>

AMOR NATURAL CULINÁRIA

Este é o lugarzinho do AMOR NATURAL CULINÁRIA, TREINAMENTOS E SERVIÇOS. Aqui vou postar receitas, dicas de culinária nacional e internacional,enologia, etiqueta, economia doméstica e tudo de importante para os amantes da gastronomia, além de literatura, notícias importantes,fotos e desenhos e tudo que possa interessar aos amigos que me visitam ! Sejam bem-vindos !!

"Click here and translate this page to English language"

quinta-feira, março 30, 2006

CURSO BÁSICO CHOCOLATE-CAPÍTULO 7 - BOMBONS/BARRINHAS/PIRULITOS

CAPÍTULO 7 – BOMBONS/ BARRINHAS E PIRULITOS MOLDADOS

Os bombons e pirulitos moldados, são aqueles onde o chocolate, depois de temperado, é depositado em moldes ou fôrmas. Eles podem ser maciços – feitos apenas de chocolate, ou os chamados bombons de adição, ou seja, junto com o chocolate temperado é acrescentado um ou mais ingredientes (frutas, amendoins, castanhas, crocantes, etc.). O preparo desses dois tipos é basicamente o mesmo. Ou você trabalha com uma massa pura, seja chocolate ao leite, meio-amargo, amargo, hidrogenado ou branco, ou com uma massa adiciona de outros ingredientes, lembrando que quando adicionar outro ingrediente a qualquer tipo de chocolate, observe sempre a proporção, que deverá ser sempre no máximo 1 xícara de qualquer ingrediente para 300g de chocolate.
Procedimentos básicos:
Para fabricar esses bombons, o primeiro passo é preparar o chocolate, temperando-o, como já falado. Em seguida, despeje-o (com outros ingredientes ou puro) em forminhas, de modo a preenche-las totalmente.


Elimine o ar que possa estar no interior do bombom ou pirulito, dando uma sacudidela na fôrma, batendo-a numa superfície dura, como a pia ou a mesa.
Passe então a espátula própria para chocolate(ou uma faca na ausência desta, pelo lado oposto do fio) rapidamente sobre a fôrma retirando o excesso de chocolate levando-a a geladeira, sempre coberto com papel alumínio, preferencialmente sobre uma tábua forrada com papel manteiga, para que não haja contaminação com odores e/ou umidades do refrigerador. Evite o calor das mãos no fundo da fôrma, na ocasião destes procedimentos, já que altera a qualidade e densidade do chocolate, seja ele qual for.

Quando você perceber que o chocolate está opaco (cerca de 5-10 minutos), vire a fôrma numa superfície lisa forrada também com papel manteiga. Espere até que o fundo da fôrma se mostre transparente, isto é quando os bombons ou pirulitos começarem a desgrudar do fundo.Este processo dura de 15-20 minutos. Retire a tábua da geladeira, e para desenformar os bombons/barras/pirulitos levante a fôrma e bata-a lentamente contra a tábua forrada. Não toque nos bombons. Deixe-os na posição em que caírem sobre a tábua, do contrário eles ficarão marcados pelas suas mãos.
Espere um mínimo de 8 horas para embrulhá-los em papel estanho e c/ou celofane ou guarda-los em caixas ou embalagens próprias, montando cestas ou caixas para presente. No caso dos bombonzinhos para rechear os ovos de Páscoa, você encontrará fôrmas próprias, com bombons menores, que serão revestidos um a um, e completarão o peso total do Ovo(vide ilustração inicial desta postagem, onde é demonstrado como deve envolver os bombons para Ovos de Páscoa!

As barrinhas maciças puras ou adicionadas de qualquer feitio são feitas da mesma forma que os bombons maciços, mudando somente os formatos, os tipos de chocolate e as adições.

Sugestões de bombons moldados:

BOMBOM BRANCO OU PRETO CROCANTE
Ingredientes:
500g de chocolate branco para cobertura
1 xícara chá de castanha de caju torrada e moída
Formas próprias para bombons ou trufas (maiores)
Papel chumbo, alumínio e celofane próprios para bombons
Como fazer:

- Derreta o chocolate e deixe na temperatura certa (ver capitulo sobre temperagem). Em seguida, junte a castanha de caju e misture ( Pode ser amendoim, crispin de arroz, crocante ou o que desejar)
-Preencha totalmente as forminhas próprias para bombons com o chocolate crocante, dê as batidinhas para a retirada de bolhas de ar;
- Limpe as beiradas das formas com a espátula para retirada do excesso do chocolate e leve à geladeira nas condições já explicadas;
- Desenforme os bombons e embrulhe imediatamente com papel chumbo, ou dependendo da temperatura, aguarde suar e secar para embalar.(vide procedimentos na ilustração abaixo)


BOMBOM MESCLADO
Ingredientes:
200g chocolate branco
200g chocolate meio-amargo ou à sua escolha

Modo Preparo:
Derreta e tempere os dois tipos de chocolate (ver explicações anteriores), separadamente.
Com o auxílio de uma colher, pingue uma gota de chocolate branco no fundo de metade das forminhas a serem utilizadas. Com a ponta de um palito espalhe decorativamente o chocolate. Leve a geladeira até secar. Retire da geladeira e preencha as forminhas com o chocolate meio-amargo (ou à sua escolha). Alise e limpe o excesso com a espátula e devolva à geladeira até secar novamente.
Repita a operação utilizando o chocolate escuro no fundo das fôrmas e acabando de preenche-los com o chocolate branco.
Depois de secos, desenforme sobre papel-manteiga, e aguarde, embale a gosto.

ALPINO CRESPINHO
Ingredientes
200g de chocolate cobertura ao leite (temperado)
1 xícara(chá) crespinhos de arroz
Modo de Preparo:
Tempere o chocolate, encha a fôrma com o chocolate e distribua alguns crespinhos na superfície de cada uma, misturando em seguida com um palito. Deixe secar conforme as instruções e embale a gosto.


DECORE SEUS BOMBONS
Para fazer bombons decorados, após desenformar qualquer bombom liso, derreta mais um pouco de chocolate de outro tipo. Usando um saco de congelamento (ou de sacolé) com um pequeno furinho em uma das extremidades, decore a parte superior deles. Desenhe fios, pingos, flores ou qualquer outro motivo que você quiser.
Você também pode derreter o chocolate branco para cobertura, acrescentar a ele algumas gotas de óleo e um pouco de corante para chocolate. Misture bem esses ingredientes, coloque nos saquinhos e confeite os bombons como desejar. Você irá se surprrender com os resultados.
Acondicione em caixas de acetato transparentes, intercalando os desenhos e será uma linda embalagem decorativa.


PRÓXIMO CAPÍTULO:
Continuação capítulo 7 - PIRULITOS MODELADOS, DECORADOS E RECHEADOS
Volto logo com mais novidades também: Bombons Recheados, Banhados, trufas, cookies modelados e muito mais Páscoa! Até já!!

AddThis Social Bookmark Button

21 Comments:

  • At 2:56 PM, Anonymous Anônimo said…

    olá ! adorei seu blog!além de ser um doce ,a gente pode contar com a sua solidariedade para nos ensinar essa arte tão delicada !valeu!!!

     
  • At 6:16 AM, Anonymous Anônimo said…

    Olá,adorei seu blogger e muito delicado e doce.

     
  • At 2:09 PM, Anonymous Anônimo said…

    Oiiii! Dolei seu blog, de verdade...
    Amo chocolate, gosto de aprender, e fico feliz em saber que aind há pessoas como você, disposta a passar para outras conhecimento. E assim ajudar o próximo...
    Parabénssssssssssss

     
  • At 6:07 PM, Anonymous Anônimo said…

    Olá.... Muito boa sua página! Gostei muito, muito didática! Vou fazer bombons hoje pela primeira vez, foi ótimo que aprendi aqui a fazer a casquinha. Obrigada. Grande abraço!!!

     
  • At 8:12 AM, Anonymous Anônimo said…

    Gostei da pagina, mto interessante. Farei mais visitas.

     
  • At 10:15 AM, Anonymous Anônimo said…

    Gostei muito do seu site, pode-se dizer que ele é doce...

    estou indicando para minha esposa e amigas.

    meus parebens.

     
  • At 3:22 PM, Anonymous Anônimo said…

    ooi
    ;)

     
  • At 3:23 PM, Anonymous Anônimo said…

    Fui convidado paradiser Alo para vc ;), se vc gostar de Amor natural , ...., legal comentar

     
  • At 3:24 PM, Anonymous Anônimo said…

    OIOIIOIIOioOioiioooi

     
  • At 3:24 PM, Anonymous Anônimo said…

    ui LL

     
  • At 3:28 PM, Anonymous Anônimo said…

    Olá. Nao foi dsaeessa vez eu nao fopi isso que eu pedi :(

     
  • At 2:01 PM, Anonymous Anônimo said…

    Olá, querida!!!
    Amei o seu blog!!! Muito bonito, carinhoso e interessante... Fiquei mto aninada, vou comprar o material e fazer para dar para minhas amigas, mas conto com sua ajuda. E se sair certo, vou fazer para o niver do meu pai. Posso fazer e congelar? Qual a melhor marcar?
    Um gde bj e parabénssss!!!!
    Renata - rentafs@yahoo.com.br

     
  • At 3:14 AM, Anonymous Leandro Soares sp said…

    Meu nome é Leandro de sp , omtem mesmo fiz bombons mas não sabia que precisava deixar descansar.rsrs
    Muito obrigado pelas dicas seu blog está maravilhoso!! Parabéns!!

     
  • At 9:17 AM, Blogger Unknown said…

    Amei su blog é realmente uma graça!!!
    vou ser frequentadora assidua
    abraço
    joy

     
  • At 4:27 PM, Anonymous aurilene said…

    muito obrigada pela sua ajuda...eu estva mesmo precisando de umas dicas como as suas e as receitas são divinas...VALEU!!!estarei por aqui sempre...

     
  • At 11:29 AM, Anonymous Josy said…

    Um dos mais organizados e didáticos da internet. Parabéns de verdade. As dicas sao fantásticas. Da pra ver que foi feito com muito amor.

     
  • At 1:08 PM, Anonymous Marlei Moura said…

    Oi, amei seu blog,super organizado e com receitas e dicas ótimas! Estou começando a fazer bombons para vender,mas não tenho esperiência, então estou tendo um pouco de dificuldade, se for possível e você tiver gostaria que me enviasse receita de recheio de frutas para os bombons, como de morango, maracujá, côco, enfim o que você quiser mandar,ok. Bjos
    meu e-mail é: marlei-moura@hotmail.com

     
  • At 11:33 AM, Anonymous Anônimo said…

    Amei esse blog, tudo que eu precisava está nele. Parabéns.

     
  • At 3:34 AM, Anonymous fernanda marques said…

    Blog maravilhoso... Parabéns

     
  • At 10:33 AM, Anonymous Anônimo said…

    olá amei... ótimas dicas estou buscando aprender mais sobre o assunto ... estou pensando em montar meu próprio negocio....parabens pelo blog...Iuliana...
    e se puderem me ajudar não tenho experiencias nenhuma ...meu e-mail para contato iulianacosta@hotmail.com.....obrigada

     
  • At 7:18 PM, Anonymous Anônimo said…

    Gostei muito das dicas e receitas.
    Queria fazer pirulitos de chocolate para lembrancinhas de aniversario da minha filha, mas preciso saber se pode congelar. Muda o sabor? Obrigada e parabens!

     

Postar um comentário

<< Home