>

AMOR NATURAL CULINÁRIA

Este é o lugarzinho do AMOR NATURAL CULINÁRIA, TREINAMENTOS E SERVIÇOS. Aqui vou postar receitas, dicas de culinária nacional e internacional,enologia, etiqueta, economia doméstica e tudo de importante para os amantes da gastronomia, além de literatura, notícias importantes,fotos e desenhos e tudo que possa interessar aos amigos que me visitam ! Sejam bem-vindos !!

"Click here and translate this page to English language"

terça-feira, fevereiro 28, 2006

PEDIRAM, EU ATENDO! - CARNAVAL PARA QUEM GOSTA!

VAMOS FALAR UM POUCO DO SIGNIFICADO DO CARNAVAL, PRINCIPALMENTE PARA QUEM GOSTA DA FESTA, DA DANÇA...

É Carnaval!
Aproveite o bem que a dança pode trazer para o corpo e alma.

A dança é uma forma de expressão corporal especial para o ser humano. Trabalha a coordenação motora e, quando praticada em grupo como fazemos no carnaval, proporciona uma gostosa convivência social. Cada movimento transmite um pouco de nossa personalidade e de nossa forma de encarar o mundo.
Tecnicamente, a dança pode ser definida como uma seqüência de gestos, passos e movimentos com ritmo musical associados a estados emocionais. Desde a Antigüidade, o homem dança para cumprir rituais religiosos, para exaltar o amor, declarar a guerra ou preparar-se para a caçada. A humanidade sempre utilizou a expressão corporal como uma forma de comunicação.
Em tempos remotos, a dança tinha um caráter místico por estar associada às cerimônias religiosas dos mais diversos povos. Nos séculos XV / XVI, na época do Renascimento, a dança começou a ter um sentido social nas festas nobres como forma de lazer. Depois, tomou as ruas com o desenvolvimento das danças populares.
Hoje, o homem dança para festejar, para manter a forma ou simplesmente, relaxar depois de um difícil dia de trabalho.
Porém, em nenhuma época do ano dança-se tanto quanto no Carnaval.
São quatro dias de folia com os mais variados ritmos.
Só no Brasil, são dezenas: samba, frevo, axé, maracatu, timbalada e até as tradicionais marchinhas. Para os mais tímidos, o Carnaval é uma oportunidade para soltar o corpo. Nessa festa democrática, todos têm o direito de se divertirem.
O importante é brincar com saúde, pular com os amigos (ou para fazer amigos) e soltar o corpo. Oportunidades não faltam. Você pode escolher entre o carnaval nos clubes, nos blocos de rua e até nas badaladas casas noturnas. Escolha o ritmo de sua preferência e aproveite para deixar seus movimentos falarem por você.

O CARNAVAL NO BRASIL
Não podemos dizer que o carnaval seja uma dança, mas sim uma festa. Uma festa em que o país inteiro, pessoas de todas as idades e classes sociais se unem numa só alegria para fazer o quê? Dançar. Por isso não podíamos deixar de falar dessa mania brasileira.

O carnaval começou no Brasil na segunda metade do século 18, e veio para substituir uma festa popular meio esquisita trazida pelos portugueses: o entrudo. Os foliões comemoravam jogando água, farinha e ovos uns nos outros.



Essa festa foi proibida e então começaram as passeatas nas ruas, organizadas pelas pessoas ricas do Rio de Janeiro.
Em 1877, o carnaval já tinha caído nas graças do povo. Nessa época havia bailes a fantasia, as ruas eram enfeitadas, grupos se divertiam mascarados. Antes de surgirem as escolas de samba cariocas, os blocos saíam fantasiados pelas ruas, dançando e tocando.
Hoje, existem escolas de samba no mundo inteiro - até no Japão! Na Finlândia, há até uma Associação de Escolas de Samba: a grande campeã é a Império do Papagaio, que tem 250 membros e três primeiros lugares no desfile de lá.

Assim como Rio de Janeiro e São Paulo, entre outras cidades, têm as escolas de samba, o Nordeste tem seus blocos nas ruas. No estado de Pernambuco, por exemplo, há o frevo, o maracatu, o afoxé e o caboclinho.
Apesar do samba-de-roda ser tradicional em Salvador, na Bahia, os trios elétricos e os afoxés também fazem a festa. São caminhões especiais, que saem às ruas com bandas na carroceria, tocando todo tipo de música. E o pessoal vai atrás, dançando sem parar.
Mas não é só nas grandes capitais que o carnaval tem tradição.
Cada cidadezinha do Brasil conta sua própria história por meio da folia. Essa é a nossa cultura popular, cheia de cores, ritmos e alegria!
AddThis Social Bookmark Button

1 Comments:

  • At 3:47 AM, Blogger Ricardo Rayol said…

    ahahah mais tímidos, movidos por muita cachaça, podem se soltar. Alguns até exageram e soltam a franga mesmo. Essa de homem (me engana vai) se vestir de mulher é bizarro rs.

     

Postar um comentário

<< Home