>

AMOR NATURAL CULINÁRIA

Este é o lugarzinho do AMOR NATURAL CULINÁRIA, TREINAMENTOS E SERVIÇOS. Aqui vou postar receitas, dicas de culinária nacional e internacional,enologia, etiqueta, economia doméstica e tudo de importante para os amantes da gastronomia, além de literatura, notícias importantes,fotos e desenhos e tudo que possa interessar aos amigos que me visitam ! Sejam bem-vindos !!

"Click here and translate this page to English language"

terça-feira, abril 18, 2006

DIA 18/ABRIL - DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL!!

Já que a leitura é um hábito que deve ser adquirido na infância, 18 de abril pode ser considerado uma data importantíssima para nossa literatura: é o Dia Nacional do Livro Infantil.
O Brasil precisa estimular as crianças e adolescentes a praticar mais a leitura, somente assim as gerações futuras tornar-se-ão mais cultas e politizadas, fortalecendo o país em todas as suas atividades e profissões!



A data é uma homenagem ao escritor MONTEIRO LOBATO, um dos mais importantes escritores que se dedicaram à literatura infantil, e comemora-se neste dia o seu nascimento, há 124 anos atrás.
Segue uma biografia resumida do escritor:

Nascido em 18 de abril de 1882 em Taubaté/SP, José Renato Monteiro Lobato mudou em 1893 seu nome para José Bento Monteiro Lobato.
Em São Paulo, iniciou em 1900 os estudos de Direito, logo após as morte dos pais. Em 1902, com Godofredo Rangel e outros amigos, criou o grupo Cenáculo. Lobato foi em 1907 nomeado promotor em Areias/SP e no ano seguinte casou-se com Maria Pureza de Castro, a Purezinha.
Em 1914 publicou os artigos Uma Velha Praga e Urupês no jornal O Estado de Sâo Paulo.
Seu primeiro livro, O Saci-Pererê - Resultado de um Inquérito, surgiu em 1917, três anos antes da fundação de sua editora e da publicação da primeira obra infantil, A Menina do Narizinho Arrebitado.
Falida a editora paulista, criou em 1925 no Rio de Janeiro a Companhia Editora Nacional. Dois anos depois, mudou-se para Nova Iorque, como adido comercial do Consulado do Brasil naquela cidade. Perdeu quase tudo na quebra da Bolsa de Nova Iorque em 1929 e voltou ao Brasil, onde continuou a publicar sua série de livros do Pica-pau Amarelo e a defender a nacionalização da pesquisa de petróleo, razão pela qual foi preso em 1941. Em 1948 se tornou sócio da Editora Brasiliense. Faleceu em 4 de julho de 1948 em São Paulo, vítima de
um derrame.



Links interessantes:
Monteiro Lobato - Vida e Obra
http://www.lobato.com.br/

Home Page sobre Monteiro Lobato
http://www.geocities.com/Paris/Rue/9155/index.html


AddThis Social Bookmark Button