>

AMOR NATURAL CULINÁRIA

Este é o lugarzinho do AMOR NATURAL CULINÁRIA, TREINAMENTOS E SERVIÇOS. Aqui vou postar receitas, dicas de culinária nacional e internacional,enologia, etiqueta, economia doméstica e tudo de importante para os amantes da gastronomia, além de literatura, notícias importantes,fotos e desenhos e tudo que possa interessar aos amigos que me visitam ! Sejam bem-vindos !!

"Click here and translate this page to English language"

quarta-feira, agosto 24, 2005

VINHOS ( 4 ) - A HORA CERTA DE SERVIR O VINHO


Oi gente, a quarta parte da série vai ser muito útil na sua próxima recepção, para que saiba como manipular o vinho de forma certa !! Copie e aproveite se for útil!! Um abração !!

NA HORA DE SERVIR – Importante para leigos

Mesmo se o vinho for o mais simples beber na temperatura correta faz toda a diferença. Se for quente demais, ele ficará forte, pesado e com a acidez acentuada. Se estiver muito gelado, a boca fica dormente e não será possível apreciar os sabores delicados da comida.

O vinho tinto deve ser servido entre 16°C e 18°C, ou seja, coloque-o na porta da geladeira por dez minutos antes de servir.

Os vinhos verdes, assim chamados por serem não maduros, devem ser consumidos logo e bem gelados (entre 6°C e 8°C.

O rose é outro vinho para ser bebido ainda jovem e em temperaturas mais frias (cerca de 10°C).
Para os vinhos brancos a variação fica entre 8 e 11°C.

O espumante deve estar a 12°C (duas horas na geladeira ou 30 minutos no balde de gelo).
Quanto mais seca e encorpada for a bebida, mais alta a temperatura. O ideal é deixar a garrafa num balde com gelo e evitar coloca-la no congelador.

Nunca coloque o vinho no freezer, pois o choque térmico pode prejudicar a qualidade. Outra dica é deixar o vinho respirar antes de servi-lo, assim os aromas poderão ser melhor reconhecidos. No caso dos mais maduros, a garrafa deve ser aberta duas horas antes de servir.

Não misture vinhos de diversos tipos numa mesma refeição, e não deixe a garrafa destampada.
AddThis Social Bookmark Button