>

AMOR NATURAL CULINÁRIA

Este é o lugarzinho do AMOR NATURAL CULINÁRIA, TREINAMENTOS E SERVIÇOS. Aqui vou postar receitas, dicas de culinária nacional e internacional,enologia, etiqueta, economia doméstica e tudo de importante para os amantes da gastronomia, além de literatura, notícias importantes,fotos e desenhos e tudo que possa interessar aos amigos que me visitam ! Sejam bem-vindos !!

"Click here and translate this page to English language"

quarta-feira, março 29, 2006

CURSO CHOCOLATE-CAPITULO 5 CONTINUAÇÃO-RECEITAS OVOS PÁSCOA!


CURSO BÁSICO DE CHOCOLATE - CAPÍTULO 5
CONTINUAÇÃO - RECEITAS OVOS PÁSCOA

Ovo Crocante
Rendimento: 1 ovo 500g
Ingredientes:

500 g de chocolate ao leite;
1 fôrma para ovo de Páscoa de 500 g;
1 xícara de chá de açúcar;
1 colher de sopa de manteiga;
1 xícara de chá de amendoim torrado e moído;
manteiga para untar o mármore.

Modo de Preparo:
Para fazer o crocante:
Leve o açúcar ao fogo até caramelizá-lo. Misture a manteiga e junte o amendoim. Despeje sobre o mámore untado e, depois de frio, passe o rolo para triturar.

Ovo:
Derreta e espere o chocolate esfriar. Acrescente o crocante triturado, misturando-o ao chocolate derretido (você pode também utilizar flocos de arroz, castanha-de-caju, nozes, amendoim, castanha-do-pará, passas). Divida a mistura ao meio e despeje de uma só vez na fôrma e gire-a, para que o chocolate se espalhe por igual. Leve à geladeira por um minuto e torne a girar. Repita esse processo até que o chocolate tenha recoberto todo a fôrma. Apare as rebarbas com uma espátula, para formar as bordas. Coloque a fôrma emborcada sobre papel-alumínio na geladeira, e deixe até que ela fique opaca, indicando que o ovo está pronto para ser desenformado (cerca de 20 minutos).
DICA: Substituindo o crocante de amendoim, voce deverá proceder da mesma forma com crispis de arroz, castanhas ou qualquer outro produto adicionado ao chocolate.
Lembrando:
1. - Quando adicionar outro ingrediente ao chocolate (amendoim, castanhas, crocantes, crispin, etc.) observe sempre a proporção. Ela deverá ser sempre, no máximo, de 1 xícara para 300g de chocolate;
2. As duas cascas (formas) preenchidas com chocolate, do ovo de meio quilo, pesam em média 320g. Complete os 500g com bombons ou lembrancinhas.


Ovo Marmorizado
Ingredientes:

300 g de chocolate branco;
200 g de chocolate ao leite;
1 fôrma para ovo de Páscoa de 500 g.

Modo de Preparo:
Derreta os chocolates separadamente. Coloque simultaneamente pequenas porções dos dois tipos de chocolate na fôrma e em seguida gire-a, para que os chocolates se misturem e formem o efeito marmorizado. Leve a fôrma à geladeira para secar e repita as camadas até terminar todo o chocolate. Faça as bordas retirando os excessos com a ajuda de uma espátula e leve o ovo à geladeira, emborcada sobre papel-alumínio. Quando a fôrma estiver opaca (cerca de 20 minutos depois), o ovo estará pronto para ser desenformado.


Ovo Trufado
Rendimento: 1 ovo de 750 g
Ingredientes: 200 g de cobertura de chocolate ao leite;

1/4 de xícara de chá de creme de leite;
2 colheres de sopa de uísque;
500 g de cobertura de chocolate meio amargo;
2 moldes para ovos de 750 g;
1 folha de papel-chumbo;
suporte para ovo;
folhas de papel de seda;
papel celofane transparente e fita.

Modo de Preparo:
Recheio trufado:
Pique o chocolate ao leite e coloque num refratário junto com o creme de leite. Leve ao banho-maria, mexendo sempre, ou no microondas, na potência média, por cerca de dois minutos, mexendo na metade do tempo. Junte o uísque e misture bem. Cubra com filme plástico e leve à geladeira até ficar com uma consistência pastosa.

Montando o Ovo:
Derreta o chocolate meio-amargo e espere até ele alcançar a temperatura ideal. Faça uma farta camada de chocolate meio amargo nos moldes e leve à geladeira até secar. Utilizando as costas de uma colher pequena, espalhe o recheio por toda a camada de chocolate, deixando um espaço de 1 cm de distância das bordas sem recheio para fixar melhor a última camada de chocolate. Leve à geladeira por mais cinco minutos. Faça mais uma camada de chocolate por cima do recheio, finalizando assim a terceira camada. Leve novamente à geladeira até ficar firme. Raspe o molde com uma espátula, eliminando o excesso de chocolate e formando uma borda mais grossa. Volte à geladeira até que o chocolate fique firme. Vire os moldes, deixando-os emborcados sobre a grade da geladeira até que estejam opacos, indicando que o ovo pode ser desenformado. Utilizando luvas para não marcar o chocolate, desenforme e embale cada metade no papel-chumbo.
Finalize com as folhas de papel de seda, celofane e o laço.


Ovo Recheado
Rendimento: 1 ovo de aprox 750 dependendo da quantidade de recheio utilizado
Ingredientes:

500 g de cobertura de chocolate ao leite;
um doce de sua escolha (brigadeiro, doce de côco, geléia de frutas, etc);
1 fôrma para ovo de Páscoa de 500 g.
Modo de Preparo:

Derreta e molde o chocolate conforme a receita tradicional para ovos de Páscoa. Após ter concluído a primeira camada, leve à geladeira, espere secar e coloque uma camada de doce. Leve à geladeira para que o doce fique firme e, se desejar, repita a operação.
Finalize com uma camada de chocolate. Embale e decore com bom gosto e vai arrasar!!


Ovinhos com Mousse de Maracujá
Ingredientes:

500 g de cobertura de chocolate branco picada;
1 xícara de chá de creme de leite fresco;
1/2 xícara de chá de suco de maracujá concentrado;
350 g de cobertura de chocolate meio amargo picada;
4 moldes para ovinhos de 50 g; 1 pincel 2 folhas de papel-chumbo amarelas; 1 cestinha de palha ou caixa para presentes.
Modo de Preparo:

Para fazer a mousse:
Coloque num refratário o chocolate branco, o creme de leite e o suco de maracujá. Leve ao banho-maria e misture até obter um creme homogêneo. Espere amornar e leve à geladeira por três horas, ou até adquirir consistência firme.

Ovo:
Derreta e faça a temperagem conforme já ensinado. Pincele os moldes de ovos de 50g com o chocolate derretido. Leve à geladeira para secar e repita este processo até terminar todo o chocolate, formando uma casquinha de espessura média (aproximadamente três camadas de chocolate). Leve os moldes à geladeira até que fiquem opacos, indicando que os ovinhos estão secos. Desenforme dando pancadinhas até que os ovos se soltem completamente.
Recheie cada casquinha com uma farta porção de mousse.
Feche os ovos, embrulhe-os em papel chumbo e acomode-os numa cesta ou caixa para presentes.
AddThis Social Bookmark Button