>

AMOR NATURAL CULINÁRIA

Este é o lugarzinho do AMOR NATURAL CULINÁRIA, TREINAMENTOS E SERVIÇOS. Aqui vou postar receitas, dicas de culinária nacional e internacional,enologia, etiqueta, economia doméstica e tudo de importante para os amantes da gastronomia, além de literatura, notícias importantes,fotos e desenhos e tudo que possa interessar aos amigos que me visitam ! Sejam bem-vindos !!

"Click here and translate this page to English language"

sábado, setembro 03, 2005

COGUMELOS !!! Você gosta??


Hoje vamos falar de COGUMELOS !
Sei que não é um assunto muito comum, porém a partir de alguns pedidos resolvi falar deles e postar uma das mais conhecidas receitas com cogumelos (depois de strogonoff, claro, que é feito com a categoria mais comum – Champignon de Paris ou Cogumelo de Paris!) – RISOTO AL FUNGHI que virá logo em seguida.
Bom fim de semana !!

COGUMELOS

O cogumelo é uma planta parasita, sem clorofila que, em geral gosta de um habitat úmido, escuro e rico em material orgânico, como as folhas em decomposição. A maioria brota das florestas úmidas no começo do outono, antes dos rigores das temperaturas de inverno no hemisfério norte. Um dado curioso é que a velocidade de crescimento dos cogumelos supera a dos vegetais em até 500 vezes.

O cogumelo como alimento tem pouco sal, não contém colesterol, carboidratos ou gordura, mas é rico em proteína e vitaminas B1 e B2 e minerais como potássio.

FUNGHI e COGUMELOS são a mesma coisa. Em espanhol são chamados de HONGO; em francês de CHAMPIGNON; em italiano de FUNGHI; e em inglês de MUSHROOM.

A variedade mais popular em todo o mundo é o chamado CHAMPIGNON DE PARIS ou cogumelo de Paris – aquele redondinho, do chapéu branco, firme e com sabor adocicado. Encontrado somente em conserva até pouco tempo atrás, hoje o champignon é um dos cogumelos frescos mais fáceis de se encontrar. Nos últimos tempos nos tornamos fãs dos FUNGHI SECCI ITALIANOS. Eles são ótimos para o preparo de risotos, caldos, sopas, e como ingrediente de molhos para cordeiro e outras carnes.
Outros cogumelos bastante populares são os japoneses SHIITAKI e SHIMEJI. Ambos são deliciosos.
Já o CÉPES é muito parecido com o Cogumelo de Paris, só que um pouco maior.
A melhor maneira de apreciar qualquer cogumelo fresco é preparando de forma simples.
Na Europa, no começo do outono, os pratos mais comuns são chamados de “Frigideiras de cogumelos selvagens”. Várias espécies são simplesmente cozidas na manteiga ou no azeite, com um toque de limão ou vinho branco e servidas com uma massa mesmo com um bom pão rústico.
Já o cogumelo seco precisa ser hidratado antes de consumido. Basta cobrir a quantidade necessária com água fervente e deixar de lado por meia hora. O líquido pode ser utilizado no preparo de caldos e molhos, mas é fundamental que seja coado para descartar qualquer terra ou areia que estivesse no cogumelo. O sabor é intenso e muito saboroso.
Nesta época de clima mais frio, uma sopa de cogumelos, frescos ou secos é uma boa pedida.
AddThis Social Bookmark Button