>

AMOR NATURAL CULINÁRIA

Este é o lugarzinho do AMOR NATURAL CULINÁRIA, TREINAMENTOS E SERVIÇOS. Aqui vou postar receitas, dicas de culinária nacional e internacional,enologia, etiqueta, economia doméstica e tudo de importante para os amantes da gastronomia, além de literatura, notícias importantes,fotos e desenhos e tudo que possa interessar aos amigos que me visitam ! Sejam bem-vindos !!

"Click here and translate this page to English language"

quarta-feira, agosto 24, 2005

VINHOS ( 3 ) - AS TAÇAS ADEQUADAS PARA CADA TIPO DE VINHO


Aí vão mais informações sobre vinho, comente, vou ficar feliz em receber seus comentários a respeito do assunto !!

Taças
Pode parecer exagero, mas a escolha da taça faz toda a diferença. Se ela for muito aberta, por exemplo, vai dificultar na hora de identificar os aromas de um tinto ou ainda perder toda a efervescência de um espumante. Hoje, elas são feitas em três materiais: vidro, cristal e cristal com chumbo. Essa última é melhor porque, delicada como a de cristal puro, não quebra com tanta facilidade. Cada vinho pede um tipo de taça especial, pois é aí que o ritual se inicia e os aromas se soltam.

Espumante: Toma-se na taça flûte, que é comprida e mantém a efervescência por mais tempo. É aberta em baixo para poder desprender os aromas.

Branco: São dois tipos diferentes. A básica é para vinhos mais frutados, e a de Borgonha, mais aberta e gordinha na parte de baixo, ideal para os mais potentes e amadeirados.

Tinto: Também pede modelos diferentes: a Borgonha, mais aberta, assim como a dos brancos, e a de Bordeaux, que é bojuda, grande mesmo, usada para vinhos envelhecidos com madeira, que precisam respirar dentro da taça.

Quem não quiser comprar tantos copos diferentes pode optar apenas pela taça de degustação. Ela é mais baixa, feita para trabalhar uma menor quantidade da bebida, mas funciona como uma espécie de curinga : serve para todos os tipos de vinho.

Na foto acima, pode-se identificar alguns tipos das taças aqui citadas.
Legenda:(vide numeração na foto)
1. Básica para vinhos brancos frutados
2. Borgonha para os mais potentes e amadeirados
3. Borgonha para vinhos tintos
4. Bordeaux para vinhos envelhecidos com madeira
5. Taça Flûte para espumantes

Taças e quantidades de vinho

Existem diversas taças, adequadas para os mais variados tipos de vinhos. Mas você precisa, basicamente, de apenas quatro: para os tintos, brancos, espumantes e fortificados (como o do Porto). Confira algumas delas:

Taça porto: Ideal para o vinho do Porto, que é extremamente alcoólico (20%) e possui muitos aromas. A taça é pequena, com bojo pequeno em relação à altura.

Borgonha - tinto: O bojo é mais largo e a altura é baixa. Há maior espaço para a respiração vinho. Serve para vinhos mais ácidos e que pedem maior oxigenação.

Bordeaux - tinto: A taça é mais alta e o bojo é pequeno. Serve para vinhos mais suaves e propicia a volatização dos aromas.

Chardonnay - branco:O bojo é maior e a altura é baixa devido ao alto grau de acidez da uva, que precisa oxigenar e volatizar aromas.

Sauvignon Blanc - branco: O bojo é menor e a altura é maior para proporcionar menor contato com o ar. A uva é delicada, com grandes aromas

Atenção: Se você não tiver copos de cristal, você pode servir em copo de vidro comum. O vinho não vai deixar de perder a importância se ele for de boa qualidade.
Vinho ruim é imperdoável e inesquecível, uma vez que a dor de cabeça pode quase se perpetuar.

Veja quais são as quantidades que você deve servir por pessoa.
 1 taça de vinho ou espumante no aperitivo
 1/2 garrafa durante a refeição
 1 taça de vinho com os queijos
 1 taça depois do jantar
AddThis Social Bookmark Button

5 Comments:

  • At 5:38 AM, OpenID Chapeco said…

    Adorei o post. Muito bacana.

     
  • At 5:38 AM, Anonymous Anônimo said…

    Parabéns!!! Adorei a matéria, era o que realmente procurava!!!

     
  • At 8:25 AM, Anonymous Eliane Torquato said…

    OI Virginia , meu nome é Eliane sou de BH-MG. Parabens pela materia, muito informativa. Eu estou começando a estura tudo sobre vinhos e espumantes , pois estou fazendo Kits para eventos e gostaria de saber se vc conhece aqui em BH alguma escola de curso para vinhos e degustação? No mais, uma grande abraço.

     
  • At 8:27 AM, Anonymous Eliane said…

    Meu e-mail para contato:eliane.torquato@bol.com.br

     
  • At 3:57 PM, Blogger mirian said…

    AdOreiiiii mt bom á materia...

     

Postar um comentário

<< Home