>

AMOR NATURAL CULINÁRIA

Este é o lugarzinho do AMOR NATURAL CULINÁRIA, TREINAMENTOS E SERVIÇOS. Aqui vou postar receitas, dicas de culinária nacional e internacional,enologia, etiqueta, economia doméstica e tudo de importante para os amantes da gastronomia, além de literatura, notícias importantes,fotos e desenhos e tudo que possa interessar aos amigos que me visitam ! Sejam bem-vindos !!

"Click here and translate this page to English language"

quarta-feira, agosto 31, 2005

`PERFEIÇÃO À MESA ( 2 ) - AGORA É A VEZ DOS TALHERES !!



Bem amigos, vamos agora ao segundo capítulo desta série que aborda etiqueta e como receber seus amigos, mas serve também para pôr em pratica quando for convidado também !!
Se já sabe todos os itens, ótimo, se não sabe, ótimo também, porque vai aprender agora!! Abrações!!

TALHERES
Composição básica do faqueiro:
Facas e garfos grandes para pratos principais e facas e garfos médios para entradas e saladas
Talheres de peixe
Garfos para aperitivos
Colheres de sopa
Colheres médias para consommé. Colheres médias para sobremesa
Colheres para chá, café, sorvete e cafèzinho
Garfo e faca para frutas
Acessórios: colher de arroz, conchas, talher para servir saladas, trinchantes, pinças, espátulas, etc..


USO DOS TALHERES
O uso adequado dos talheres é fundamental nas regras da boa educação. Deve-se maneja-los com acerto, naturalidade e elegância, seguindo os conselhos abaixo:

1. A colher de sopa deve ser usada ligeiramente inclinada dentro do prato, sempre trazida de dentro para fora do líquido, que é retirado aos pouquinhos. Levar a colher à boca com delicadeza, pela frente, nunca pelos lados. Não soprar a sopa nem fazer ruídos ao engoli-la. Ao terminar a sopa, colocar a colher dentro do prato, com a parte côncava para cima.
2. Para cortar os alimentos, não segurar os talheres como lápis: colocar a faca na mão direita e o garfo na esquerda, os cabos na palma da mão, lâmina e dentes voltados para baixo e maneja-los com o polegar, o indicador e o dedo médio. Não cortar a comida em pedacinhos antes de comê-la, mas sim à medida em que se come.
3. Se desejar fazer uma pausa (sinal de boa educação), colocar a faca e o garfo em V sobre o prato.
4. Se estiver usando garfo e faca e for pegar o copo ou a taça, por exemplo, descansar a faca na borda superior do prato, com a lâmina para dentro. O garfo, então, deve passar para a mão direita, com os dentes para cima. Nunca descansar os talheres sobre a toalha de mesa.
5. Para mostrar que a refeição terminou, colocar os talheres lado a lado, dentro do prato, com os cabos voltados para fora da mesa. Não cruzar os talheres, nem deixa-los desarrumados no prato.
6. Observar bem o uso de talheres de carne e peixe. Devem ser usados sempre de fora para dentro, na seguinte ordem: de sopa, se houver, talheres de peixe ou salada e, por último, os talheres maiores, de carne.
7. Quando cortar os alimentos, manter os cotovelos junto ao corpo.
AddThis Social Bookmark Button