>

AMOR NATURAL CULINÁRIA

Este é o lugarzinho do AMOR NATURAL CULINÁRIA, TREINAMENTOS E SERVIÇOS. Aqui vou postar receitas, dicas de culinária nacional e internacional,enologia, etiqueta, economia doméstica e tudo de importante para os amantes da gastronomia, além de literatura, notícias importantes,fotos e desenhos e tudo que possa interessar aos amigos que me visitam ! Sejam bem-vindos !!

"Click here and translate this page to English language"

quarta-feira, agosto 31, 2005

PERFEIÇÃO À MESA ( 3 ) - COPOS, CÁLICES E TAÇAS - LINDO !!


PERFEIÇÃO À MESA ( 3 )

Vamos agora falar de Copos, cálices e taças, para que os meus amigos recebam com classe e beleza, e montem uma mesa inesquecível...
Sucesso e alegrias com seus amigos e familiares !!!

Copos, Cálices e Taças
Estes objetos apresentam-se numa grande variedade de formas e tamanhos, de acordo com as características das bebidas e quantidades que devem conter. A funcionalidade define: copos com pés altos tem menor estabilidade e precisam de apoio de uma mesa: e quanto maior for a haste de uma taça, mais sofisticada ela será. Portanto é adequada para ocasiões formais.
Os copos sem pé são mais fáceis de manusear, por serem mais estáveis. Isso os torna apropriados para ocasiões informais. A espessura e transparência dos copos também é fator importante para realçar a cor e a textura de bebidas e alimentos, contribuindo para compor a decoração da mesa. E quanto mais finas forem as bordas, mais agradável será beber neles.
Podem ser divididos em três grupos: os altos e sem pé, usados para cerveja, água, sucos de frutas, leite e drinks longos. As taças de pés médio e alto, usadas para todos os tipos de vinho, champagne e coquetéis. E os cálices, que servem bebidas como licores, vinho do Porto e conhaque.
Outra característica dos copos e dada pelo material de fabricação: os mais nobres são os de cristal , que são conhecidos pelo seu brilho, transparência e ressonância, indicados para ocasiões formais. Para uso diário, o ideal são os de vidro, por serem mais resistentes.
Um jogo de cristal simples, adapta-se facilmente a qualquer tipo de serviço, seja moderno ou antigo, funcional ou clássico.
Os copos mais trabalhados não ficam bem com pratos e talheres de linhas modernas. É preciso ter cuidado ao combiná-los também com a toalha de mesa, pois constituem um elemento de menos peso em relação a ela.
Uma consideração importante na escolha é a reposição no caso de quebra.

Copos de uso especial
v Conhaque: cálices em forma de balão, cuja boca é menor do que o fundo para manter o sabor e o buquê. Já na hora do café, taças de haste bem curta e boca estreita, para aquecer a bebida nas mãos
v Espumantes: taças de formato triangular ou flûte, em função do gás que desprendem.
v Cerveja: tipo taças grandes, que além de cristal, podem ser de metal, porcelana, cerâmica, etc.
v Copos para “long drinks”: copos cilíndricos e de altura maior que os comuns. Servem para bebidas misturadas com soda ou refrigerantes. Existem também os copos para refrigerantes que são um pouco menores que os anteriores.
v Copos para coquetel: os menores – podem ser usados para martinis
v Champanhe: Taças comuns ou (melhor) flûtes. As taças de champanhe se prestam muito bem para servir sobremesas cremosas e geladas, assim como para salada de frutas, se for necessário.
v Água: os copos de água são comuns, sem maiores requintes, podendo ou não ter hastes (nesse caso, devem ser grandes, o copo e as hastes)
v Aperitivos: Devem-se usar cálices pequenos, sem pé
v Whisky: Copos comuns, mais altos para long-drinks ou menores (para servir com gelo, on the rocks).
v Vinho tinto: O ideal é o copo apropriado, com haste de tamanho médio.
v Vinho Branco: o mesmo tipo, em tamanho menor.
v Licores:Cálices bem pequenos
v Ponche: Canecas bojudas e baixas

NOTA: É indispensável que os cristais, antes de serem usados, passem por uma verificação para ver se estão realmente brilhando. É aconselhável, lava-los e enxuga-los, de preferência com um pano de linho, que não largue fiapos. Para maior brilho e transparência, passar um pano embebido em álcool. Mais que limpos, eles devem estar límpidos.

Futuramente deveremos abordar outros elementos que compõem a decoração da mesa, toalhas, arranjos florais, etc. Até breve !!
AddThis Social Bookmark Button

2 Comments:

  • At 6:19 PM, Anonymous Anônimo said…

    Adorei o blogg
    as receitas otimass.
    espero mais erceitas viu..
    já esta nos meus favoritos
    bejinhus

    juliana constancio
    jcbrida@hotmail.com

     
  • At 9:35 AM, Anonymous Anônimo said…

    Amei ! É tanto amor que dói.obrigada pelo carinho na elaboração total. O blog é mil. boa tarde

     

Postar um comentário

<< Home