algumas colheres de sopa de manteiga ou margarina para temperar e queijo para polvilhar os nhoques.

Modo de Fazer
Ferva o leite com a água, a manteiga e o sal. Com o liquido fervendo, jogue de uma só vez a farinha de trigo, mexendo sempre até cozinhar e desprender do fundo da panela (como massa de salgado).
Acrescente o queijo e misture bem até obter uma massa ligada.
(No microondas> Ferva na Potência Alta a água, com o leite, a manteiga e o sal por 4 minutos. Retire, junte a farinha, misture e cozinhe na Potência Alta por 1 minuto. Tire do microondas, acrescente o queijo e misture bem até obter uma massa ligada).

Faça os nhoques direto em água fervente com sal e um fio de óleo, usando um saco de confeitar ou um saco plástico furadinho na ponto.
Deixe que cozinhem (3-4 minutos) e tire-os da água com uma escumadeira, pondo-os num escorredor. Coloque num refratário, regue com a manteiga ou margarina derretida e polvilhe com queijo.
Leve ao forno pré-aquecido para gratinar levemente.
Sirva quente sem acompanhamentos
OBS: Você pode variar o molho a seu gosto. Esta massa apresenta a vantagem de aceitar congelamento, podendo ser confeccionado com antecedência, diferentemente das receitas com batata que não podem sofrer congelamento.
Sugestão de molhos: vermelho(al sugo), bolonhesa, etc.
Rendimento: 8 porções
Tempo de preparo: 1 hora
AddThis Social Bookmark Button

10 Comments:

  • At 2:53 PM, Anonymous Anônimo said…

    Olá achei muito legal seu blog e suas receitas. Sou uma pessoa que cozinho com muito amor e usarei sua receita para fazer o almoço de domingo de meus filhos e esposo. Tomara que fique muito gostoso.
    Um grande abraço,
    Suely

     
  • At 6:20 AM, Blogger Sônia said…

    oieeeeeeeeee
    seu blogg é show
    amo cozinhar e precisava de
    uma receita e encontrei com vc
    obrigada

     
  • At 2:27 AM, Anonymous Anônimo said…

    Estava olhando uma receita fácil para fazer nhoc, então achei seu blog. achei maravilhoso. vc está de parabéns
    Bjs
    Edna

     
  • At 3:12 PM, Anonymous folhadaterra@yahoo.com.br said…

    Oi, legal o nhoc tradicional de batatas. Li uma receita ontem enquanto esperava a hora de uma consulta no médico mas me esqueci, por isso procurei uma na internet e encontrei aqui no seu blog. Estou testando para o jantar da família.
    Veleu!!!

    Alfonso Neto

     
  • At 2:32 AM, Anonymous mariana said…

    adoreei, a receeita do nhoc tradicional..
    minha vó mudou para japão e nunca mais fiiz, hoje procureei e acheei brigada ;D

    beeijo

     
  • At 7:16 PM, Anonymous nanda said…

    oi dei uma passadinha por aqui e adorei ,estou aprendendo cozinhar agora e amanhã quero fazer um nhoc para o meu namorado ,peguei a receita ,voltarei p/ contar o resultado !!!!bjus!!!!obrigada!!!!!!!!!!

     
  • At 9:03 AM, Anonymous Anônimo said…

    Olá, moro sozinho a 1 ano e adoro cozinhar, adorei essa receita de nhoc.
    e o site é bem "feliz". KKKKKKK

    continuem assim!!!

     
  • At 4:54 PM, Anonymous Anônimo said…

    Tentarei fazer a receita do nhoc neste final de semana,pois fiz um em que coloquei farinha de trigo com fermento e a massa desmanchou toda ao cozinhar,virou aquela meleca.Obrigada

     
  • At 12:36 PM, Anonymous Anônimo said…

    fiz e nao deu serto nao sei pq mais mesmo assim valeu

     
  • At 2:43 PM, Anonymous Teles said…

    Vou fazer e espero que saia gostoso.
    Obrigado,

     

Postar um comentário

<< Home