>

AMOR NATURAL CULINÁRIA

Este é o lugarzinho do AMOR NATURAL CULINÁRIA, TREINAMENTOS E SERVIÇOS. Aqui vou postar receitas, dicas de culinária nacional e internacional,enologia, etiqueta, economia doméstica e tudo de importante para os amantes da gastronomia, além de literatura, notícias importantes,fotos e desenhos e tudo que possa interessar aos amigos que me visitam ! Sejam bem-vindos !!

"Click here and translate this page to English language"

quarta-feira, abril 19, 2006

OUTONO - ÉPOCA DE RENOVAR, ADUBAR...


Outono: época de renovação

But I miss you most of all
My darling
When autumn leaves
Start to fall

O amante desencantado, saudoso da ex-namorada, assistindo o cair de folhas secas na janela. Cenário de uma das melodias mais tristes do cancioneiro norte-americano, o outono é uma época que simboliza o final de um ciclo e o início de muito trabalho.
A canção Autumn leaves, nas palavras de Johnny Mercer, um dos mais competentes e conhecidos letristas do jazz americano, é um retrato perfeito da reflexão que acompanha a queda dos frutos.
O ano da natureza, ao contrário do calendário humano, é dividido apenas em quatro partes. Se o verão é a época de buscar novos amores e colher os frutos das últimas estações, no outono, a natureza se encarrega de renovar o jardim, de se livrar daquilo que não deu certo, de planejar a próxima temporada e limpar o terreno para novas vidas.
Resumindo, o outono é sinônimo de trabalho para quem cuida do jardim.
Se o jardineiro aproveitar bem os momentos de paz enquanto varre os restos de outono, terá momentos preciosos de auto-análise.
É o momento ideal para recuperar plantas cansadas dos excessos de verão, fazer podas e preparar o solo onde serão plantadas as novas sementes e mudas que irão florescer na primavera. Em primeiro lugar, é necessário revolver a terra do jardim, arrancando plantas mortas e ervas daninhas.
Em seguida, faça uma boa adubação.
Só depois de preparar o terreno, será a hora de escolher o que será cultivado nas próximas estações.
Sugestões não faltam: copo-de-leite, ervilha-de-cheiro, esporinhas, onze-horas, primaveras ou margaridas.
No Brasil, em razão do clima predominantemente tropical, as estações não são bem definidas e o outono se mistura as outras estações.
A boa notícia é observar as florações de plantas como a camélia, a bela-emília, o gerânio, o antúrio, as dálias e muitas outras que escolhem esta época de poucas chuvas e dias frescos para desabrochar.

Além de relembrar antigos romances, sugestivamente, o outono também é época de cultivar amor-perfeito. Não esqueça de adubar bem o terreno – se é que ainda estamos falando de jardinagem.

AddThis Social Bookmark Button