>

AMOR NATURAL CULINÁRIA

Este é o lugarzinho do AMOR NATURAL CULINÁRIA, TREINAMENTOS E SERVIÇOS. Aqui vou postar receitas, dicas de culinária nacional e internacional,enologia, etiqueta, economia doméstica e tudo de importante para os amantes da gastronomia, além de literatura, notícias importantes,fotos e desenhos e tudo que possa interessar aos amigos que me visitam ! Sejam bem-vindos !!

"Click here and translate this page to English language"

domingo, setembro 11, 2005

COMPOTAS/GELÉIAS ( 8 )


Aí amigos, estou meio cansada hoje, e por isto vou postar somente quatro receitinhas de compotas (tesouros nacionais da culinária...), para quem esta colecionando!! Um beijão,
boa semana para todos, com paz e harmonia!!

1. DOCE DE BANANA COM LARANJA
Ingredientes
15 bananas nanicas
6 laranjas pêras
500g de açucar
1 pau de canela
Modo de Preparo:
Coloque as bananas descascadas com o suco das laranjas, o açucar e o pau de canela em uma panela grande e de fundo grosso, para cozinhar em fogo bem baixo, quase apagando, por uma hora e meia. Mexa uma vez ou outra, só para não grudar no fundo. O doce estará no ponto quando estiver com uma cor rosada. Deslique o fogo e deixe descansar com a tampa fechada.


2. DOCE DE LEITE
Ingredientes
3 litros de leite tipo B
2 Kg de açucar cristal
1 pedacinho de pau de canela
1 pitada de bicarbonato de sódio
Modo de Preparo:
Coloque todos os ingredientes em uma panela grande. Para esse doce, a panela tem que ser grande e alta, geralmente a de nº 20, pois respinga muito, ferve e sobe.
Misture e deixe cozinhar em fogo brando até encorpar, sem mexer. Quando estiver mais encorpado, use uma colher de pau ou bambu para mexer, fazendo um vaivém.
Evitar bater o doce, para não ficar açucarado.
NOTA: Este doce não fica gostoso se for feito com leite longa vida, aquele que vem em caixinha, em face dos conservantes!


3. DOCE DE ABÓBORA
Ingredientes
1 Kg de abóbora
800 g de açucar cristal
1 pau de canela
3 cravos

Modo de Preparo:
Divida o açucar em três partes. Coloque a abóbora, a canela e o cravo em uma panela grande, que tenha o fundo grosso, com uma das partes do açucar. Tampe a panela e deixe cozinhar em fogo alto. Depois de cerca de 10 minutos, espete a abóbora com um garfo(se entrar, acrescente a segunda parte do açucar). Abaixe o fogo, tire a tampa e mexa de vez em quando, para desgrudar do fundo - evite fazer muitos movimentos com a colher de pau.
Quando começar a secar, você perceberá que a panela começa a açucarar nas bordas - está na hora de juntar a terceira parte do açucar. O doce estará no ponto quando estiver seco.
NOTA: Se gostar, antes de secar completamente adicione coco ralado, fica diferente e também uma delícia!!


4. COCADA DE COMPOTEIRA
Ingredientes
1 Kg de coco ralado fresco
800g de açucar cristal
3 xícaras de água
3 cravos
1 pau de canela

Modo de Preparo:
Misture o açucar, a água, o cravo e a canela, e leve ao fogo até o ponto de calda rala (*). Nesse ponto, junte o coco e aumente o fogo para que fique muito cozido e amoleça.
Quando novamente abrir fervura, abaixe o fogo e mexa até que esteja soltando do fundo da panela.

(*) CALDA RALA: Misture todos os ingredientes na panela com o fogo desligado. Leve ao fogo médio e não mexa. Logo depois que abrir fervura, coloque a clher de pau na calda e veja se a colher sai melada.
AddThis Social Bookmark Button

1 Comments:

  • At 5:39 PM, Anonymous Anônimo said…

    Rio Rancho Goes Wireless
    The city of Rio Rancho, New Mexico is about to deploy a wireless Internet service, the first in the state.
    Some great info here!
    If you have a few minutes come and check out my
    targeted traffic site.
    It pretty much covers how to get some targeted traffic .

     

Postar um comentário

<< Home