>

AMOR NATURAL CULINÁRIA

Este é o lugarzinho do AMOR NATURAL CULINÁRIA, TREINAMENTOS E SERVIÇOS. Aqui vou postar receitas, dicas de culinária nacional e internacional,enologia, etiqueta, economia doméstica e tudo de importante para os amantes da gastronomia, além de literatura, notícias importantes,fotos e desenhos e tudo que possa interessar aos amigos que me visitam ! Sejam bem-vindos !!

"Click here and translate this page to English language"

quarta-feira, agosto 31, 2005

PERFEIÇÃO À MESA (1) - COMO RECEBER BEM SEUS AMIGOS!!!


Para as amigas e amigos que moram sozinhos, casaram-se recentemente, e querem receber amigos em casa, e receber com harmonia, com uma mesa bonita, vamos hoje abordar desde a louça adequada para o jantar, arrumação da mesa, taças, etc. que farão o sucesso da sua recepção. Mãos à obra e sucesso !!

PERFEIÇÃO À MESA ( 1 )
Da escolha das taças e talheres, à disposição dos pratos, a arte de receber bem é feita de detalhes e pequenas regras. Conheça alguma delas...

Veja a foto acima, que ilustra nosso texto...
Tudo no devido lugar: Coloque os talheres, de fora para dentro, conforme a ordem em que serão usados. Na foto, os primeiros talheres são os de peixe, indicando que este será o primeiro prato servido.
Na seqüência, os talheres para os pratos seguintes, se houver, até um máximo de três garfos e três facas. Estas ficam à direita, com o fio para dentro, e os garfos, à esquerda do prato. Acima fica o garfo de sobremesa, com o cabo para a esquerda, abaixo da colher, virada na direção oposta.
O pratinho de pão fica acima e à esquerda do prato. Coloque o guardanapo ao lado dos garfos.
Taças ficam em ordem crescente da direita para a esquerda: para vinho branco, vinho tinto e, por último, a maior, para água.

Resumindo, a arrumação de todos os itens, numa mesa, é a seguinte:
v Prato raso: Deve ficar bem no centro do lugar destinado a cada pessoa, afastado três dedos da borda da mesa.
v Prato fundo ou taça de consome: Sempre colocado sobre o prato raso.
v O garfo: Sempre à esquerda do prato.
v A faca: Do lado direito do prato, coma lâmina virada para a direção do prato. A faca deve estar sempre à mesa, mesmo que os pratos não a requeiram.
v A colher: É colocada do lado direito, depois da faca, porque se trata do primeiro talher a ser usado.
v Guardanapo: Fica do lado esquerdo ou dentro do prato. Ao iniciar-se a refeição, deve ser colocado no colo, dobrado no meio. Ao fim do jantar, deixe-o do lado direito do prato, displicentemente, sem dobra-lo.
v Copo para água: Em frente ao prato, no centro. E, já deve estar com água, sem chegar à borda.
v Copos para vinhos: À direita do copo de água. Na seqüência da esquerda para a direita, água, vinho tinto e vinho branco. Se houver champanhe, é melhor com a sobremesa mas se ele for o vinho principal da refeição (a flûte/flauta ou taça) deve substituir os de vinho tinto e branco.
v Prato de sobremesa: Ao centro.
v Talheres de sobremesa: Devem ser colocados horizontalmente, entre o prato e os copos, com o cabo da colher voltado para a direita e o do garfo para a esquerda, de cima para baixo.
AddThis Social Bookmark Button