>

AMOR NATURAL CULINÁRIA

Este é o lugarzinho do AMOR NATURAL CULINÁRIA, TREINAMENTOS E SERVIÇOS. Aqui vou postar receitas, dicas de culinária nacional e internacional,enologia, etiqueta, economia doméstica e tudo de importante para os amantes da gastronomia, além de literatura, notícias importantes,fotos e desenhos e tudo que possa interessar aos amigos que me visitam ! Sejam bem-vindos !!

"Click here and translate this page to English language"

terça-feira, abril 18, 2006

19 DE ABRIL - DIA ÍNDIO! VAMOS REFLETIR SOBRE ELES!!


Dia 19 de abril é comemorado o Dia do Índio.

Isso, bastante gente já sabe, certo?
Mas o que é pouco divulgado nas escolas e nos meios de comunicação de nosso país é a quantidade de índios dizimados (mortos por doenças do homem branco ou suas armas) quando o Brasil foi descoberto pelos portugueses no ano de 1500. Viviam aproximadamente 5 milhões de índios por aqui, na época do descobrimento.
Hoje, são apenas cerca de 330 mil índios vivos, divididos em 220 grupos étnicos, falando mais de 180 dialetos diferentes.

Por quê dia 19 de abril?
A data é comemorada pois, no dia 19 de abril de 1940, aconteceu o I Congresso Indígena da América Latina, no México, onde foi instituído o dia do Índio em todo o continente americano (Américas do Sul, Norte e Central). A intenção foi criar um dia para que a cultura indígena fosse divulgada em toda a América e também para que os governos criassem normas em relação a qualidade de vida dos povos indígenas, que ainda sofriam com a discriminação do homem branco.
Só em 1943 foi quando o dia do Índio se oficializou no Brasil - por lei assinada pelo presidente da época, Getúlio Vargas.

Todo dia é dia de índio!
O mais importante, porém, é sempre lembrarmos que os índios já estavam aqui antes mesmo dos nossos ancestrais europeus chegarem e que, muito provavelmente, estariam vivendo sua cultura plenamente sem a interferência daqueles que se julgavam superiores a eles na época do descobrimento.
Temos que enxergar os índios como "os primeiros habitantes do Brasil" mas também respeitá-los como seres humanos que são.
O ideal seria que o dia do índio fosse todo dia e não apenas uma vez por ano, e desta forma, respeitando-os, seria possivel não assistir a revolta deles , como o Brasil vem assistindo em ocasiões de conflito com o homem branco.
Pense nisso...




Conferência Nacional
Indígenas querem fortalecimento da Funai em vez da criação de novos órgãos

Os participantes da 1ª Conferência Nacional dos Povos Indígenas decidiram neste domingo (16/04) pelo fortalecimento da Fundação Nacional do Índio (Funai), no lugar da criação de um ministério ou secretaria. A proposta foi aprovada pela plenária da conferência e será incluída no documento final do evento a ser encaminhado ao governo federal. De acordo com a proposta aprovada, a Funai precisa ter uma administração participativa, com representação das comunidades indígenas, de ministérios e de entidades que atuam nessa área. Os indígenas propõem também maior participação das diversas etnias na estrutura da Funai, ampliação do quadro de funcionários e de recursos.



DECLARAÇÃO INDÍGENA DE BERTIOGA
Fotos da III Festa Nacional do Índio - Bertioga/SP
Hoje é o Dia do Índio.
Hoje os povos indígenas estão descobrindo que a luta do índio pela demarcação das terras, pelo respeito a cultura, pelo respeito ao grande Criador, sempre foi uma forma de vida que foi ensinada pelas mulheres, pelos homens e pelos velhos nas nossas aldeias.
Mas hoje queremos fazer um Dia do Índio diferente.
Não queremos no dia de hoje falar do Governo, porque o Governo não fala de nós. Não queremos criticar o Governo porque mais importante neste dia, é olhar para cada um de vocês e descobrir que juntos estamos construindo uma nova história do Brasil.
Por isso, quando cantamos nossas canções, quando dançamos nossas danças, muitas pessoas não entendem. Muitas pessoas pensam que isso significa apenas uma demonstração. Mas quando fazemos isso com nossos velhos, mulheres e crianças, estamos fazendo em homenagem aos peixes, a tartaruga, a arara, a anta, ao milho, a mandioca, a terra e a vida.
Muitas pessoas perguntam por que estamos chegando em Bertioga.
Muitas pessoas ficam mais preocupadas em saber quem está pagando a conta. Quem está fazendo tudo isso?
Muitos homens brancos não conseguem viver felizes, porque não constróem coisas boas e preferem apenas viver das críticas e destruir aquilo que parece bom.
Nós os povos indígenas sabemos o que estamos fazendo. Estamos construindo junto com os patrocinadores e o apoio da Prefeitura de Bertioga, uma nova consciência do Brasil. Queremos comemorar o Dia do Índio, mas junto com outros brasileiros. Como vocês que estão aqui. Como aqueles que estão fazendo as fotos, fazendo as gravações e que vão usar tudo isso para falar na linguagem do branco, nossa verdadeira história.
Não queremos comemorar o Dia do Índio para fazer politicagem, mas fazer com que no futuro o Brasil descubra que muitos políticos e governantes malandros, foram eleitos pelo próprio povo, por isso não podem reclamar, mas melhorar sua consciência na hora de votar e de eleger os dirigentes do município, do estado e do país.
O Dia do Índio representa para nós a alegria de viver e viver bem. O Dia do Índio significa o respeito às crianças. O Dia do Índio significa o respeito aos mais velhos. O Dia do Índio significa o respeito as águas, o respeito aos animais, aos peixes e aos pássaros. O Dia do Índio significa o respeito à terra, viver com a terra e o meio ambiente. O Dia do Índio significa que morreram mais de mil povos. O Dia do Índio significa que depois dos portugueses, os africanos, vieram os árabes, os judeus, os asiáticos e todos que descobriram porque nós os índios, amamos o Brasil, porque aqui existe uma força que vem da terra e das matas, que vem com o vento: a força do Grande Espírito. A força que podemos ver quando os velhos perdem a força, mas são respeitados. A força que vem das crianças, que não tem ainda a força, mas são respeitados. Um mundo indígena que a tecnologia, a modernidade nunca quis praticar, e que por isso mesmo, está construindo uma civilização que não pode dar certo.
Hoje, fizemos uma nova descoberta junto com o Prefeito aqui em Bertioga. Descobrimos que podemos contar nossa verdadeira história: a história da Confederação dos Tamoios. A história de Cunhambebe, uma história que muitas vezes ficou engavetada. O homem branco pensa que quando engavetam documentos, podem engavetar nossa inteligência e nossa consciência. Mas no Dia do Índio deste ano, estamos mostrando que ninguém pode vencer um povo que tem consciência do seu passado e do que quer no futuro, e o que queremos é apenas: respeito. Respeito do Governo Federal. Respeito do Governo Estadual. Respeito do Governo Municipal e respeito da sociedade para nossas diferenças, porque ninguém nasce igual, mas o mais importante é conviver com nossas origens diferentes de língua, de costume e de viver.
Nossa mensagem como povos indígenas é que todos nós que estamos aqui, negros, brancos e índios da mesma forma que no passado fez Cunhambebe, estamos demonstrando para Bush e Saddan Hussein, que nenhum povo conseguirá a paz com a guerra.
O Dia do Índio a partir de hoje, é o Dia da Consciência Indígena, e isso não depende apenas dos povos indígenas, mas de todos aqueles que querem construir um Brasil melhor, e quando falamos isso, significa que o Governo Federal não pode fugir da sua responsabilidade de demarcar as nossas terras e de fazer uma política de ação para o respeito a nossa cultura e aos nossos valores. O respeito ao nosso direito sobre a biodiversidade e aos nossos valores econômicos, onde ser rico não significa ter dinheiro no banco, mas ter paz, ter comida, e ter onde viver e até onde morrer.
Feliz Dia do Índio e até o próximo ano.
Bertioga, 19 de abril de 2003.
Marcos Terena

Fonte: site da Funai - Fundação Nacional do Índio
AddThis Social Bookmark Button

1 Comments:

  • At 4:17 AM, Blogger Saramar said…

    Virgínia, que lição maravilhosa nessa mensagem do Marcos Terena!
    Uma lição de respeito, de amor, de aceitação das diferenças entre os seres humanos e de respeito aos ancestrais.
    Fiquei encantada.
    Obrigada, querida.

    Beijos

     

Postar um comentário

<< Home